Missile Command #3: Multigame + High Score Save
Quando eu restaurei o Space Invaders japonês, da Taito, um dos grandes benefícios, que ampliou consideravelmente minhas possibilidades de jogabilidade, foi a instalação do Kit Multigame + High Score.
A partir de então, eu comecei a ficar atento, no mercado de arcades, a todos os kits disponíveis para outras máquinas da minha coleção.
Com o Missile Command não foi diferente, porém encontrar o kit em estoque não foi muito fácil. Consegui um dos últimos exemplares disponíveis no momento e segui o processo de instalação:
Outra manutenção importante que deve ser feita antes de jogar por um tempo longo é a limpeza dos edge connectors da placa-mãe. O procedimento consiste em aplicar um produto para desoxidar os contatos e evitar que esquentem durante o uso. O produto mais recomendado é o DeoxIt, americano, considerado o mais reconhecido e seguro do mercado. Como o produto é inflamável e não pode ser importado para o Brasil, uma alternativa é substituir pelo gel não inflamável (disponível em sites como AliExpress). Porém, esta versão exige uma boa limpeza, de forma que é recomendável usar álcool isopropílico antes e depois da aplicação. O produto deve agir por alguns minutos antes de ser retirado..,
Super Missile Attack: um Hack
Ao pensar em um multigame para o Missile Command, seria natural esperar que fossem incluídos jogos que utilizam a trackball, como Centipede ou Millipede. Porém, neste caso, existe apenas um jogo adicional disponível: Super Missile Attack, um “hack” do Missile Command.
O conceito de hack, quando falamos de videogames, significa que um desenvolvedor modificou o jogo original para incluir novas funções. Um hack, portanto, costuma ser bem parecido com o game original, sendo uma variação ou “upgrade”.
Super Missile Attack acrescenta os seguintes recursos:
- Modificações estéticas sutis: novas cores, alteração na página de título, entre outras;
- Novos sons: cada inimigo passa a ter um efeito sonoro próprio, o que é um ótimo upgrade;
- Um novo inimigo: esta é talvez a modificação mais incrível – um UFO que se movimenta de forma mais rápida e imprevisível do que outros objetos e dispara um laser mortal que não possibilita reação. A única defesa contra o UFO é eliminá-lo antes que dispare;
- Maior dificuldade: como se Missile Command já não fosse difícil o suficiente, Super Missile Attack é extremamente desafiador – há mais projéteis inimigos e a nuvem de destruição do seu míssil de defesa se torna menor conforme o jogo avança, exigindo um disparo muito mais preciso. Ao menos, a pontuação por acerto aumenta, o que ajuda a ganhar cidades bônus.
Um ótimo vídeo que mostra os recursos de Super Missile Attack pode ser visto abaixo. É muito interessante a estratégia que o jogador desenvolveu, sabendo que é humanamente impossível se defender contra todos os mísseis. A partir de certa fase, ele constrói uma barreira explosiva horizontal logo acima das principais cidades, defendendo-se assim contra a onda inicial, e baseia sua estratégia de defesa nesta pequena porção central. Geralmente, ele perde todos os recursos, mas acaba fazendo pelo menos 10.000 pontos por fase, o que garante uma cidade adicional, que funciona como uma “nova vida”.
Acompanhe a partir dos 5 minutos de vídeo a estratégia para o Super Missile Attack:
High Score Save
Naturalmente, a melhor função dos kits Multigame + High Score Save, e absolutamente indispensável, é a possibilidade de manter a tabela de recordes gravada em uma EPROM.
Os primeiros arcades lançados, dada a tecnologia da época, não contavam com dispositivos eficientes para salvar os recordes na memória. Geralmente, a pontuação ficava disponível apenas enquanto a máquina permanecesse ligada.
Em alguns arcades, isso significava apenas um dia, enquanto outros operadores mantinham as máquinas ligadas ininterruptamente por semanas, o que, porém, ocasionava um desgaste muito grande do hardware.
Com o kit instalado, forma-se um bypass entre a placa-mãe e o processador, e os recordes ficam todos gravados.
Outra comodidade do kit é a possibilidade de configurar todos os settings do jogo diretamente através do menu de setup. Esta funcionalidade é incrivelmente cômoda, uma vez que, sem o upgrade, é necessário o ajuste manual através dos DIP switches da placa-mãe, o que exige abrir o gabinete toda vez:
Após a instalação, estes mesmos controles ficam disponíveis através deste menu:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: 00 – Post Introdutório: A Única Forma de Jogar, 01 – A Chegada do Modelo Cocktail e 02 – Trackball: Um Controle Muito Especial.
O próximo post é o 04 – Desmontagem Completa da Eletrônica.
Pingback: Asteroids #4: High Score Save, Multigame e PCB Recap - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com