Atari Missile Command: A Única Forma de Jogar

Uma constatação importante para os apreciadores de videogames é que só existe uma forma de jogar Missile Command em toda sua plenitude e entender o conceito por trás do jogo: através de uma máquina de arcade.

Arcade Missile Command - Atari
Missile Command: The Arcade Game

Para compreender o motivo, é preciso perceber a diferença entre controles digitais e analógicos. A grande maioria dos videogames antigos foi criada com controles digitais em mente. O funcionamento de um joystick do console Atari, por exemplo, leva em conta apenas a direção do movimento, não sua intensidade. Esta é a característica de um sinal digital representado por 0 ou 1. 

O sinal analógico, por outro lado, passa a informação de variação de tensão ao longo de um eixo, através de um potenciômetro. É desta forma, por exemplo, que funcionam os paddles, controles de Atari que servem para jogos como Breakout. A configuração analógica permite que o jogador execute movimentos mais lentos ou mais rápidos e que o game responda de forma diferente, oferecendo um nível mais complexo de jogabilidade. 

Atari Paddles Controllers and Breakout Game

Infelizmente, no videogame doméstico Atari, o movimento analógico funciona em um único eixo e permite a jogabilidade analógica em jogos no estilo Pong, entre outros, que utilizam apenas uma direção de movimento. Porém, Missile Command requer uma trackball, um controle muito especial que permite o movimento analógico nos eixos horizontal e vertical, proporcionando uma experiência completa de movimento livre (“free movement”).

Trackball: Inner Workings

Uma forma fácil de entender o que isso significa é comparar com o mouse de um computador, que suporta movimentação em diferentes níveis de velocidade, dispondo inclusive de configuração de aceleração. 

Atari Trackball: It Was Called "Trak-Ball"

O videogame Atari possui um controle trackball, mas há um detalhe importante: é digital, apenas emulando o funcionamento de um joystick. Portanto, não possui a capacidade de acelerar o movimento conforme a intensidade aplicada pelo jogador e, assim, não oferece a verdadeira experiência de uma trackball analógica ou qualquer vantagem competitiva no jogo.

Atari Trackball: It Was Called "Trak-Ball"

Nota: a Atari foi pioneira na utilização de trackballs em seus arcades. Como forma de garantir o registro de marca e obter vantagem publicitária, patenteou o nome “Trak-Ball”, com hífen e sem o “c”, então é muito comum até hoje encontrar a denominação “Atari Trak-Ball”. A Atari está longe de ter sido a inventora desse dispositivo, mas não há dúvidas de que o popularizou. Para a finalidade deste artigo, vou utilizar sempre o termo genérico “trackball”.

Este vídeo demonstra o funcionamento do controle trackball no Atari:

Conclusão para os Fãs de Missile Command

arcade Missile Command possui uma trackball analógica como controle principal, o que permite ao jogador imprimir movimento com diferentes intensidades. A habilidade de rolar rapidamente o controle, até com certa agressividade, é necessária para vencer as fases mais avançadas.

Mas não é só isso. O arcade possui três botões diferentes para disparar mísseis de defesa, provenientes das três bases do jogador: AlphaDelta e Omega. Isso acrescenta complexidade estratégica e exige coordenação motora adicional, pois parte da decisão que tem que ser tomada no calor do jogo, quase automaticamente, é definir de qual lado da tela sairão seus tiros de defesa.

Atari Missile Command Arcade - Alpha, Delta and Omega Base Buttons

As bases Alpha (lado esquerdo) e Omega (lado direito) disparam mísseis mais lentos, enquanto a base Delta (central) dispara mísseis rápidos. Parte da estratégia consiste em definir se os mísseis rápidos serão utilizados no início, para aplacar a onda de ataques, ou mais ao final, quando os projéteis inimigos inevitavelmente se aproximam das cidades.

Porém, é preciso tomar cuidado para não receber um míssil inimigo diretamente em uma base de defesa, pois isso explode todos os armamentos ali armazenados, podendo abreviar consideravelmente o sucesso da fase.

Assista ao vídeo para entender (a partir de 4min15s):

Por todos estes motivos, a verdadeira experiência de jogar Missile Command só é possível através de uma máquina de arcade. Talvez devido a isso, muitos colecionadores de arcades acabam, inevitavelmente, adquirindo um exemplar deste jogo. 

Steven Spielberg and His Missile Command
Steven Spielberg com sua Missile Command

Para saber mais sobre as origens da trackball, recomendo a leitura do meu post “Trackball Iluminada x Trackball Original”. Além disso, há um excelente artigo do “The Arcade Blogger”, chamado “The Secret History of the Arcade Trackball“.

Certamente foi esta a motivação para incluir Missile Command em minha coleção: ter o privilégio de jogar este dificílimo jogo da maneira como foi concebido na gloriosa década de 80.

Este post é parte de uma série.

O próximo post é o 01 – A Chegada do Modelo Cocktail.

Conheça o passo a passo da restauração do Missile Command Cocktail, arcade da Atari, através do índice dos capítulos.

Uma resposta para Atari Missile Command: A Única Forma de Jogar

  1. Pingback: Missile Command #8: Trackball Iluminada x Trackball Original - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *