Taito Space Invaders Arcade Restoration (Índice)

Space Invaders é um game superclássico: o arcade, lançado em 1978 e considerado o primeiro fixed shooter, faturou, até 1982, o equivalente a US$ 13 bi, tendo ocasionado falta de moedas (ienes) no Japão. É tido, ainda, como o jogo que inaugurou a Era de Ouro dos Videogames, entre o fim dos anos 70 e a primeira metade da década de 80.

Por se situar no momento de transição que antecede a Era de Ouro, Space Invaders é compreendido no meio do colecionismo como um jogo tardio da Era de Bronze, justamente esse período que foi até o fim dos anos 70. Os arcades da Bronze Age têm como principal característica um monitor em preto e branco, entre outros detalhes típicos daquela época.

Space Invaders Japonês da Taito - Poster - AntonioBorba.com

Acompanhe neste post uma documentação detalhada do processo de restauração de um video arcade Space Invaders original japonês, fabricado pela Taito.

Mais detalhes podem ser conferidos no meu post “Quais os 15 arcades que você escolheria para montar um game room?”.

O processo de restauração foi dividido em um post introdutório sobre técnicas de restauro e mais 10 posts nos quais é possível acompanhar todas as etapas de uma restauração de “porte médio”.

Para as alterações na máquina eu contei com a ajuda, principalmente em algumas partes eletrônicas, do Vanderlei Priori, da Supertilt. Vanderlei é um técnico de arcades experiente sobretudo em pinballs, mas que junto comigo desenvolveu técnicas de reparo em video arcades e forneceu uma contribuição valiosa no processo.

Desejo uma boa leitura e seus comentários são bem-vindos!

2 Respostas para Taito Space Invaders Arcade Restoration (Índice)

  1. Pingback: Space Invaders #10: Instalando uma Fonte de Alimentação Moderna - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *