Space Invaders #8: Fixando o Overlay e Ajustando a Imagem
Este é o antepenúltimo post da série que conta como restaurei meu Space Invaders japonês. Até aqui, as principais etapas já foram percorridas: reparo da placa-mãe, conserto do monitor, instalação do kit Multigame e High Score Save, ajustes na iluminação, restauração do acrílico, reconstrução do monitor e restauração do overlay e da moldura.
No último post, o estágio da restauração foi de teste bem-sucedido da moldura e do overlay. Havia chegado o momento de fazer todos os ajustes finais na imagem para sincronizá-la com as linhas coloridas do overlay.
Um dos melhores testes disponíveis para esse momento é a matriz de linhas, que permite ajustar a geometria. É preciso entrar no modo de testes para obter esta tela:
Com a matriz de linhas disposta no tubo, é hora de ajustar todos os potenciômetros ou trimpots do monitor: brilho, contraste, frequência, hold, altura e linearidade. Os ajustes não são muito simples, pois algumas posições dos trimpots apresentam erros devido à idade dos componentes. De qualquer forma, após algumas tentativas, cheguei a um resultado bem satisfatório.
O Cuidadoso Ajuste do Pescoço do Monitor
Ao realizar os primeiros ajustes, foi possível perceber que a imagem ainda apresentava uma leve inclinação que não poderia ser resolvida eletronicamente. Neste caso, pela segunda vez, tive que fazer um delicado ajuste do pescoço do monitor.
O pescoço é a peça de vidro que envolve o canhão de elétrons. Ele não pode sofrer danos, pois internamente contém vácuo. Qualquer trinca ou quebra inutiliza o tubo.
A técnica utilizada para ajustar a rotação da imagem envolve soltar a trava que prende o pescoço com todo cuidado: se soltar demais, a peça pode cair; se apertar demais, pode quebrar.
A Combinação Moldura + Overlay
Depois que realizei os devidos ajustes de imagem, o Paulo da Magic Hologram me ajudou a achar uma solução para a fixação do overlay. Apenas relembrando, o overlay é uma peça que faz parte do Space Invaders Deluxe e eu optei por adaptá-la ao Space Invaders original, que possui uma melhor profundidade de tela. Por esse motivo, não existe nesta máquina um suporte para acomodar o overlay.
Após fazer alguns testes de fixação, verificamos que nenhum resultado ficava satisfatório e o casamento do overlay com a imagem seria um problema se optássemos por fixá-lo diretamente sobre o tubo.
Até que pensamos na solução ideal, fixar o overlay diretamente na moldura de papelão:
O trabalho final ficou surpreendente! Sem pontos de falha, o projeto estava pronto.
O ajuste fino
Após concluir o trabalho de unir a moldura ao overlay, só bastava fazer o ajuste fino. A moldura foi inserida corretamente no espaço devido. Na fabricação deste arcade, a moldura costuma ser fixada com grampos diretamente na madeira, nesta parte:
Em uma máquina antiga, que pode exigir manutenção periódica, costumamos evitar a fixação com grampos. Neste caso, um pouco de fita adesiva de boa qualidade pode fixar de forma adequada, ou podemos utilizar até mesmo algum suporte com parafuso, o que permite retirar e colocar a moldura a qualquer momento.
A principal vantagem do ajuste fino é poder ordenar as linhas coloridas com as partes corretas da tela – por exemplo, o verde em cima da linha de escudos. Como referência, usei a imagem de um Space Invaders Deluxe original:
Após os ajustes, eis como ficou a imagem – simplesmente perfeita. Ainda é possível descer um pouco o overlay para que o escudo fique 100% dentro do verde, porém, é importante testar com outros jogos.
E, de fato, em outros jogos do multigame kit, o overlay casou muito bem neste ajuste:
Confira o próximo post, sobre a minha busca pela placa original da Taito.