Categorias: Arcades

Space Invaders #7: Restaurando o Overlay e a Moldura


Reta final: no sétimo post da série que conta como restaurei meu Space Invaders japonês, faltam apenas ajustes finos. As principais etapas já foram percorridas, até agora sendo: o reparo da placa-mãe, o conserto do monitor, a instalação do kit Multigame e High Score Save, os ajustes na iluminação, a restauração do acrílico e, por último, a reconstrução do monitor.

No post anterior, insatisfeito com a disposição das cores nos gels colados originalmente no tubo, eu buscava uma solução para ter melhores cores na sobreposição da imagem em preto e branco e que também ficassem boas para os diferentes jogos do kit de Multigame.

Revirei todas as lojas de restauração possíveis sem encontrar nenhuma solução que fosse satisfatória para aplicar gels no formato do Space Invaders original. De fato, nem mesmo gels eu consegui achar: a maior parte dos restauradores recomenda a fabricação artesanal.

Até que localizei uma loja especializada que estava reproduzindo o overlay para o Space Invaders Deluxe. Overlay costuma ser uma peça de acetato ou acrílico que fica sobre a tela, sem ser diretamente colada, com coloração transparente ou translúcida.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Overlay Repro para a Versão Deluxe - AntonioBorba.com

Com relação à variação, entre o Space Invaders tradicional e a versão Deluxe não existem diferenças no jogo em si. O que muda é o acabamento do arcade e o colorido da tela. Entre colecionadores, de forma geral, o Space Invaders tradicional é considerado o modelo com o melhor arranjo do display, devido ao espelho refletivo e ao “teatro” com o planeta (Lua) e o céu estrelado. Enquanto isso, o Space Invaders Deluxe se destaca pelo colorido de sua tela, proporcionado pelo overlay.

Após concluir a pesquisa, resolvi adquirir o overlay e ter o melhor dos dois mundos: a imersão e a profundidade oferecidas no Space Invaders clássico somadas ao colorido do overlay do Deluxe.

Restaurando a Moldura ou Bezel

Parte importantíssima do acabamento do Space Invaders, necessária para dar a sensação de imersão no jogo, está na moldura de papelão, que em inglês podemos chamar de cardboard bezel. Este componente de simplicidade absurda é ao mesmo tempo muito difícil de fabricar e mais difícil ainda de comprar pronto. Devido ao seu tamanho, não cabe facilmente em uma embalagem de correio e não pode ser dobrado.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Bezel Cardboard em Péssimo Estado - AntonioBorba.com

Dessa forma, recorri aos “universitários”. Consegui ajuda do excelente time que temos na Magic Hologram e do competente Paulo Massaneiro, que pesquisou os mais diferentes materiais para entender o que faria sentido para a perfeita substituição da moldura.

Tentamos um pouco de tudo: alguns tipos de plástico e papel. Enquanto em alguns casos as cores não eram as ideais, em outros não tínhamos uma espessura adequada.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Primeira Tentativa de Construir uma Moldura - AntonioBorba.com

No fim das contas, Paulo trouxe a solução utilizando um acabamento um pouco mais sofisticado, com dois tipos de material: primeiro, uma cartolina preta para dar o formato original, que teve suas curvas cuidadosamente desenhadas a partir do modelo. Porém sua cor não trazia um preto na intensidade que queríamos, era um pouco esbranquiçada.

Por este motivo, revestimos a cartolina com um vinil preto fosco, o que deu um acabamento excepcional, sem falhas, e permitiu criarmos um substituto superior ao original, que será capaz de resistir a décadas de uso sem apresentar desgaste. 

As fotos falam por si. Conseguimos, nesta peça, superar em muito as técnicas de restauração da escola americana:

Após aplicado no arcade, o cardboard demonstrou sua excelência – os primeiros testes com o conjunto da moldura mais o overlay ficaram bastante satisfatórios.

Porém ainda seria preciso ajustar a imagem e “casar” as linhas dos invasores com as divisões de cores do overlay. 

A resposta está no próximo post, Fixando o Overlay e Ajustando a Imagem.

Conheça passo a passo a restauração do Space Invaders japonês, da Taito, através do índice dos capítulos.

comentar/ver comentáros

Outros Posts:

08/02/2012

Teoria Conspiratória: Facebook e o Governo Norte-Americano

O Facebook completou 8 anos e pode valer 100 bilhões de dólares. As notícias correm na mídia, o Magic Blog publicou uma retrospectiva da história da rede social e a Revista Veja desta semana colocou Mark Zuckerberg na capa. Quando uma empresa é onipresente e assunto constante na pauta de milh ...

Saiba Mais

21/03/2015

VENDIDOS: Dois Ataris – Applevision e CCE

UPDATE: estes itens foram vendidos. Confira outros lotes de videogames à venda ou entre em contato em caso de interesse. Ótima oportunidade para quem deseja reviver a nostalgia de jogar em um Atari de verdade gastando pouco, os dois lotes que separei para venda são modelos de Atari 2600 nac ...

Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*