Black Widow #17: Últimos Detalhes e Nova Gaiola de Alta Voltagem
Com a restauração do meu arcade Black Widow quase completa, chega a hora de partirmos aos últimos detalhes para finalizar o processo.
O Diagrama Esquemático
São raras as máquinas que ainda possuem o diagrama original colado na tampa traseira. Na verdade, muitos arcades antigos acabam tendo esta porta danificada e substituída, e este foi o caso do meu Black Widow em algum momento da sua vida.
Com relação aos diagramas, geralmente é possível adquirir reproduções, e assim eu fiz para ter sempre à mão o indicativo da sequência de testes e configurações do arcade:
As etiquetas de número de série, patentes e avisos encontram-se bem preservadas:
Coin Lamps
Como de costume, arcades antigos tendem a apresentar queima nas lâmpadas dos dispositivos de moedas. No caso do Black Widow, antes de trocar, eu resolvi testar diversas lâmpadas que comprei e organizei desta forma:
Instalei as lâmpadas lado a lado para observar a diferença de luminosidade e coloração dos distintos formatos, e fui comparando:
Em alguns casos, a diferença torna-se bastante significativa:
O melhor resultado, por fim, se deu com a utilização das lâmpadas vermelhas com domo. Infelizmente, têm sido as mais difíceis de achar, mas eu tinha o suficiente para finalizar este arcade:
O resultado apresentou pequena diferença devido à distância entre as lâmpadas e a moedeira plástica. Mas de forma geral, ficou ótimo:
O Painel de Controle
O Black Widow possui o acabamento do painel de controle em adesivo, o que é uma grande vantagem para uma eventual restauração. Mesmo assim, é um processo que acarreta grande trabalho, exigindo lixar o painel original.
A análise que eu fiz leva a crer que o adesivo do meu painel de controle ainda é original de fábrica:
Existe um desgaste justamente na parte em que ele faz a curva e que as mãos ficam apoiadas. Isso é bastante normal e esperado:
A decisão foi manter o painel sem restauração, devido à sua satisfatória qualidade.
A Nova Gaiola de Alta Voltagem
Conforme contei no post sobre a dificuldade de achar um monitor WG6100 à venda, eu havia entrado na fila para adquirir HV cages novas, fabricadas pelo entusiasta Barry Shilmover, da Vector Head Arcade.
Ao longo do processo de restauração, eu recebi a minha gaiola. O componente aparenta ter sido fabricado com materiais de alta qualidade e a estética é bonita:
Um detalhe interessante é que Barry utilizou parafusos de encaixe quadrado na finalização da gaiola. Este tipo de ferramenta é conhecido como square bit, e eu não tinha este formato disponível no meu arsenal.
Porém, adquiri um jogo e recebi nas semanas seguintes:
Eu resolvi manter o monitor original do Black Widow e não cheguei a testar esta gaiola. A decisão foi mantê-la guardada junto com os demais jogos de monitores WG6100 que eu havia adquirido, para testar em outra ocasião.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Arcades Vetoriais Coloridos, 01 – Uma Conversão a Partir do Gravitar, 02 – Tentativa de Reviver os Vetores Coloridos, 03 – WG6100 Monitor Rebuild: Um Desafio Gigante, 04 – Monitor Extraviado e a Dificuldade de Conseguir Outro, 05 – AVG Chip: O Componente que Vai Falhar, 06 – WG6100: O Desafio de Montar um Novo Monitor, 07 – Testando um Arcade Vetorial com Osciloscópio, 08 – A Substituição dos Transistores de Chassis do WG6100, 09 – O Verdadeiro Desafio de Fazer Funcionar um Color Vector – Parte 1, 10 – O Verdadeiro Desafio de Fazer Funcionar um Color Vector – Parte 2, 11 – O Verdadeiro Desafio de Fazer Funcionar um Color Vector – Parte 3, 12 – Como Regular a Imagem de um Monitor Vetorial Colorido, 13 – PCB, Edge Connector e High Score Save com Novos Recursos, 14 – Rebuild do Conjunto de Força, 15 – Repinando o Cabo do Monitor WG6100 e 16 – Marquee: Um Ninho de Esquilos.
O próximo post é o 18 – Final: Restauração Completa.
Pingback: Space Duel #8: Coin Lights, Moldura e Back Door - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com
Pingback: Black Widow: Epílogo – Testando Monitores Vetoriais Wells-Gardner 6100 - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com
Pingback: Black Widow #18: Final – Restauração Completa - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com