Missile Command #4: Desmontagem Completa da Eletrônica

post introdutório sobre restauração de arcades que escrevi quando documentei o processo de restauração do Taito Space Invaders fala de basicamente dois tipos de restauração, a estética e a eletrônica.

Este Missile Command versão Cocktail veio com a eletrônica quase perfeita, já o gabinete encontrava-se em estado lastimável, então foi um candidato natural a uma restauração estética (ao contrário do Space Invaders, que estava com gabinete relativamente bom e necessitava de uma restauração eletrônica).

O processo para isso envolve desmontar toda a eletrônica do arcade, deixando apenas o gabinete com peças de metal e madeira, e enviá-lo a uma marcenaria para a restauração. Esta foi a primeira vez em que desmontei os componentes eletrônicos de um arcade por completo. Por este motivo, eu tirei um grande volume de fotos – é uma forma de saber exatamente como ligar cada parte do chicote, por onde passar os cabos e como instalar cada componente eletrônico, processo que eu faria após a restauração estética.

Arcade Missile Command - Cocktail - Atari - Restore

As fotos indicam também algumas partes com as quais o antigo proprietário não tomou os devidos cuidados, recorrendo a certa dose de improviso nas adaptações que realizou:

O resultado foi este:

Arcade Missile Command - Cocktail - Atari - Restore

Outro passo importante, nesta etapa, é guardar cuidadosamente cada parafuso. O que eu fiz foi colocá-los em um organizador e, baseado no número do compartimento, anotei de que locais os parafusos foram retirados. Este é um processo que facilita muito a remontagem e o considero fundamental para manter a originalidade das peças.

Arcade Missile Command - Cocktail - Atari - Restore

Além disso, todas as peças foram acondicionadas em caixa, devidamente protegidas:

O conjunto monitor mais tubo exige muito cuidado, em especial na região do pescoço, onde fica a neck board. Não pode haver qualquer tipo de pancada nesta região, pois se o pescoço do monitor quebrar, ocorre a perda do vácuo e o tubo fica inutilizado.

Arcade Missile Command - Cocktail - Atari - Restore

Por este motivo, eu guardei o conjunto em uma caixa de madeira construída especialmente para esta finalidade.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: 00 – Post Introdutório: A Única Forma de Jogar, 01 – A Chegada do Modelo Cocktail, 02 – Trackball: Um Controle Muito Especial e 03 – Multigame + High Score Save.

O próximo post é o 05 – Restauração Completa do Gabinete.

Conheça o passo a passo da restauração do Missile Command Cocktail, arcade da Atari, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *