Asteroids #4: High Score Save, Multigame e PCB Recap

Durante o processo de restore do meu arcade Asteroids, da Atari, eu não poderia deixar passar a oportunidade de ampliar o seu uso. E, para isso, nada melhor que sempre verificar o aftermarket, isto é, peças disponíveis no mercado que não são originais do fabricante. Como de costume, o kit que salva recordes e oferece múltiplos jogos é um upgrade esperado para um arcade como o Asteroids, que foi fabricado em dezenas de milhares de unidades.

Da mesma forma que fiz com o multigame do Missile Command e o do Space Invaders, adquiri kits para o Asteroids. Porém, desta vez fiz o processo em duas etapas.

Etapa 1 – Apenas o High Score Save

O primeiro kit ao qual eu tive acesso foi o obrigatório High Score Save. Trata-se de uma placa auxiliar que realiza um bypass entre o microprocessador e a placa-mãe – a PCB. Ao fazer isto, todos os recordes ficam salvos na memória EPROM do kit, mesmo desligando o arcade da tomada; algo que, principalmente em arcades antigos como o Asteroids, que é de 1979, não ocorre originalmente – ao tirá-los da tomada, todos os scores são zerados.

Este kit é de facílima instalação e pode ser ativado em pouquíssimos minutos:

Asteroids Arcade - Atari - High Score Save Kit

Multigame – Uma Introdução Sobre o Lunar Lander

O conceito dos kits multigame add-ons, e parte fundamental da sua adoração por colecionadores de arcades, é que eles mantêm as características originais de jogabilidade do arcade. Ou seja, não são simuladores, mas dispositivos de hardware que operam na placa-mãe original.

Isto é possível devido ao fato de que os fabricantes de arcades utilizavam o mesmo projeto de placa-mãe para rodar diferentes jogos de uma mesma geração. Havia algumas mudanças de hardware que necessitavam de adaptação na PCB ou nos controles, porém, de forma geral, as características de hardware e monitor eram as mesmas em alguns jogos lançados na mesma época. Esse fator permitia uma maior produtividade na fabricação, facilitava o intercâmbio de peças de manutenção e até o mesmo o upgrade de um jogo para outro – processo chamado de conversão, que muitas vezes era realizado pelo próprio fabricante.

Desta forma, o kit Multigame para o Asteroids oferece três jogos da época:

  • Asteroids original, de 1979
  • Asteroids Deluxe, continuação de 1981
  • O precursor Lunar Lander, de 1979, lançado poucos meses antes do Asteroids

Este kit é especialmente interessante porque Lunar Lander é um arcade mais raro, com menos de 5.000 unidades fabricadas, e de relativamente baixo interesse por parte dos colecionadores, pois é um jogo com pouca capacidade de “replay”. O game é algo repetitivo e tem duração limitada (baseada no combustível do seu módulo espacial). Por este motivo, apesar de ser interessantíssimo e possuir alto grau de importância sob o ponto de vista histórico, é um arcade que dificilmente vai ser visto em uma coleção.

Portanto, replicar o Lunar Lander em suas características originais é uma oportunidade e tanto. Para jogá-lo, os colecionadores dividem sua opinião entre dois tipos de controle, o analógico e o digital. O arcade original possui controles únicos, analógicos, que não servem para nenhum outro jogo. É um dos grandes atrativos do gabinete:

Lunar Lander Original Control Panel

Para possibilitar a utilização dos controles originais em uma máquina com o kit multigame, a comunidade de colecionadores, com o esforço de alguns heróis da restauração, chegou a uma solução surpreendente – a fabricação artesanal de um pequeno lote de painéis multi, chamados de Asteroids Multigame Control Panel. Estes painéis contêm todos os botões do Asteroids, mais os thrusters do Lunar Lander:

Lunar Lander Controls on an Asteroids Multi Panel

A instalação do painel é relativamente simples, pois os próprios thrusters existem na forma de reprodução, não sendo necessário caçar os originais em sucatas. Além disso, há no mercado um kit adaptador que se conecta à placa multijogos para permitir a utilização dos controles em sua configuração analógica, obtendo assim uma reprodução perfeita da jogabilidade original.

Porém, este tipo de instalação é recomendado para o purista que realmente adora o jogo Lunar Lander. Pois, por incrível que pareça, entre boa parte da comunidade é consenso que o jogo funciona muito bem com a utilização dos botões do Asteroids em sinal digital. A diferença é que os botões não são analógicos, sua condição é “ligado” ou “desligado”, portanto os níveis de intensidade dos thrusters, que comandam o foguete do módulo lunar, não podem ser simulados. É apenas ligar ou desligar a propulsão e controlá-la com curtos toques no botão.

Etapa 2 – O Kit Completo com Multigame

Com a recomendação da comunidade gamer de que o kit multigame para o Asteroids funciona muito bem com os controles originais, eu optei por instalá-lo sem a complexa operação de substituição do painel e adaptação dos controles do Lunar Lander.

Enquanto o jogo precursor do Asteroids, Lunar Lander, funciona muito bem com a mesma tecnologia (pois ambos são de 1979), o Asteroids Deluxe exige algumas adaptações para pleno funcionamento. Sua tecnologia, de 1981, já traz alguns upgrades de hardware que ficam limitados na placa original do Asteroids. Porém, com alguma experiência de solda e uma boa lupa para enxergar pontos pequenos na placa-mãe, é possível adaptar o kit Multigame sem maiores dificuldades.

Asteroids Arcade - Atari - Multigame Kit

O kit é composto pelos seguintes dispositivos:

  • Placa auxiliar com bypass para salvar os scores (parecida com a placa do kit High Score Save).
  • Vector chip: um chip de vetores com tecnologia superior ao do Asteroids. Desta forma, é necessário substituir o original do Asteroids por este modelo superior utilizado no Asteroids Deluxe.
  • POKEY chip: POKEY é o nome de um famoso chip de som e de leitura de controles utilizado no Asteroids Deluxe e em outros arcades da Atari (além de muitos outros computadores e videogames domésticos da marca). Sua capacidade permite a sintetização de diferentes sons. Como este componente não está presente no Asteroids original, é importante a sua substituição. Obs.: no kit, este chip está na placa auxiliar, ao lado do slot do processador.

Um alerta relevante é que o POKEY esgotou no mercado recentemente, devido ao seu amplo uso em kits de expansão e também na substituição de chips originais defeituosos. Desta forma, tornou-se amplamente valorizadoentre os colecionadores, e não é incomum que pessoas mal-intencionadas vendam placas sem este chip, tendo retirado ele para outra finalidade. Existem reproduções, mas, mesmo assim, a falta do componente já levou ao esgotamento da fabricação de kits multigame para esta geração de máquinas.

O primeiro passo da instalação é retirar o processador da placa-mãe e assentá-lo na daughter board do kit multigame, que faz o bypass:

A instalação dos componentes seguintes consiste em realizar algumas adaptações especiais, conforme já mencionado, com o uso de solda. A primeira delas, a substituição do chip vetorial, exige a construção de um jumper que liga o componente diretamente a uma trilha específica da placa-mãe, como demonstrado a seguir:

A segunda adaptação especial consiste em construir um jumper maior que conecta a seção da placa-mãe à seção de som da placa auxiliar, que possui o POKEY:

O resultado, após a instalação, é este belo trabalho:

Testando o Kit Multigame

Ao ligar o arcade após a instalação do kit multigame, ele inicia no jogo Asteroids, de forma muito transparente, sem a percepção de que existe um kit instalado. O segredo é revelado somente ao se pressionar simultaneamente os botões dos players 1 e 2, quando então é exibido o menu multigame:

Asteroids Arcade - Atari - Multigame Kit Menu

Você também pode ver o registro da primeira partida de Lunar Lander que joguei na vida, um momento histórico (ou não):

Julgue a dificuldade deste jogo.

Por fim, aqui vai uma partida no Asteroids Deluxe. As principais diferenças estão na presença de novos inimigos e no fato de que, no lugar do hyperspace, utilizado para uma fuga rápida da morte, sua nave conta agora com o shield. Com duração limitada, o escudo oferece uma nova estratégia de combate, completamente diferente e menos arriscada do que aquela utilizada com o hiperespaço.

O Recap da PCB

Como toque final neste processo de adaptação da placa-mãe, ou PCB, só faltava mesmo a substituição dos capacitores originais, conhecida como recap. O recap é basicamente a mesma coisa que um rebuild, porém é mais utilizado quando o processo preventivo ou corretivo aplicado à placa consiste em substituir somente os capacitores, e não outros componentes. Na maior parte das vezes, é o suficiente para colocar a placa em bom estado de uso.

Pela galeria de imagens abaixo, é possível perceber que os capacitores ainda eram originais e nunca tinham sido substituídos. Trata-se de tarefa quase impossível reproduzir a perfeita solda original, porém, tendo em vista seus mais de 40 anos de uso, é importante a substituição destes componentes, que possuem vida útil limitada.

Sendo assim, a placa-mãe do Asteroids estava praticamente perfeita para uso. Mas ainda faltava um procedimento muito importante, cuja necessidade eu iria perceber claramente nos dias seguintes – pule para o capítulo 6 se estiver curioso para saber.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: O Poder dos Vetores, 01 – Modelo Upright com Defeitos Intermitentes, 02 – Monitor Rebuild, e 03 – A/R-01 – Power Block Rebuild.

O próximo post é o 05 – Monitor Big Caps e Ajuste de Imagem.

Conheça o passo a passo da restauração do Asteroids Upright, arcade da Atari, através do índice dos capítulos.

3 Respostas para Asteroids #4: High Score Save, Multigame e PCB Recap

  1. Pingback: Asteroids #11: Final – Restauração Completa e Fotos - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  2. Pingback: Asteroids #5: Monitor Big Caps e Ajuste de Imagem - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  3. Pingback: Atari Asteroids Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *