Categorias: Atari

Atari: O Manual Mais Resumido do Mundo


Pac-Man é certamente um dos cartuchos mais comuns já produzidos para o videogame Atari 2600. Diz a história que os “gênios” por trás da Atari na época (possivelmente após a aquisição pela Warner) fabricaram mais cartuchos do que a quantidade de consoles existentes no mercado, seja qual for a lógica por trás disso.

Isso foi nos Estados Unidos, onde o desenvolvedor do jogo detinha seus direitos autorais. Porém, no Brasil de 1980 a história foi um pouco diferente. Cartuchos brasileiros, devido à pirataria que imperava na época (por falta de lei de patentes), foram fabricados indiscriminadamente por uma grande quantidade de marcas. O que na época era um absurdo sob o ponto de vista de direito à propriedade intelectual, hoje em dia é uma maravilha em termos de colecionismo. Afinal, River Raid, Enduro e outros títulos comuns podem ser colecionados a partir de dúzias de fabricantes diferentes, cada qual com seu rótulo ou label que afere valor para uma coleção de videogames.

Até que, recentemente, comprei o Pac-Man nacional da marca Zirok:

Pac-Man Atari 2600 da Marca Zirok - Cartucho - AntonioBorba.com

Aparentemente um cartucho comum, mas na verdade um item raríssimo a partir do momento em que consegui comprá-lo completo na caixa:

Pac-Man Atari 2600 da Marca Zirok - Caixa - AntonioBorba.com

Foi a primeira vez em 9 anos de colecionismo que me deparei com uma caixa da Zirok. No cenário nacional, com baixa produção e dezenas de fabricantes, tudo somado à cultura da época, é raríssimo encontrar um cartucho em sua embalagem original. Sem dúvida, mais um valioso item para minha coleção de Atari.

Entretanto, por mais rara que seja a caixa, foi mesmo o manual de instruções que me surpreendeu. É sabido que os fabricantes nacionais economizavam na adaptação para o idioma português, porém, a Zirok se superou. Certamente este deve ser o manual mais resumido do mundo, a melhor representação do poder de síntese:

O Manual mais Resumido do Mundo - Pac-Man Atari 2600 da Marca Zirok - AntonioBorba.com

Uma tabela de pontos com dois elementos só pode ser piada! A surpresa é realmente grande pelo fato de conhecer o manual original, que, entre todos os detalhes do jogo, traz também uma tabela, porém com 7 elementos. Comparando apenas algumas imagens:

Pac-Man: Tabela Original de Pontos - AntonioBorba.com

Pac-Man: Página do Manual Original - Atari 2600 - AntonioBorba.com

Pac-Man: Capa do Manual Original - Atari 2600 - AntonioBorba.com

O manual completo possui 12 páginas e pode ser conferido no site Atari Mania.

Enfim, parabéns à Zirok por essa pérola do resumo: mais um elemento folclórico da história dos videogames no Brasil.

2 comentários em Atari: O Manual Mais Resumido do Mundo

Outros Posts:

19/03/2011

Rose’s Shaken – Caipirinha em Forma de Cocktail

Os americanos sempre têm um segredinho para as coisas. Entre em um Fast Food de melhor padrão como TGI Friday's, Hooters, Outback ou Rain Forest Cafe e perceba, que além do encantamento no visual, há um sabor "a mais" nas comidas e nas bebidas. Sempre que eu tomava uma caipirinha ou cocktail sab ...

Saiba Mais

15/12/2010

Minha Longa e Traumática Migração do Palm Treo – Parte 1

Parte 1: Que Aparelho Escolher? Dizem que apenas a geração mais velha é resistente à tecnologia. Pais e avós, mais precisamente. Mas não é bem assim. Eu ainda me surpreendo em descobrir que pessoas adultas, familiarizadas com tecnologia, ainda usam dispositivos arcaicos, como por exemplo, ag ...

Saiba Mais

2 Respostas para Atari: O Manual Mais Resumido do Mundo

  1. Marcos disse:

    Ahahaha, boa Tom! Quando tiver material assim no seu blog, dá um toque lá no fórum. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*