Asteroids Deluxe #3: High Score Save e Multigame Kit

No post anterior, constatei que o gabinete do arcade Asteroids Deluxe precisaria ser reformado, exigindo a desmontagem de todos os componentes. Porém, antes disso, eu resolvi testar a parte eletrônica e fazer todos os ajustes necessários, assim seria possível encomendar peças para substituição caso preciso.

O primeiro passo foi a instalação do meu retrofit preferido, que procuro adquirir para todas as máquinas da minha coleção: o High Score Save e Multigame Kit.

Atari Asteroids Deluxe Arcade - Multigame e High Score Save Kit

Ainda que eu soubesse que este upgrade oferece os mesmos jogos do kit Multigame do Asteroids original, queria ter a sensação de jogar o Asteroids clássico e, por que não, o próprio Lunar Lander com o efeito de profundidade do playfield do modelo Deluxe. Além disso, o kit possibilita salvar os 10 melhores high scores, contra apenas 3 que o Asteroids Deluxe de fábrica salva (a título de comparação, o Asteroids original não salva nenhum se estiver sem o kit).

A instalação do kit envolve, inicialmente, a troca do chip gerador de vetor por uma nova versão:

Em seguida, é realizada a cuidadosa retirada do processador para acomodar a placa auxiliar que traz o circuito principal. O processador é recolocado nesta placa:

O resultado, após a instalação, é este, ocupando somente a parte esquerda da placa-mãe:

Atari Asteroids Deluxe Arcade - Multigame e High Score Save Kit

É interessante comparar o kit do Asteroids Deluxe com o mesmo kit em sua versão para o Asteroids convencional. O kit Deluxe é mais fácil de ser instalado por um simples motivo: este jogo já vinha com o Pokey chip, um circuito de som sofisticado para a época que iria dominar as placas-mãe da Atari em todos os seus jogos futuros, ao ponto de se tornar escasso nos dias atuais.

Como o Asteroids convencional não possuía o Pokey e ele se faz necessário para reproduzir os sons mais sofisticados do modelo Deluxe, o kit Multigame para o Asteroids traz este chip sonoro, que é visto à direita do processador na primeira foto da galeria abaixo. Na segunda imagem, é possível ver como o Pokey é conectado, através de um longo fio, ao circuito de saída de áudio da PCB:

Por esse motivo, com a falta de Pokey chips no mercado (e inclusive casos de pessoas roubando chips de placas em manutenção), não é tarefa simples encontrar um kit Multigame completo para o Asteroids.

Finalmente, para encerrar o comparativo, perceba a diferença entre a PCB do Asteroids original, à esquerda, e a placa do Asteroids Deluxe, na segunda imagem, ambas com kits Multigame e High Score Save instalados:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: História dos Arcades – Entre o P&B e o Color, Existia o Overlay, 01 – Diferenças Entre o Asteroids e o Asteroids Deluxe e 02 – Inspeção, Testes e Ajustes Iniciais.

O próximo post é o 04 – Falhas e Revisão do Power Block.

Conheça o passo a passo da restauração do Asteroids Deluxe Upright, arcade da Atari, através do índice dos capítulos.

1 Respostas para Asteroids Deluxe #3: High Score Save e Multigame Kit

  1. Pingback: Atari Asteroids Deluxe Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *