Asteroids Deluxe #2: Inspeção, Testes e Ajustes Iniciais

arcade Asteroids Deluxe tem um gabinete muito bonito. Apesar disso, não fiquei tão impressionado ao receber este exemplar devido aos diversos machucados, sujeiras e sinais resultantes do descuido que sofreu ao longo das décadas.

Ao checar a parte interna, o impacto foi diferente – os componentes estavam todos em ótimo estado de conservação. Pela minha experiência, isso geralmente ocorre quando o arcade é armazenado em locais secos ou é proveniente de cidades com baixa umidade relativa do ar.

Diversos capacitores já haviam sido substituídos, o que é bom, embora não seja possível saber exatamente quando.

A gaiola de alta-tensão, no Asteroids Deluxe chamada de EHT Module, apresentava um amassado e bastante poeira acumulada, em um claro sinal de que há muito tempo alguém não desmontava o monitor.

Enfim, com todos os cabos inspecionados e corretamente conectados, dei sorte no primeiro teste!

O jogo também estava perfeito, com o som claro e em bom volume:

Porém os vetores estavam muito fortes, o que pode ser percebido pelo ponto central aceso no meio do tubo, que não deve acontecer. Neste vídeo, é possível visualizar o ponto bem ao lado da nave:

Os monitores montados horizontalmente de forma geral são de difícil acesso para manutenção, mas, em compensação, permitem alcançar alguns componentes através da coin door, o que é um facilitador para realizar ajustes rápidos estando na frente da máquina (ao passo que, em monitores montados verticalmente, o ajuste exige o trabalho em duas pessoas).

Após o brilho ser ajustado, foi a vez do tamanho da tela. A menos que o chassis do monitor esteja fora do arcade, para este ajuste não tem jeito, é um trabalho que exige duas pessoas para ficar bem feito, pois precisa ser realizado diretamente nos pots X e Y da placa-mãe.

O resultado foi este, com a tela perfeitamente enquadrada:

Por fim, percebendo que o gabinete estava pesado para ser arrastado, uma inspeção mais cuidadosa revelou esta parte solta:

A chapa de madeira inferior nesta condição indica que o fundo do arcade está solto. Geralmente, ele desprende de dois lados (uma lateral e a parte traseira, digamos) e passa a arrastar no chão. Com essa constatação, não tem jeito – a única solução é desmontar todos os componentes do arcade para reformar o gabinete.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: História dos Arcades – Entre o P&B e o Color, Existia o Overlay e 01 – Diferenças Entre o Asteroids e o Asteroids Deluxe.

O próximo post é o 03 – High Score Save e Multigame Kit.

Conheça o passo a passo da restauração do Asteroids Deluxe Upright, arcade da Atari, através do índice dos capítulos.

2 Respostas para Asteroids Deluxe #2: Inspeção, Testes e Ajustes Iniciais

  1. Pingback: Asteroids Deluxe #9: Restauração Impecável do Gabinete em Marcenaria - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  2. Pingback: Asteroids Deluxe #3: High Score Save e Multigame Kit - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *