Asteroids Deluxe #5: Placa Reguladora de Áudio × Sense Circuit Queimado
A placa Audio Regulator A/R do arcade Asteroids Deluxe geralmente é do modelo A/R-I-03. Enquanto alguns modelos A/R-I-01 (do primeiro Asteroids) foram convertidos, ainda na fábrica, para o modelo 03, aparentemente a minha placa se trata da A/R-I-03 original, e não proveniente de conversão, uma vez que possui um par de capacitores maiores na parte inferior esquerda e há a ausência de resistores extras sobre o capacitor horizontal (evidenciada pelos pontos de solda sem componentes).
Uma excelente explicação sobre a conversão da placa reguladora é dada pelo AndrewB (profissional que consertou um dos monitores do meu Black Widow) neste link para um post do Arcade Museum. A indicação do modelo 03 é encontrada no escrito à caneta preta original de fábrica, na parte superior da placa, ao lado da inscrição Atari©79, e ainda há um carimbo registrando o teste na data de 18/05/1981, que condiz com o ano de lançamento do Asteroids Deluxe.
Ao retirar a placa Audio Regulator A/R do gabinete, meu olho seguiu diretamente para o diodo do Sense Circuit, um belo feito de engenharia da Atari que serve para regular a voltagem enviada à placa-mãe do jogo, conforme explicado no post linkado neste parágrafo.
Claramente, aí estava o defeito. A voltagem aumentou e o diodo fritou. Isso é bem melhor do que ocorrer a queima da cobertura metálica do edge connector da placa de jogo, o que exigiria trabalho para restaurar. Porém, eu reparei que a PCB desse arcade sofreu certo restauro na forma de um “enchimento” dos conectores de borda, que possivelmente apresentaram problema no passado. Desta forma, o elo fraco passou a ser o diodo, que não resistiu e queimou. No entanto, também é possível que esse diodo já estivesse desgastado.
Em seguida, eu retirei o diodo queimado, fiz uma limpeza da região e, para não ter que encomendar a peça, localizei um diodo original, em plena condição de uso, em um power rebuild kit antigo, utilizado no recap da placa reguladora do meu Asteroids original.
Após este reparo, eu tratei de substituir o transistor 2N3055, uma manutenção extremamente recomendada, de caráter preventivo, que é feita para evitar problemas mais graves nos componentes eletrônicos do arcade. Novamente, o post linkado neste parágrafo traz mais explicações a respeito.
Com os reparos feitos, nas fotos a seguir é possível comparar o antes e o depois da A/R-I-03:
Após montar o power block no lugar, a melhor forma de ter certeza de que os parâmetros estão corretos e não existe previsão imediata de queima dos componentes importados ligados ao Sense Circuit é checar a voltagem correta, primeiro diretamente na placa reguladora:
Como é possível perceber, o multímetro indica por volta de 5,1 V, o que é bom, sempre considerando 0,1 V a mais no envio à PCB. Afinal, o segundo teste, diretamente na placa-mãe, vai sempre indicar uma queda, estando 4,9 V, dentro do aceitável:
E, assim, power block feito, montado e conferido!
O teste final, conforme esperado (mas sempre um pouco tenso), se revelou perfeito, sem qualquer beep indicativo de problemas, e com um clean boot levando direto ao menu multigame e depois ao jogo:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: História dos Arcades – Entre o P&B e o Color, Existia o Overlay, 01 – Diferenças Entre o Asteroids e o Asteroids Deluxe, 02 – Inspeção, Testes e Ajustes Iniciais, 03 – High Score Save e Multigame Kit e 04 – Falhas e Revisão do Power Block.
O próximo post é o 06 – Electrohome G05-802 Monitor Rebuild 1 – Deflection Board.