Categorias: Atari Gaming

Atari: a História da Minha Coleção com 1.673 Cartuchos

Atari 2600 - Maior Coleção do Brasil - AntonioBorba.comO Atari 2600 é chamado até hoje de “o rei dos consoles“. Foi o videogame que mais impactou uma geração, se transformou em sinônimo dos anos 80 e sua trajetória se confunde com a própria história da indústria do entretenimento, que culminou com o grande crash da indústria dos videogames.

Eu tive um Atari quando criança e cresci gostando de videogames, arcades, fliperamas, enfim, tudo quanto é jogo eletrônico. Com o tempo, os videogames velhos foram “doados” e passei a dedicar meu tempo a computadores, indo do TK-85 até MSX e, eventualmente, o PC (época de Wolfestein, Doom e Dark Forces, para abreviar). Ainda era fascinado pela magia do Atari, mas jogava meramente em emuladores como o Stella.

Foi em 2004 que descobri que havia um imenso mercado de videogames usados sendo comercializados em sites de leilão como Mercado Livre e eBay. Adquiri meu “primeiro Atari em vida adulta”, comprei alguns cartuchos, controles e de repente me vi com dezenas e centenas de itens, muitos dos quais repetidos. Passei a vender via Mercado Livre e fóruns internacionais. Conheci os maiores colecionadores mundiais de Atari, alguns pessoalmente em viagens que fiz ao exterior, como por exemplo Rick Weis.

Em uma destas viagens, também tive a oportunidade de conhecer a maior coleção particular de arcades dos Estados Unidos, a Luna City Arcade. É uma fantástica viagem aos anos 80, repleta de raríssimas máquinas vetoriais, que pertencem a Peter Hirschberg.

Atari 2600 - Maior Coleção do Brasil - AntonioBorba.com

Toda esta trajetória me levou a construir a maior coleção de Atari do Brasil, recorde que foi homologado pelo site RankBrasil. Além disso, fundei um fórum que reune os principais colecionadores de Atari do país, chamado AtariBrazil. O fórum é fechado, mas se você é colecionador de videogames e tem interesse em participar, faça um contato.

Atualmente, meus compromissos profissionais impedem de dedicar meu tempo a continuar colecionando. Pretendo retomar isso algum dia. A coleção está muito bem guardada e conservada, porém sem muita progressão de 2007 para cá.

A revista Info Exame, edição de Maio/2011, fez uma matéria sobre minha coleção que chamou bastante a atenção da comunidade. A matéria saiu na Exame e na Info. O scan da Info Exame pode ser conferido abaixo:

<>Revista Info Exame - Coleção Atari Antonio Borba

No mesmo mês, o jornal Gazeta do Povo fez uma matéria de capa do Caderno de Tecnologia com destaque para a minha coleção e chamada na capa principal. Confira a  matéria on-line da Gazeta ou clique na imagem abaixo para ver o jornal impresso:

Gazeta do Povo - Coleção Atari Antonio Borba

A edição de agosto/setembro da revista EGW/GameWorld, fez uma matéria muito interessante. Quem quiser ler, pode clicar na imagem abaixo para ampliar:

Revista EGW - Coleção Atari AntonioBorba.com

Sábado, dia 17/09/11, minha coleção voltou à tona na capa do renomado portal G1, da Globo (clique para ler). Para ver a capa do G1, basta clicar na imagem abaixo:

Capa Portal G1 - Coleção Atari Antonio Borba

A seguir, alguns links que podem interessar a quem curte Atari e videogames antigos:

Se você curtiu, fique à vontade para deixar seu comentário aqui no blog.

189 comentários em Atari: a História da Minha Coleção com 1.673 Cartuchos

Outros Posts:

12/12/2011

Nós Temos o Poder da Escolha?

Como bom fã de Roger Waters (ex-vocalista do Pink Floyd), eu já analisei e interpretei todas as suas letras. Uma delas em particular me chama muito atenção. É um trecho de "It's a Miracle": We've got Mercedes We've got Porsche Ferrari and Rolls Royce Yeah we've got choice Waters quer ...

Saiba Mais

13/03/2012

Correndo com o Newton MV2

Eu sou fã incondicional dos tênis de corrida da Newton Running, o que me levou a escrever um post sobre suas cores e funcionalidades (confira). De fato as cores berrantes estilo "ame ou odeie" me incomodam ligeiramente. Até escrevi no Facebook da Newton comentando a respeito, mas eles levam esse ...

Saiba Mais

189 Respostas para Atari: a História da Minha Coleção com 1.673 Cartuchos

  1. Wesley disse:

    Oi vc poderia me dizer quais as dimensões desses cartuchos quadrados tradicionais de Atari? Por favor

  2. Pingback: Bonaccorsi - O Menino Que Mudou a História do Atari | AntonioBorba.com

  3. Italo Cesar disse:

    Fala Borba, boa noite. Rapaz, cada vez que recebo uma notificação no meu e-mail do seu site, eu ja fico esperançoso achando que você esta publicando coisas novas da sua coleção.
    Você tem uma coleção de encher os olhos. Deixe-nos ficar emocionado também. Nos atualize!! Faça videos mostrando seus itens novos POR FAVOR! rsrs
    Vi em um dos comentarios que você esta com um canto novo, mais organizado (já era incrível antes). Nos mostre esse canto novo, com videos, fotos…
    Forte abraço!

    • Antonio Borba disse:

      Italo, bom dia. Você tem absoluta razão, fico contente e agradeço muito a gentileza dos seus comentários. Cara, a minha vida anda bastante corrida e preciso me organizar para isso. Prometo que vou tentar! Abraço!!!

  4. Roger disse:

    Boa noite! Em Outubro de 2019 falando de ATARI 2600 rsrs
    Então, ATARI foi o meu primeiro video game e comecei apenas este ano a colecionar… após 35 anos consegui o Montezuma’s Revenge completo rsrs… meu jogo preferido… estou tentando aumentar minha colecao, mas procuro apenas jogos completos com manual e caixa, mas os preços estão exorbitantes…

    • Antonio Borba disse:

      Roger, como vai? Calma,não é outubro ainda, é mês 8 – agosto! hehe. Bem, eu entendo o que você está dizendo e o mercado ficou completamente louco de uns tempos para cá. De fato, está exorbitante comprar games de Atari, tanto no Brasil quando fora, e há bem pouco tempo não era assim. Agora, definitivamente, Não acho um bom momento para colecionar, ainda mais com o dólar a R$ 4… Concordo plenamente com você. De que cidade você é?

      • Roger disse:

        Sou do Rio. comprei o jogo pelo Ebay, e infelizmente, como mencionou, decidi colecionar em um momento conturbado com o dolar alto, mas vou te dizer que não pensei no valor quando comprei, mas na satisfação de jogar novamente o meu jogo preferido. Quando era criança era raríssimo encontrá-lo, busquei por anos no mercado livre, logo não pensei 2x quando o encontrei completo. Tentei jogar jogos atuais, tenho mais de mil jogos na plataforma Steam mas não tenho a mesma satisfação quando jogo atari, nintendinho ou snes rsrsrs comprei um monitor profissional Ikegami e estou curtindo bastante os jogos que tenho. Fiquei feliz de ver esse forum e de ver que o atari não morrei. Estou jogando com a minha filha e espero que ela dê continuidade!

  5. Marcelo Mesbla disse:

    Antonio Borba, brilhante coleção.
    Vi que a postagem é antiga (2011). Você aumentou mais a coleção?
    Sou fã do Atari, mas só tenho dois consoles: um CCE Supergame VG-5600 (adquirido em 1988) e um Atari Flashback 9 Gold (adquirido agora).
    Tenho 50 anos, jogo Atari desde os 18.
    Também jogo Atari via emulador no RASPBERRY.

    Este Atari Flashback 9 é muito bom. Ele tem 120 jogos na memória, SAÍDA HDMI, dois controles sem fio e entrada para cartão SD.
    Eu pus quase 1000 ROMs de Atari no cartão e jogo no console como se fossem cartuchos originais, além de que, ele tem uma imagem maravilhosa.
    Parabéns pela coleção, gostei muito, nunca vi algo parecido.
    Abraço.

    • Antonio Borba disse:

      Fala Marcelo, tudo bem? Muito obrigado!
      De fato, eu não estou mais tendo tempo de atualizar meu blog e até mesmo fotos da minha coleção, o que é uma pena. Mas mudei de local, consegui reorganizar de maneira muito melhor tudo que eu tinha, está bem bacana. Ainda estou tentando completar minha coleção de Flashback 8, depois vou partir para o 9, bom saber que você gostou.
      Com relação ao tamanho da minha coleção, eu tenho aumentado bem devagar os ítens mais raros na caixa, até mesmo porque como tenho quase tudo dos mais comuns, cada item que preciso comprar exige certo investimento e é difícil de achar. Desta forma, minha coleção com games completos na caixa, americanos, está ficando maior. Vamos ver se qualquer hora eu consigo colocar fotos.
      Abraços e valeu por escrever!

  6. Italo Cesar Ferreira disse:

    Ola Antonio, parabéns pela sua coleção. Principalmente pelo estado de preservação dos seus itens.
    Poderia me tirar uma dúvida? Você saberia me dizer quantos jogos foram lançados pela Polyvox? Obrigado!!

    • Antonio Borba disse:

      Italo, boa noite, peço mil desculpas pela demora. Pode haver variação no número exato, o que temos registrado é 55 variações, porém algumas são os mesmos jogos lançados em estilos de cartuchos diferentes (exemplo, case normal ou estilo Activision, como o jogo Enduro. Obrigado pelo comentário. Abraços

  7. guarani disse:

    Parabéns pela coleção. É verdade que o Squirrel e o Dancing plate da CCE são jogos raríssimos de encontrar e quando se acha o seu valor é alto?

  8. José Mello disse:

    Gostaria de parabenizar Antonio Borba por este site dedicado ao Atari.
    Também vivi os anos 80 e o Atari foi uma das coisas que mais marcaram pra mim esta época.
    Com relação ao trabalho do Leandro e do Darcio com a produção do New Marauder, é digno de parabéns, tanto pela iniciativa quando pela capacidade. Fiquei impressionado ao saber que temos um trabalho brasileiro nesse campo e com esse nível.
    Com certeza vale a pena ter o gosto de, novamente depois de 30 anos, poder abrir e tirar um cartucho de Atari novinho de dentro da caixa.
    E por falar em cartuchos de Atari novinhos, Gostaria de deixar um comentário aqui em aberto para ver a opinião dos demais colegas fãs de Atari: Alguém já percebeu como estão aparecendo uma quantidade absurda de jogos de Atari ainda lacrados na caixa pra venda naquele famoso site de compra e vendas on-line? Nem na época do “auge” do Atari no Brasil dos anos 80 eu lembro de ter visto tanta caixa lacrada nas lojas kkkk. Até porque pelo que me lembro, estes jogos vinham num lote de 10 caixas do mesmo título dentro de uma caixa maior, esta sim com adesivo lacrando, e por tanto elas não vinham plastificadas individualmente. Muito menos com essa plastificação soldada a calor nas bordas como as que se encontram pra vender naquele site de compra e vendas. Será que ninguém se alertou disso???

    • Antonio Borba disse:

      José Mello, muito obrigado pelo comentário! Já repassei a mensagem ao Leandro da More Games e ele ficou muito contente! A respeito dos cartuchos lacrados, você certamente está se referindo ao eBay, e não ao ML, pois, este último, realmente é complicado e anda pintando muito relabel, para quem coleciona está complicado! Enfim, valeu, meu caro. Um abraço!

  9. Pingback: A New Marauder: Homebrew Atari Sensacional | Antonio Borba e Seus Conflitos

  10. joao disse:

    bom dia sr.antonio por gentileza saberia me dizer se conhece alguer interesado em comprar um dactar comp.com manual.e quanto e a avaliacao de preco dele.obrig.

    • Antonio Borba disse:

      João, difícil dizer mas é um item raro, se você tem um, conforme estado, se tem caixa ou manual, pode ser mais valioso. Ideia de preço difícil dizer. Mas se tiver fotos, me avise que mando um e-mail pra você. Abraços

  11. Olá, boa noite! Espero que tudo esteja bem contigo 🙂
    Antônio, estou procurando um Dynavision 1, aquele compatível com Atari. O procuro por motivos sentimentais, eu ganhei um Dynavision quando era garoto, foi o estopim da minha paixão por games (hoje por sinal com 38 anos sou gerente de uma loja de games), e infelizmente por motivos financeiros tive que me desfazer do console ao fim da minha adolêscência. Procuro ter novamente esse videogame desde então, duas décadas se passaram e ainda estou procurando-o. Qualquer ajuda sua nessa minha busca será muito bem vinda, e eu agradeço desde já a sua atenção!

  12. Pedro Hamilton Oliveira disse:

    Interessa Paddle Controller Dynacom na caixa original? Estão em ótimo estado.

  13. Pingback: Atari Importado Frente de Madeira com 125 Jogos | Antonio Borba

  14. Alexandre de Oliveira Giriboni disse:

    Tenho 2 atari
    1 de madeira 1 comun

    umas 60 fitas em media

    Interressa?

  15. layla disse:

    Oi quanto custa um atari 2600, quero comprar um e queria saber o preço

  16. Pingback: Atari 7800: Coleção Completa | Antonio Borba

  17. Eduardo Brzowski disse:

    Oi tudo bem? Antonio eu tenho um Atari 2600 e gostaria de mudar a saída dele para uma saída que possa ser colocada nas tvs mais modernas para tirar o ruido da imagem um pouco, vc conhece alguém que faça esse serviço? Parabéns pela coleção!!!!

  18. Pingback: Atari Activision: Coleção Completa | Antonio Borba

  19. Pingback: Bonaccorsi - O Menino Que Mudou a História do Atari | Antonio Borba

  20. Clovis disse:

    Olá, Antônio!
    Muito fera a sua coleção! Eu li que você possui cartuchos repetidos. Você os venderia? Tem uma listagem desses cartuchos? Abraços e parabéns pelo acervo.

  21. Pingback: À VENDA: Ataris Dactar na Caixa com Vários Jogos e Controles | Antonio Borba

  22. Pingback: Atari e os Natais Eletrônicos de 83 e 84 | Antonio Borba

  23. Pingback: Instalando os Videogames Antigos - Skooter Blog

  24. Uellington Junior disse:

    Senhor Antônio Borba, Sou aluno do Colégio Técnico da Fundação José Carvalho em Pojuca-BA,cidade vizinha a que moro ,nessa instituição curso no momento o 2º ano do Ensino Médio, uma escola muito repeitada na região pela qualidade de ensino e magnitude de seus trabalhos. Sabendo de suas várias ocupações , entre elas a de colecionador de consoles e games Atari , venho através desta mensagem apresentar o mais novo projeto das turma que faço parte. Estamos empenhados, a partir de uma proposta do nosso professor de Informática,em apresentar uma uma feira com o tema: A Evolução dos Videogames,onde apresentaremos para os mais de 400 alunos de nossa instituição, as várias fases do ramo dos consoles e sua evolução até o cenário atual.Em nome da minha turma , gostaria de saber se poderia nos ajudar a incrementar essa apresentação com algum material em vídeo, ou como achar melhor, relacionado à sua coleção de consoles Atari e direcionado aos alunos do Colégio Técnico da Fundação José Carvalho no intuito de tornar a nossa feira mais interativa. Fico no aguardo de um retorno e espero que esse seja positivo, mesmo com a ciência de suas ocupações. Desde já, agradeço a sua atenção. Uellington Pinto Pereira Junior Catu-BA

  25. Leandro Lima disse:

    Olá boa tarde! Gostaria de saber se você tem uma listagem de cartuchos a venda e os preços. Aguardo informações. Obrigado.

  26. Pedro ivo Camarinha disse:

    Gostaria de saber a lista de cartuchos que tem pra vender do Atari 2600.
    Obrigado

  27. Fagner disse:

    Antônio , coleção belíssima, bate uma saudade da infância, recentemente tenho comprado alguns consoles antigos, gostaria de receber por e-mail sua lista com items a venda, é possível? Abraços.

  28. Francisco disse:

    Ola,
    sou colecionador de atari e tenho alguns cartuchos, que guardo em suas caixas originais, porém tive a triste surpresa de ver que esses cartuchos estão oxidando. Tenho uns raros como Roo of Doom, mas fiquei triste ao ver a mancha no label devido a oxidação dos parafusos. Você poderia me dar umas dicas de como guardar e cuidar corretamente de minha coleção?? Voce tem para vender?? Obrigado.

    • Antonio Borba disse:

      Francisco, uma certa oxidação é normal, na minha coleção eu guartudo tudo com antimofos nos armários e ainda tenho um equipamento para controlar a umidade da sala. Mande uma foto para eu ver seu cartucho. Você tem interesse em comprar alguns games, é isso? Caso positivo, me confirme e enviarei um e-mail. Abraços

      • Francisco disse:

        Olá, obrigado por responde esse pequeno colecionador de atari 2600!! Podeira me mandar fotos desse antimofo, para eu comprar? tenho interesse sim por jogos se pude me manda um e-mail. Veja as fotos que tirei: Na foto 1 e 3 mostra como estou armazenando meus cartuchos agora (o que achas??), tirei das caixas originais e coloquei eles numas caixas de plástico.. Na foto 2 Room of Doom com o label manchado (buaaaaa) devido a oxidação. Me manda um e-mail para eu poder te enviar as fotos!!
        Francisco

  29. Pingback: O Fantástico Simulador de Game & Watch | Antonio Borba

  30. Carlos Eduardo disse:

    Boa noite! Quanto custa um Atari em boas condições, pronto para continuar a ser usado? Desde já agradeço.

  31. MARCOS ROBERTO NEVES disse:

    OI AMIGO TENHO ATARI CCE QUERO COMEÇAR A MINHA COLEÇAO VC TEM PRA VENDER ALGUMA

  32. Pingback: Anatomia de um Lote de Atari | Antonio Borba

  33. Ricardo disse:

    Olá Antonio, iniciei uma modesta coleção e o primeiro console é o Atari 2600, acompanha 15 cartuchos, mas alguns não encaixam no console, pois estão com aquelas duas varetinhas internas do cartucho quebradas, tenho receio de forçar, apesar do cartucho ser original, polivox. Tem alguma dica ou solução para isso?

    • Antonio Borba disse:

      Olá Ricardo, tudo bem? Eu recomendo comprar outros cartuchos, afinal não são caros. Abas quebradas são um saco, fica ruim de encaixar mesmo. Caso queira comprar algo de Atari me avise, que lhe envio uma lista por e-mail. Abraços.

  34. Gustavo disse:

    olá Antonio,eu preciso de sua ajuda,meu pai tem um video-game antigo chamado Super Game,ele é um video-game como o Atari porém numa versão diferente e mais barata,muitas pessoas q não tinham dinheiro o suficiente na época para comprar um Atari compravam o Super Game q foi lançado na mesma época do Atari,vc pode me dizer se os jogos do Atari funcionam normalmente no Super Game?…muito obrigado,abraços.

  35. Matheus de Araújo disse:

    Antônio, você tem cartuchos para Atari Jaguar disponíveis pra venda? E o console você tem?

  36. Gabriel disse:

    Olá Borba, Já tenho as fotos, como faço pra te enviar. Ele tá lindo. Tudo nos saquinhos ainda.

  37. Gabriel disse:

    Olá Borba, tudo bem? gostaria de sua opinião. Não sou colecionador , mas vi uma boa oportunidade, me ofereceram uma Atari 2600 Jr, lacrado ainda, por 100 reais. Um antigo vendedor de consoles. Quando vi imaginei que fosse uma raridade, mas não tenho muito conhecimento a respeito. poderia dar sua opinião?