Black Widow #13: PCB, Edge Connector e High Score Save com Novos Recursos

Após concluir plenamente o conserto e a regulagem do monitor color vector do meu arcade Black Widow, finalmente pude partir para as outras etapas da restauração eletrônica.

Um passo obrigatório, que já expliquei no post do Asteroids sobre edge connector e sense circuit, é a desoxidação do conector da borda da placa-mãe, ou edge connector

Arcade Black Widow - Atari Color Vector PCB

O Black Widow também possui um circuito sense, sobre o qual você pode saber mais no link anterior. A presença do sense circuit é motivo suficiente para lembrar-se de inspecionar e realizar a manutenção do edge connector anualmente.

A primeira etapa sempre é fazer uma limpeza do conector com álcool isopropílico para, em seguida, aplicar o DeoxIT ou outro limpador de circuitos. Nesta ocasião eu ainda não havia aprimorado a técnica de aplicação do DeoxIT com pincéis, portanto, julguei que poderia fazê-lo diretamente com spray. Porém, isso é um erro, pois o produto se espalha e deixa a placa com aspecto oleoso. 

A oleosidade não representa maiores problemas, uma vez que o produto não é condutor de eletricidade. Na verdade, ele forma inclusive um filme que ajuda a proteger o circuito. Mesmo assim, o ideal é aplicá-lo somente onde necessário.

Arcade Black Widow - Atari Color Vector DeoxIT

Da mesma forma, a aplicação do produto no conector que se liga à borda da placa deve ser feita com pincel.

O Kit de High Score Save para o Black Widow

Até aquele momento, eu já havia instalado kits High Score Save + Multigame em todas as máquinas restauradas: Space InvadersMissile Command e, mais recentemente, Asteroids. Para o Black Widow, eu não poderia deixar de avaliar as opções disponíveis.

Arcade Black Widow - Atari Color Vector - High Score Save Kit

O kit High Score Save para o Black Widow foi o primeiro que instalei sem a função de multigame. O motivo é que o Black Widow opera com controles muito especiais: somente 2 joysticks, sem botões de tiro. Assim, as opções existentes de multijogos para esse arcade envolvem a troca do painel de controle ou a construção de um painel multi – um grande trabalho que acaba ainda comprometendo a originalidade da máquina.

Um cuidado necessário para a instalação deste kit específico se deve à presença de pontos de teste da PCB bem ao lado do processador:

A placa do kit não pode encostar nesses pontos, por isso, a instalação envolve o uso de um riser. Uma forma fácil de resolver isso é instalando um soquete adicional de 40 pinos em cima do soquete original. Com isso, ganha-se um pouco de altura e resolve-se o problema.

Após a instalação da placa do kit sobre o soquete adicional, é preciso instalar novamente o processador, tomando o máximo cuidado para não entortar ou quebrar nenhuma perna e, sobretudo, respeitando a orientação do pino 1 – o processador possui uma marca de meia-lua indicando o lado do primeiro pino, e a eventual inversão pode danificá-lo.

Veja o antes e depois da placa-mãe com o kit instalado, e a posição em que ele fica após a instalação da placa no arcade:

O que me surpreendeu nesse kit, apesar de ser para apenas um jogo, foi a quantidade de informações e pequenos detalhes que podem ser personalizados, desde configurações do jogo até a própria cor da interface multigame. Sem dúvida, em termos de interface, esse kit representa uma grande evolução em relação aos meus anteriores, incluindo seu similar vetorial que instalei no arcade Asteroids.

Apenas para deixar claro, todas as regulagens na configuração do jogo já estão presentes na PCB original e podem ser feitas fisicamente através dos dip switches. A possibilidade de ajuste pelo menu é simplesmente uma comodidade.

Acompanhe neste vídeo de 3 minutos uma explicação geral sobre todo o funcionamento do kit:

Uma das funções interessantes do kit High Score Save para o Black Widow é a ampliação da fase em que se começa o jogo. Algumas pessoas estranham a função original do Black Widow de poder escolher a fase de início, mas o jogo equilibra isso muito bem, inclusive proporcionando ao jogador a possibilidade de ganhar um determinado número de pontos ao ultrapassar a fase inicial e matar, na seguinte, o bonus bug – um inseto que carrega e concede a pontuação determinada.

Esse recurso, projetado para ser uma espécie de compensação pelos pontos que poderiam ser alcançados nas fases anteriores à escolhida, é na prática bastante generoso e possibilita pular na frente na tabela de high scores.

Porém, Black Widow não é um jogo fácil. Veja a seguir um exemplo de dificuldade nível “tubular”, iniciando na fase 53:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Arcades Vetoriais Coloridos, 01 – Uma Conversão a Partir do Gravitar, 02 – Tentativa de Reviver os Vetores Coloridos, 03 – WG6100 Monitor Rebuild: Um Desafio Gigante, 04 – Monitor Extraviado e a Dificuldade de Conseguir Outro, 05 – AVG Chip: O Componente que Vai Falhar, 06 – WG6100: O Desafio de Montar um Novo Monitor, 07 – Testando um Arcade Vetorial com Osciloscópio, 08 – A Substituição dos Transistores de Chassis do WG6100, 09 – O Verdadeiro Desafio de Fazer Funcionar um Color Vector – Parte 1, 10 – O Verdadeiro Desafio de Fazer Funcionar um Color Vector – Parte 2, 11 – O Verdadeiro Desafio de Fazer Funcionar um Color Vector – Parte 3 e 12 – Como Regular a Imagem de um Monitor Vetorial Colorido.

O próximo post é o 14 – Rebuild do Conjunto de Força.

Conheça o passo a passo da restauração do Black Widow, arcade da Atari, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *