Categorias: Arcades

Space Invaders #10: Instalando uma Fonte de Alimentação Moderna


Chegamos ao final! Este é o último post da série de dez em que conto sobre o processo de restauração do Space Invaders japonês, da Taito. Os conteúdos anteriores são: adaptação da placa-mãeconserto do monitor, instalação do kit Multigame e High Score Saveajustes na iluminaçãorestauração do acrílicoreconstrução do monitorrestauração do overlay e da moldurafixando o overlay e ajustando a imagem e busca final pela placa-mãe da Taito.

Ao concluir toda a restauração e ter a máquina em perfeito estado de funcionamento, resolvi fazer a adaptação da fonte de alimentação, trocando a operação da antiga fonte original, chamada de brick (tijolo), por uma fonte chaveada moderna, conhecida também como switching power supply, da marca Happ, a mais comumente utilizada nessa substituição.

Não há consenso sobre esta troca, já que muitos colecionadores sustentam que as fontes antigas, que operam em conjunto com uma placa de força, possuem um funcionamento bastante satisfatório. Muitas vezes elas são substituídas somente em caso de danos.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Placa de Força Original - AntonioBorba.com

Entretanto, eu não queria correr riscos em uma máquina tão antiga, com uma condição delicada de placas e monitores. Desta forma, optei por instalar uma fonte moderna da Happ para garantir maior estabilidade e proteção à vida útil do arcade pelos anos seguintes.

O que me motivou a proceder com este upgrade foi que, além da fonte americana, eu consegui adquirir uma placa adaptadora específica para este modelo de arcade Taito:

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Adaptador para Fontes Modernas - AntonioBorba.com

Isso garante que seja possível manter um aspecto importante da originalidade da máquina – utilizar os cabos molex originais, sem danificar ou adaptar o chicote.

A instalação foi feita mantendo o switch on/off original da máquina e o perfeito funcionamento da tomada de serviços, utilizada na manutenção do arcade. Para isto, a condução da alimentação até a fonte original foi mantida, porém interrompida antes de alimentar o mecanismo da fonte em si. A força foi reconduzida para a fonte moderna, fazendo um completo bypass na placa de força, que deixou de ser utilizada:

O funcionamento final elimina uma das conexões molex, uma vez que não há mais necessidade de levar energia até a placa. Acompanhe a mudança:

Trabalhos realizados, máquina ligada e… tudo funcionando perfeitamente! Mais uma adaptação concluída e, desta vez, a restauração pode ser considerada finalizada

Glorioso Space Invaders Japonês da Taito - Restauração Concluída - AntonioBorba.com
Space Invaders Taito – acho que terminamos!

Fiquei bastante satisfeito com todo o processo, consegui recuperar uma máquina que estava parada há muitos anos, aprendendo no caminho e contribuindo para a VAPS – Videogame & Arcade Preservation Society, organização da qual eu faço parte.

Conheça passo a passo a restauração do Space Invaders japonês, da Taito, através do índice dos capítulos.

comentar/ver comentáros

Outros Posts:

12/07/2011

Corrida de Rua: Prazer x Obsessão

Domingo, dia 10 de Julho, completei os 21Km da Meia Maratona de Curitiba. Foi um ponto alto na minha rotina de exercícios e uma grande conquista como atleta amador. Além disso, foi uma das metas que defini para 2011, as quais foram tema do programa da Globo/RPC, que me entrevistou no início do an ...

Saiba Mais

11/11/2015

O Ser Humano e a Necessidade de Aprovação

"... A necessidade que cada ser humano tem da aprovação do seu semelhante, a necessidade de se cultivar a camaradagem - a necessidade psicológica, quase fisiológica, da aprovação do pensamento e da ação de cada um ... Os homens morriam para ter essa aprovação, sacrificavam-se por essa apro ...

Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*