Categorias: Arcades

Space Invaders #3: Multigame and High Score Save


Este é o terceiro post da série em que conto o processo de restauração do Space Invaders Taito, original japonês. O primeiro texto abordou o desafio de adaptar a placa-mãe, e o segundo, o processo envolvido no reparo do monitor.

Space Invaders é considerado um ícone do período chamado pelos colecionadores de Era de Bronze dos Arcades. A Bronze Age é caracterizada por video arcades em preto e branco e com overlays sobre a imagem, que dão a sensação de cores em partes da tela.

Estes primeiros arcades não possuíam alguns elementos que hoje consideramos básicos, como a opção de salvar a pontuação – os high scores. Ao desligar a máquina da tomada, “adeus” a todos aqueles suados pontos conquistados. Por esse motivo, os melhores arcades da época costumavam manter as máquinas ligadas 24 horas por dia, na expectativa de privilegiar quem alcançava as melhores pontuações. Naturalmente, isso ocasionava grande desgaste dos componentes.

Com o passar do tempo, alguns dispositivos melhores surgiram, como placas-mãe com baterias destinadas a manter as configurações básicas, mas novos problemas apareceram. Em alguns anos as baterias vazavam, ocasionando uma corrosão gravíssima e até mesmo a perda da placa-mãe. Foi somente com a popularização das EPROMs, ou memórias com persistência de informação, que estes problemas foram finalmente resolvidos, já no final da década de 80.

Os Kits de High Score Save

Uma surpresa, quando comecei a me dedicar ao hobby de restaurar video arcades, foi descobrir pessoas empenhadas em aprimorar as funcionalidades originais destas máquinas antigas. Um upgrade incrível são os kits de High Score Save, que permitem salvar os recordes mesmo após desligar a máquina.

Alguns kits vão além disso, oferecendo a habilidade de multigame a partir da placa original. Ao contrário de máquinas multijogos que emulam games antigos, um multigame “raiz” oferece apenas jogos que utilizam a mesma placa-mãe e os mesmos processadores e monitores. Por definição, são games originários do mesmo fabricante. Desta forma, o jogo se mantém fiel ao original e opera a partir dos componentes autênticos.

Com a popularização do colecionismo de arcades nos Estados Unidos e a falta de componentes de época, alguns destes kits estão ficando difíceis de conseguir. Mas eu tive sorte de ainda encontrar disponível um kit High Score Save + Multigame para o Space Invaders.

O dispositivo funciona como uma espécie de bypass entre o processador e a placa-mãe. Desta forma, ele anula a ação dos pentes de memória RAM da placa, que podem inclusive ser retirados após a instalação do kit. Eu optei por instalar o kit e manter a placa na sua configuração original, sem remoção das memórias. 

Jogando com o Multigame Space Invaders

kit Multigame que adquiri para o Space Invaders possui os seguintes jogos: Space InvadersSpace Invaders Deluxe, Lunar RescueBalloon BomberJatre SpecterSpace LaserGalaxy Wars e Super Earth Invasion. Boa parte deles são variações ou clones do jogo original com diferentes velocidades e dificuldades.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Multigame Kit Menu - AntonioBorba.com

Entre os títulos que o kit oferece, há uma pérola, que sempre foi um dos meus jogos preferidos: Lunar Rescue. É um game muito divertido que consiste em pousar um módulo espacial para resgatar pessoas e conduzi-las com segurança à nave-mãe.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Multigame Kit Lunar Rescue - AntonioBorba.com

O único aspecto ligeiramente estranho ao emular um jogo em uma máquina diferente da original, especialmente uma Bronze Age, é que o overlay é concebido para o game do gabinete. Desta forma, as linhas de cores podem não “casar” perfeitamente com o design de outro jogo. Especificamente neste Space Invaders, com múltiplas linhas de gels, a imagem ficou colorida de maneira curiosa nos demais títulos do multigame.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Multigame Kit Balloon Bomber - AntonioBorba.com

Com a parte eletrônica da restauração finalmente concluída, passei aos demais ajustes estéticos. O próximo passo seria avaliar a iluminação da tela.

Veja a seguir a Parte 4: Acertando a Iluminação.

Conheça passo a passo a restauração do Space Invaders japonês, da Taito, através do índice dos capítulos.

comentar/ver comentáros

Outros Posts:

13/03/2013

Corrida de Rua: Vantagens das Distâncias Curtas

Corredores de rua geralmente querem evoluir. E a evolução, em quase 100% dos casos, caminha da velocidade para a resistência. A explicação parece lógica: enquanto jovens, temos mais facilidade em correr rápido, nossos músculos e tendões aguentam melhor o impacto associado à performance. Q ...

Saiba Mais

25/06/2015

America’s not a country. It’s just a business.

SPOILER ALERT. Este post conta o final do filme "O Homem da Máfia". Sem dúvida, este só pode ser um dos melhores fechamentos de filme da história. Estava eu sonolento, assistindo "O Homem da Máfia" (Killing Them Softly), filme de 2012, quando, de repente, me deparo com este diálogo ...

Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*