Atari Missile Command: A Única Forma de Jogar
Uma constatação importante para os apreciadores de videogames é que só existe uma forma de jogar Missile Command em toda sua plenitude e entender o conceito por trás do jogo: através de uma máquina de arcade.
Para compreender o motivo, é preciso perceber a diferença entre controles digitais e analógicos. A grande maioria dos videogames antigos foi criada com controles digitais em mente. O funcionamento de um joystick do console Atari, por exemplo, leva em conta apenas a direção do movimento, não sua intensidade. Esta é a característica de um sinal digital representado por 0 ou 1.
O sinal analógico, por outro lado, passa a informação de variação de tensão ao longo de um eixo, através de um potenciômetro. É desta forma, por exemplo, que funcionam os paddles, controles de Atari que servem para jogos como Breakout. A configuração analógica permite que o jogador execute movimentos mais lentos ou mais rápidos e que o game responda de forma diferente, oferecendo um nível mais complexo de jogabilidade.
Infelizmente, no videogame doméstico Atari, o movimento analógico funciona em um único eixo e permite a jogabilidade analógica em jogos no estilo Pong, entre outros, que utilizam apenas uma direção de movimento. Porém, Missile Command requer uma trackball, um controle muito especial que permite o movimento analógico nos eixos horizontal e vertical, proporcionando uma experiência completa de movimento livre (“free movement”).
Uma forma fácil de entender o que isso significa é comparar com o mouse de um computador, que suporta movimentação em diferentes níveis de velocidade, dispondo inclusive de configuração de aceleração.
O videogame Atari possui um controle trackball, mas há um detalhe importante: é digital, apenas emulando o funcionamento de um joystick. Portanto, não possui a capacidade de acelerar o movimento conforme a intensidade aplicada pelo jogador e, assim, não oferece a verdadeira experiência de uma trackball analógica ou qualquer vantagem competitiva no jogo.
Nota: a Atari foi pioneira na utilização de trackballs em seus arcades. Como forma de garantir o registro de marca e obter vantagem publicitária, patenteou o nome “Trak-Ball”, com hífen e sem o “c”, então é muito comum até hoje encontrar a denominação “Atari Trak-Ball”. A Atari está longe de ter sido a inventora desse dispositivo, mas não há dúvidas de que o popularizou. Para a finalidade deste artigo, vou utilizar sempre o termo genérico “trackball”.
Este vídeo demonstra o funcionamento do controle trackball no Atari:
Conclusão para os Fãs de Missile Command
O arcade Missile Command possui uma trackball analógica como controle principal, o que permite ao jogador imprimir movimento com diferentes intensidades. A habilidade de rolar rapidamente o controle, até com certa agressividade, é necessária para vencer as fases mais avançadas.
Mas não é só isso. O arcade possui três botões diferentes para disparar mísseis de defesa, provenientes das três bases do jogador: Alpha, Delta e Omega. Isso acrescenta complexidade estratégica e exige coordenação motora adicional, pois parte da decisão que tem que ser tomada no calor do jogo, quase automaticamente, é definir de qual lado da tela sairão seus tiros de defesa.
As bases Alpha (lado esquerdo) e Omega (lado direito) disparam mísseis mais lentos, enquanto a base Delta (central) dispara mísseis rápidos. Parte da estratégia consiste em definir se os mísseis rápidos serão utilizados no início, para aplacar a onda de ataques, ou mais ao final, quando os projéteis inimigos inevitavelmente se aproximam das cidades.
Porém, é preciso tomar cuidado para não receber um míssil inimigo diretamente em uma base de defesa, pois isso explode todos os armamentos ali armazenados, podendo abreviar consideravelmente o sucesso da fase.
Assista ao vídeo para entender (a partir de 4min15s):
Por todos estes motivos, a verdadeira experiência de jogar Missile Command só é possível através de uma máquina de arcade. Talvez devido a isso, muitos colecionadores de arcades acabam, inevitavelmente, adquirindo um exemplar deste jogo.
Para saber mais sobre as origens da trackball, recomendo a leitura do meu post “Trackball Iluminada x Trackball Original”. Além disso, há um excelente artigo do “The Arcade Blogger”, chamado “The Secret History of the Arcade Trackball“.
Certamente foi esta a motivação para incluir Missile Command em minha coleção: ter o privilégio de jogar este dificílimo jogo da maneira como foi concebido na gloriosa década de 80.
Este post é parte de uma série.
O próximo post é o 01 – A Chegada do Modelo Cocktail.
Hoje em dia dá pra emulad o missel command no computador com um mouse trackball no emulador mame
Ricardo, legal, boa dica. Claro, a Trackball do computador você sabe, é para usar com o polegar. Acaba sendo um pouco diferente. Desculpe a demora na resposta ao seu comentário, passou aqui. Abraço.
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