Categorias: Arcades

Space Invaders #5: Restaurando a Estética


No quinto post da série em que conto o processo de restauração do Space Invaders Taito, vamos falar a respeito da parte externa do arcade. Após o desafio de adaptar a placa-mãereparar o monitor, instalar o kit de Multigame e High Score Save e adaptar a iluminação, iniciei a inspeção da estética do gabinete.

Arte-Final Frontal e das Laterais

Um aspecto importantíssimo a se levar em conta ao adquirir um arcade é a forma de aplicação das artes-finais no gabinete. É um pouco raro que arcades antigos utilizem adesivos. Especialmente aqueles mais antigos possuem artes-finais aplicadas por silkscreen diretamente na madeira. Por este motivo, o retoque é bastante difícil de ser feito. Há restauradores que optam por pintar as laterais e adesivar. Este método, de forma geral, é aceito no meio, porém retira bastante da originalidade da máquina.

No caso deste Space Invaders japonês, eu tive sorte de conseguir um gabinete com ótima conservação das cores. Aliás, seria bastante difícil adesivar este gabinete em especial, pois as ilustrações vão até a borda das laterais e a parte frontal. Alguns gabinetes da Era de Ouro dos Arcades possuem mais respiro, com a arte-final centralizada nas laterais, facilitando o processo de restauração e adesivagem, mas não é este o caso.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Lateral em Bom Estado - AntonioBorba.com

Portanto, devido às boas condições de conservação, a decisão foi manter a originalidade das laterais e da parte frontal, sem retoques.

Parte Traseira

A parte traseira do gabinete do Space Invaders não estava com boa apresentação. A pintura cinza estava muito velha e desgastada, com grandes partes do laminado descascando.

A opção foi partir para um processo de restauração com marcenaria. O primeiro passo, neste caso, é sempre preservar elementos que compõem a originalidade. Por este motivo, é importante retirar a placa de número serial, os parafusos e outros elementos autênticos, que deverão ser colocados no mesmo local após a restauração.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Laminado Traseiro Restaurado - AntonioBorba.com

Em seguida, a madeira foi laminada novamente com aplicação de tinta cinza no mesmo tom da original. O resultado ficou incrível e bastante satisfatório, como é possível ver pelas imagens. Todos os elementos foram inseridos novamente em seus devidos lugares.

O Acrílico – Plexiglass

Uma das coisas que mais me incomodavam nesta máquina era a condição do acrílico original. Também chamado de plexiglass ou simplesmente “plexi”, este tipo de componente risca facilmente, e a minha Space Invaders estava com marcas e riscos bem na linha de visão, incomodando a jogabilidade.

Além disso, a própria coloração da arte-final do acrílico, que deveria puxar para o laranja, já apresentava sinais de desbotamento, resultando em um tom amarelado.

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Acrílico ou "Plexi" - AntonioBorba.com
O acrilico original já demonstrava ter desbotado na parte exposta à luz

Levei bastante tempo para conseguir achar a solução. Como nos Estados Unidos a versão de Space Invaders mais comum é a da Midway, fabricada naquele país, é muito difícil conseguir um exemplar da Taito e, portanto, não há muitas alternativas para a restauração. Encontrei opções de impressão de adesivo, que por sua vez deveria ser aplicado em uma nova chapa de acrílico. Eu ainda estava resistente a este tipo de solução, por divergir muito da aplicação original.

Após algumas semanas de pesquisa e conversa com colecionadores, consegui localizar um restaurador na Europa que possuía uma linha de peças reproduzidas à perfeição para o Space Invaders Taito.

Adquiri um plexi com reprodução meticulosamente perfeita da versão japonesa. Sua impressão é feita em silkscreen com camadas de cores e fundo branco, o que é imprescindível para evitar que a tinta fique transparente ao ser colocada contra a luz. 

Após encomendar e aguardar por algumas semanas, finalmente recebi a tão esperada peça.

A instalação se revelou cheia de truques. Levei certo tempo até entender como funcionava a remoção do acrílico original, que exigiu a desmontagem de algumas estruturas e a localização de travas especiais no teto da máquina. Mas, após bater muito a cabeça, obtive sucesso!

Arcade Space Invaders Japonês da Taito - Travas de Teto - AntonioBorba.com

O passo seguinte demandou um demorado processo de desmontagem das molduras originais em aço inoxidável e adaptação no novo acrílico. A espessura ligeiramente maior do que a original (cerca de 1mm) se revelou difícil de compensar, pois as chapas originais estavam levemente amassadas e não encaixavam no acrílico. Naturalmente, todo cuidado era pouco para evitar quebrar ou danificar o plexi.

A solução foi desamassar certas partes das molduras com o auxílio de uma chave de fenda no tamanho exato e buscar o encaixe com paciência.

Instaladas as molduras, outro processo cuidadoso foi a inserção da nova peça de volta no arcade. A pequena diferença de espessura do acrílico fez com que o conjunto não encaixasse de imediato. O gabinete da Taito possui uma moldura frontal de madeira milimetricamente projetada para a espessura original do acrílico. A adaptação exigiu um paciente jogo de tentativas, com diferentes ângulos e forças, até que, finalmente, foi possível encaixar!

O resultado foi surpreendente e valeu todo o esforço: ver este Space Invaders voltando aos poucos à sua glória original, com excelente qualidade de imagem e transparência, foi uma sensação indescritível.

Veja no próximo post a busca pela melhora da imagem por meio da reconstrução do monitor.

Conheça passo a passo a restauração do Space Invaders japonês, da Taito, através do índice dos capítulos.

comentar/ver comentáros

Outros Posts:

14/01/2015

Atari 7800: Coleção Completa

O Atari 7800 foi o 3º console na linha sucessória iniciada no fim da década de 70 com o lançamento do videogame doméstico Atari. Enquanto no Brasil somente o primeiro modelo da linha - lançado em 1977 com nome completo de Atari 2600 VCS (Video Computer System) - ficou conhecido, nos Estados ...

Saiba Mais

24/11/2011

Magic Web Design: 15 Anos Quase Por Acaso

Hoje, dia 24/11/11, a Magic Web Design completa 15 anos e acontecerá nossa grande festa, para mais de 500 pessoas, no Graciosa Country Club de Curitiba. Tudo isso foi amplamente divulgado através do site Magic 15 Anos, que hoje transmitirá ao vivo esta festa "mágica". Nesse dia tão especial, ...

Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*