Black Widow – Atari Arcade Restoration (Índice)

Após contar a história do meu primeiro arcade vetorial monocromático, o Asteroids, agora chegou a vez de mostrar o processo de restauração do meu primeiro arcade vetorial colorido, o Black Widow.

De uma complexidade técnica consideravelmente maior, os color vectors representaram uma grande evolução da tecnologia iniciada com os arcades em preto e branco. O período dos vetoriais coloridos foi ligeiramente curto, da metade de 1981 até o fim de 1983, o auge da Era de Ouro dos Videogames. Durante aqueles dois anos e meio, foram uma verdadeira febre e preencheram uma lacuna da tecnologia, quando os arcades tradicionais com monitores raster (de pixels, como conhecemos hoje) ainda não tinham velocidade suficiente para oferecer jogos com melhor qualidade.

Arcade Black Widow - Color Vector da Atari

O brilho dos color vectors não era igual ao dos vetores monocromáticos. Mesmo assim, essa fascinante tecnologia, que não veio ao Brasil no período, cativou o coração de milhões de pessoas. Até hoje, os arcades vetoriais ocupam um espaço muito especial entre aqueles colecionadores que se dispõem a compreender pelo menos o básico da eletrônica da época.

Eu nunca encontrei um técnico no Brasil que conhecesse ou soubesse mexer com esta tecnologia. Alguns têm medo de lidar com os monitores, pois o tubo recebe voltagens de até 20.000V, o que pode, em teoria, matar uma pessoa. 

Portanto, como muitos proprietários de vector arcades, tive que aprender a realizar a manutenção e buscar o conhecimento necessário para fazer essas máquinas funcionarem. 

Acompanhe um pouco dessa jornada que se desenrola em 20 partesum post introdutório, 18 capítulos mais um artigo bônus:

5 Respostas para Black Widow – Atari Arcade Restoration (Índice)

  1. Pingback: Atari Asteroids Deluxe Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  2. Pingback: Black Widow #6: WG6100 – O Desafio de Montar um Novo Monitor - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  3. Pingback: Black Widow #4: Monitor Extraviado e a Dificuldade de Conseguir Outro - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  4. Pingback: Arcades Vetoriais Coloridos: Nascem os Monstros - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  5. Pingback: Black Widow: Epílogo – Testando Monitores Vetoriais Wells-Gardner 6100 - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *