Joust Cocktail – Beleza, Inovação e Cooperative Play

Lançado em 1982 na versão Upright, Joust explodiu no mercado em 1983 como um jogo extremamente popular, ficando em primeiro lugar em janeiro e fevereiro daquele ano.

Porém, entre os conhecedores de arcades, a versão que brilha mesmo é o modelo Cocktail, objeto de desejo de muitos colecionadores. Os aspectos considerados são:

A Beleza do Projeto da Williams

Joust Cocktail é um projeto único – nenhum outro arcade possui design de gabinete semelhante, concebido com exclusividade para este título.

O motivo, como veremos melhor a seguir, é que esse jogo tem como característica o Cooperative Play, colocando os jogadores lado a lado em simultâneo na mesma tela. Até então, essa mecânica era inédita nos arcades.

Joust Cocktail Arcade by Williams - Restore

O layout de painel de controle levemente em diagonal desafiava os quadrados e monótonos gabinetes Cocktail no modelo padrão da Atari, cujos controles se situavam em lados opostos: os jogadores se revezavam em turnos para jogar um contra o outro enquanto a tela mudava de lado (flip):

Atari Missile Command Cocktail Cabinet

A Atari, cujos designs dos gabinetes Upright eram os mais fabulosos da época, dignos até hoje de exposição em museus, de fato pecava muito no layout dos Cocktails, considerados, aparentemente, como uma opção secundária.

Já a qualidade da Williams iria muito além do design inovador. A madeira utilizada no gabinete era um compensado de alta qualidade, ao contrário do aglomerado poroso adotado pela Atari, que com o tempo tende a esfarelar.

Joust Cocktail Arcade by Williams - Restore

Ao abrir e observar os detalhes do gabinete da Williams, bem como as imponentes 19 polegadas do seu monitor, é possível notar claramente um forte padrão de qualidade, que segue um projeto personalizado para o jogo.

Joust Cocktail Arcade by Williams - Restore

Tudo isso é ainda mais impressionante considerando que foram fabricadas somente 500 unidades desse tipo de gabinete, apesar do esforço que tiveram para conceber este projeto dedicado.

Joust Cocktail Arcade by Williams - Restore

O lindo gabinete do Joust, sem dúvida alguma, merece lugar de destaque em qualquer uma das poucas coleções que têm o privilégio de contar com um exemplar.

Inovação e Cooperative Play

Como já mencionado, o modo cooperativo do Joust é uma clara mudança no paradigma dos arcades da época, quando os jogadores, até então, se revezavam em turnos e estavam sempre competindo entre si.

Joust inovou ao oferecer um modo baseado na união de forças para derrotar os adversários e avançar no jogo, apesar de os jogadores competirem por pontos e poderem até mesmo matar uns aos outros. 

Ainda que a versão Upright do Joust ofereça a possibilidade de modo cooperativo, é justamente o modelo Cocktail que permite a melhor experiência de jogabilidade: os participantes ficam com mais espaço entre eles em comparação com a versão Upright, o que proporciona conforto e melhor acesso ao painel de controle individual.

O game em si é bastante divertido, proporcionando momentos engraçados quando jogado em dois players, pois é preciso dividir o espaço disponível nas fases e evitar matar um ao outro por acidente.

Joust: As Sequências

A Williams inovou novamente em 1983 ao lançar o Joust Pinball, seguindo um formato que não era exclusivo, mas certamente raro, em que os jogadores competem entre si diretamente através de um tabuleiro com dois lados.

Joust Pinball - Head to Head Play

Essa inusitada máquina teve apenas 400 unidades fabricadas, um número especialmente baixo para um pinball, e hoje é considerada uma verdadeira raridade, já tendo alcançado até 20 mil dólares em leilões.

Voltando aos arcades, cabe observar que o formato vertical de posicionamento do monitor era o padrão de ouro de muitos gabinetes até 1983, mas foi perdendo espaço para os novos jogos que davam preferência ao palco horizontal.

Enquanto o Joust original utilizava, em 1982, o formato horizontal, a Williams tentou inovar mais uma vez ao lançar sua sequência, em 1986, chamada Joust 2: Survival of the Fittest. Curiosamente, esse arcade foi projetado com tela na vertical, em uma época em que tal padrão já estava em baixa.

Joust 2 - Survival of the Fittest - Arcade by Williams

Joust 2 se revelou um jogo extremante difícil, com uma quantidade enorme de fases, trazendo novidades como voz sintetizada, diferentes cenários, novos inimigos e uma mecânica rápida que por vezes parecia ter vida própria, aproximando-se de um cartoon.

É um jogo mais raro, porém justamente pela sua dificuldade e pelo excesso de grafismos, perde muito para o original no “fator clássico” e não representa um grande objeto de desejo entre colecionadores. Além disso, ao contrário do primeiro jogo, Joust 2 não possui versão Cocktail.

Este post é a parte inicial de uma série.

O próximo post é o 01 – Restauração Estética nos Estados Unidos.

Conheça o passo a passo da restauração do Joust Cocktail, arcade da Williams, através do índice dos capítulos.

2 Respostas para Joust Cocktail – Beleza, Inovação e Cooperative Play

  1. Pingback: Joust Cocktail #7: Final – Restauração Eletrônica Completa - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  2. Pingback: Joust Cocktail #2: Chegada ao Brasil – Uma Joia Rara - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *