Categorias: Arcades

Space Invaders #9: Em Busca da Placa Original da Taito


Este é o penúltimo post da série de dez em que conto sobre o processo de restauração do Space Invaders japonês, da Taito. Aqui retomo o tema do primeiro texto, em que discorri sobre a adaptação da placa-mãe. Os outros artigos da série são: conserto do monitor, instalação do kit Multigame e High Score Saveajustes na iluminaçãorestauração do acrílicoreconstrução do monitorrestauração do overlay e da moldura e fixando o overlay e ajustando a imagem.

Space Invaders, apesar de funcionar perfeitamente com a placa Midway adaptada, pode ter maior valor de coleção com uma placa original da Taito, que, conforme relatado nos posts anteriores, é quase impossível de se conseguir – e eu já havia passado alguns anos atrás de uma, sem sucesso.

Mas eis que, em contato com um operador de arcades, consegui adquirir uma placa original japonesa, na verdade um boardset, que é como chamamos o conjunto de placas (neste caso, são três placas, em formato de sanduíche):

Arcade Space Invaders Japonês - Placa Original da Taito - AntonioBorba.com

A placa fez uma pequena viagem até o Brasil, realizei uma inspeção visual e resolvi testar.

Arcade Space Invaders Japonês - Placa Original da Taito - AntonioBorba.com

Quando cheguei ao conector principal, “não deu match”:

Arcade Space Invaders Japonês - Placa Original da Taito - AntonioBorba.com

Em conclusão, esta placa possivelmente não é do Space Invaders nem da versão Deluxe. Há a possibilidade de ser uma placa de outras versões do jogo (há pelo menos 7 variações catalogadas de arcades originais Space Invaders).

Resolvi encerrar as tentativas de restaurar a placa original, dada a dificuldade de conseguir uma. Desta maneira, me direcionei ao passo final, a adaptação de uma fonte moderna.

Conheça passo a passo a restauração do Space Invaders japonês, da Taito, através do índice dos capítulos.

comentar/ver comentáros

Outros Posts:

31/05/2015

VENDIDOS: Dois Ataris CCE, com Jogos e Controles

UPDATE: estes itens foram vendidos. Confira outros lotes de videogames à venda ou entre em contato em caso de interesse. Versões nacionais de Atari 2600 fabricados pela empresa CCE, estes consoles representam uma ótima relação custo/benefício. Apesar de não serem tão sofisticados quant ...

Saiba Mais

22/02/2015

VENDIDO: Atari 7800 com 10 Jogos

UPDATE: estes itens foram vendidos. Confira outros lotes de videogames à venda ou entre em contato em caso de interesse. Totalmente compatível com o Atari 2600, o 7800 foi um modelo posterior lançado pela Atari para concorrer com o Nintendinho/NES. Você pode conhecer mais a respeito visi ...

Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*