Joust Cocktail #2: Chegada ao Brasil – Uma Joia Rara

Alguns meses depois, aqui estava meu arcade Joust Cocktail da Williams, recebido em perfeito estado:

Joust Cocktail Arcade by Williams - Chegada no Brasil

Foi somente após concluir a inspeção inicial e posicioná-lo na minha sala que pude perceber a verdadeira beleza deste gabinete único:

Joust Cocktail Arcade by Williams - Chegada no Brasil

Pessoalmente, com boa iluminação, tive a grata surpresa de comprovar que a restauração promovida pelo antigo proprietário tinha sido realmente de grande qualidade técnica:

Joust Cocktail Arcade by Williams - Chegada no Brasil

A parte eletrônica também evidenciava um ótimo trabalho técnico, com flat cables substituídos e conectores novos em basicamente todos os chicotes, bem como clara indicação de conexão para alguns dos plugs principais provenientes da alimentação: ROM, CPU/PCB e SOUND, por exemplo.

Além disso, o power brick e a placa de força originais foram substituídos por uma switchable power supply da Happ, o que é um upgrade bastante comum. Muitos restauradores consideram que as fontes modernas para arcade proveem uma alimentação de energia com melhor qualidade e estabilidade, contribuindo para uma maior vida útil do arcade.

Um aspecto interessante de arcades modelo Cocktail é que, pela própria característica do tampo de vidro e do tubo posicionados para cima, geralmente os monitores se apresentam bastante limpos, com menos sujeira dentro da máquina. Este gabinete, em específico, estava em ótimo estado. Já nos modelos Upright, os monitores costumam apresentar uma grossa camada de pó, pois ficam na parte superior, voltados para frente, e recebem muita sujeira pelas entradas de ventilação do gabinete.

Outro aspecto que me chamou a atenção foi que, ao contrário do que indicavam as fotos originais enviadas pelo antigo proprietário, havia sido realizado o upgrade da bateria nesta placa-mãe. Abaixo, é possível perceber o antes e o depois:

battery mod torna muito mais segura a operação do arcade, pois esse tipo de bateria pastilha não vaza e evita o tão comum dano de corrosão à PCB, conforme mencionado no post anterior.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Joust Cocktail – Beleza, Inovação e Cooperative Play e 01 – Restauração Estética nos Estados Unidos.

O próximo post é o 03 – Ventoinha e Primeiras Partidas.

Conheça o passo a passo da restauração do Joust Cocktail, arcade da Williams, através do índice dos capítulos.

Uma resposta para Joust Cocktail #2: Chegada ao Brasil – Uma Joia Rara

  1. Pingback: Joust Cocktail by Williams – Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *