Missile Command #9: O Desafio do Vidro e dos Adesivos

Cocktail Missile Command, da forma que chegou para mim, veio com um vidro levemente menor do que a largura da superfície de madeira. Na falta de uma amostragem adequada (este é o único exemplar disponível no Brasil), fica difícil saber, por diferença de alguns milímetros, se isto é normal ou se o vidro foi fabricado ligeiramente fora da especificação.

Alguns indícios, entretanto, levam a crer que o vidro já foi substituído. Os adesivos que deveriam existir entre o vidro e a madeira, com o nome do jogo e instruções de uso, deram lugar, na verdade, a réplicas muito malfeitas e impressas em jato de tinta, em uma lamentável tentativa de reproduzir os originais.

Ao pesquisar, me deparei com uma grande dificuldade: simplesmente não consegui localizar referências sólidas de arte-final para a versão Cocktail do Missile Command. Entretanto, encontrei um fornecedor que fabrica uma réplica do vidro original, com aplicação na parte de trás, e também oferece a opção de um adesivo com a arte-final – este, por sua vez, com opções de impressão sobre adesivo transparente ou imitação de madeira.

Pela dificuldade de importar o vidro inteiro, optei por adquirir o adesivo transparente. Com relação ao acabamento de madeira, durante a reforma do arcade substituí propositalmente o acabamento anterior da superfície, feito em tinta preta, por uma madeira laminada com a mesma estampa das laterais. Em pesquisa que realizei, não ficou claro se o acabamento original de fábrica era o preto ou o fundo de madeira, havendo dúvida até mesmo entre os colecionadores. Porém, a produção do adesivo com opção de acabamento em imitação de madeira pode significar que existiam ambas as variações.

Abaixo, relembrando, a foto do acabamento em tinta preta (como veio) e o laminado (como deixei):

O Desafio da Aplicação

Para aplicar o adesivo, utilizei as instalações da Magic Hologram e tive ajuda do Paulo Massaneiro, responsável pela operação. Entretanto, o processo se revelou bastante difícil. 

O vidro original estava bastante riscado, de forma que encomendei a fabricação de um modelo na mesma espessura e com medidas levemente maiores, que permitissem cobrir toda a superfície do tampo. Porém, durante a tentativa de aplicação percebemos que este vidro, embora estivesse no tamanho exato do tampo, ainda era pequeno para a aplicação do adesivo até a borda. Sobravam alguns milímetros de adesivo, e cortá-lo de maneira uniforme em toda a borda seria bastante difícil. O mais provável é que ficasse torto.

Calculando o valor de um vidro e do adesivo com frete internacional e impostos, a conclusão é que seria mais barato fabricar outro vidro do que comprar um segundo adesivo, portanto a decisão foi de não arriscar cortá-lo.

O segundo vidro que pedi para fabricar, ligeiramente maior que o primeiro, foi entregue para nova tentativa de aplicação, porém no meio do processo percebemos que estava riscado. Então solicitamos a fabricação de um terceiro vidro.

O terceiro vidro finalmente chegou, e a aplicação foi um sucesso. O resultado foi muito bom e fiquei satisfeito com o que conseguimos alcançar.

Cardboard Bezel e Acrílico

Assim como na reforma do Space Invaders, em que fabricamos uma moldura de cartolina com aplicação de vinil em substituição à original, adotamos a mesma técnica na fabricação do cardboard para o Missile Command.

Já com relação ao acrílico, que estava riscado, tivemos bastante dificuldade de conseguir a substituição no Brasil. Os modelos fumês que estavam disponíveis nos fornecedores regionais eram ligeiramente mais escuros que o original, e eu não quis substituir, com receio de prejudicar a imagem do tubo.

A solução que adotamos foi realizar um polimento no acrílico original, que ficou bastante satisfatório, removendo os riscos mais grosseiros e deixando a peça bastante adequada para uso.

Arcade Missile Command - Cocktail - Atari - Plexiglass

É neste momento de substituição do vidro que se faz a fixação do acrílico + cardboard, pois ambos ficam prensados entre o tampo e o tubo.

O Encaixe no Cocktail

Ao colocar o vidro sobre o tampo do Cocktail, foi possível perceber que estava ligeiramente maior que o tampo, por questão de milímetros. Ficou no limite da possibilidade de uso. Durante o processo do teste de fixação, infelizmente uma parte do vidro lascou, mas, felizmente, foi em uma ponta que ficaria dentro da cantoneira. Com o adesivo já aplicado, a substituição já não seria possível.

Após centralizar o vidro corretamente, o próximo passo foi fixar as cantoneiras. Os parafusos originais, já espanados, foram substituídos por modelos com rosca de maior espessura, para permitir uma fixação mais firme na madeira original do tampo. Como o vidro estava ligeiramente maior, as cantoneiras entraram um pouco apertadas e alguns parafusos tiveram que ficar com uma sutil inclinação de fora para dentro.

Arcade Missile Command - Cocktail - Atari - Glass and Corners

Somente neste momento foi possível perceber que as cantoneiras não haviam sido pintadas, na marcenaria, com a tinta adequada. Elas descascaram em diversos pontos. O procedimento ideal seria recolhê-las e enviá-las para a pintura eletrostática. Porém, a esta altura, com o vidro pronto para ser fixado, preferi não realizar este procedimento. Optei por uma certa dose de improviso, com a possibilidade de realizar a pintura da forma correta em outro momento.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: 00 – Post Introdutório: A Única Forma de Jogar, 01 – A Chegada do Modelo Cocktail, 02 – Trackball: Um Controle Muito Especial, 03 – Multigame + High Score Save, 04 – Desmontagem Completa da Eletrônica, 05 – Restauração Completa do Gabinete, 06 – Zincagem e Restauração do Conjunto de Força, 07 – Montagem da Eletrônica e 08 – Trackball Iluminada x Trackball Original.

O próximo post é o 10 – Repinagem dos Conectores.

Conheça o passo a passo da restauração do Missile Command Cocktail, arcade da Atari, através do índice dos capítulos.

Uma resposta para Missile Command #9: O Desafio do Vidro e dos Adesivos

  1. Pingback: Track & Field Cocktail #9: Acabamento – Acrílico, Vidro, Moldura e Monitor - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *