Categorias: Atari

Atari Top 7 Multiplayer Games


Continuando a análise dos melhores jogos de Atari, após os posts Os 10 Melhores Jogos de Atari – Top Ten (segundo a opinião de especialistas) e Atari Top Games – Minha Escolha Pessoal, agora vamos para a terceira parte da série:

Atari Top 7 Multiplayer Games - AntonioBorba.com

Ao jogar em dois ou mais jogadores, a questão muda completamente. Alguns games de Atari foram feitos para multiplayer, pois jogá-los sozinho não tem a mínima graça.

Portanto, agora é a hora de analisar os melhores e mais divertidos games para você jogar com família e amigos.

Os Top 7

#01 – Sky Diver

#01 - Sky Diver - Atari Top Multiplayer GamesTalvez um dos jogos mais subestimados de todos os tempos, Sky Diver é a minha escolha número 1 em termos de diversão para dois jogadores.

Com partidas rápidas, fatores aleatórios e variações básicas de jogo (em torno de 5 opções), o jogo é perfeito para jogadores competitivos, que não aceitam perder. Se você sempre busca revanche, a agilidade de Sky Diver vai lhe prender.

O game exige raciocínio rápido. A direção e intensidade do vento determinarão onde lançar seu paraquedista. Quanto mais baixo abrir o paraquedas, melhor será a sua pontuação. Passe do ponto, o paraquedas não abrirá e você ainda por cima perderá pontos. Tudo isso deve ser calculado em uma fração de segundos, lembrando que seu colega estará fazendo o mesmo. Em 9 saltos a partida estará decidida.

É lamentável que um jogo tão bom seja relegado a um segundo plano. Muitos jogadores nunca perceberam a diversão de Sky Diver por nunca terem tentado o multiplayer.

 #02 – Indy 500

#02 - Indy 500 - Atari Top Multiplayer GamesO cartucho é comum, mas jogá-lo é muito raro! Explica-se: este jogo necessita dos peculiares Driving Controllers. À primeira vista, parecem Paddles. Porém, um olhar mais atento revelará que, ao contrário dos Paddles, que são duplos, os Driving são individuais, sendo ligado um em cada porta do Atari.

O funcionamento também é um bocado diferente – não há potenciômetro como nos Paddles – nem mesmo um limitador de percurso. A “rodinha” na verdade gira infinitamente para qualquer lado – tem a função de direção. Na prática, o jogador vira muito pouco o controle, salvo para dar voltas de 180 graus. Do ponto de vista técnico, o Driving emula uma série de comandos para cima ou para baixo. O único jogo original de Atari que utiliza esse controle é justamente o Indy 500. O custo de adquirir um jogo completo com controles perfeitos, na caixa original e incluindo frete, pode passar de U$ 100.00. Por isso, infelizmente poucas pessoas sabem como é jogar esse game.

E o Indy 500, em seus diferentes modos de jogo e cenários, é desafiador e competitivo ao extremo. De uma simples corrida a “catch the ball” e outras variações, é divertidíssimo de jogar e uma ótima opção para duas pessoas.

#03 – Decathlon

#03 - Indy 500 - Atari Top Multiplayer Games Track & Field e Hyper Olympic, famosos jogos de atletismo dos arcades, tiveram seu início aqui. Decathlon marcou época por diversos motivos.

Folclóricas são as histórias de controles quebrados devido ao exigente game. O jogador, para adquirir velocidade, tinha de mover o joystick freneticamente para a esquerda e para a direita, ocasionando fadiga no ser humano e no equipamento. Haja braço para aguentar uma partida de Decathlon. E haja joystick!

Curiosamente, há um controle fabricado exclusivamente para este jogo, com botões no lugar do joystick, como seria em um arcade. Porém, esse item nunca chegou a ser comercializado no Brasil.

Entre as grandes vantagens de Decathlon está o fato de ser possível jogar em até 4 pessoas, embora a competição simultânea seja somente de duas em duas. Sem dúvida, um jogo marcante e divertido para reunir os amigos, se você não se importar com uma eventual baixa no seu equipamento.

#04 – Super Breakout

#04 - Super Breakout - Atari Top Multiplayer GamesBreakout foi um dos primeiros jogos de paddle lançado para o Atari. Super Breakout é a versão 2, mais refinada, mais polida.

Suas intensas variações oferecem multi-ball, progressivo, parede invisível e dupla raquete, entre outras.

Jogar em duas pessoas é uma opção interessante para esse game de habilidade e paciência. Entretanto, há uma parte ruim: com jogadores experientes, cada jogada pode levar muito tempo, tornando a espera pela vez um tanto quanto monótona.

Esse jogo formou a base para o famoso Arkanoid, que acrescentou múltiplos poderes ao jogador, tais como tiros, raquete maior, velocidade e outros.

#05 – Warlords

#05 - Warlords - Atari Top Multiplayer GamesBreakout e Super Breakout eram bons, mas não havia competição simultânea e o limite era de 2 jogadores.

Então surgiu Warlords – um Breakout evoluído, no qual até 4 jogadores atuam simultaneamente visando eliminar o adversário, que, na falta de uma pessoa, pode ser a CPU.

Esse jogo na verdade veio dos arcades, e logo se tornou um dos preferidos dos proprietários de Atari. Sem dúvida, a possibilidade de interagir com até a 4 jogadores ao mesmo tempo era extremamente rara no Atari e disponível em poucos jogos. Portanto, esse game era a diversão ideal em momentos de reunião com os amigos.

Curiosamente, Warlords nunca chegou a estar entre os meus favoritos, mas o considero um must have para qualquer colecionador.

#06 – Air-Sea Battle

#06 - Air-Sea Battle - Atari Top Multiplayer GamesUm jogo aparentemente “bobinho”, de fato. Hoje em dia, eu não investiria muito do meu tempo jogando Air-Sea Battle.

Entretanto, na época, esse game que mistura submarinos com navios e aviões era bastante interessante para uma criança.

O jogo oferece diversas fases com inúmeras combinações que possibilitam utilizar tiros normais e teleguiados, movimentação, angulação e outros artifícios. Isso sem contar as mudanças de armas: há até mesmo uma fase em um parque de diversões (obviamente, usando muito a imaginação).

Talvez um elemento que tenha marcado esse game seja o tempo que passei jogando com meu pai, meu principal adversário na época. São lembranças como essa que nos ajudam a manter um game entre os nossos favoritos. Por mais simples que pareça atualmente, continuo achando o jogo simpático, com uma ideia bem executada. Enfim, um clássico da Atari.

#07 – Combat

#07 - Combat - Atari Top Multiplayer GamesTodo colecionador de Atari sabe: cartuchos de Combat são tão comuns que você quase dá  para os outros. Embora Pac-Man tenha sido o jogo mais fabricado (e também o mais vendido), os cartuchos do come-come em excesso só podem ter sido destruídos. Afinal, Combat é muito mais comum e praticamente ninguém o quer.

Entretanto, no meu ponto de vista, esse game é o clássico dos clássicos. Ele representa muito bem a proposta da marca que seria reproduzida em muitos outros jogos futuros, sem contar que foi o primeiro jogo da primeira série colocada à venda pela empresa em 1977. Seu título, na época, era “01 combat“, nas clássicas caixas Gatefold.

Compare o letreiro de pontos do Combat com o jogo Air-Sea Battle logo acima, para entender a similaridade que definiu um visual clássico da marca.

Como jogo multiplayer, Combat não era dos mais animados, mas produzia uma dose interessante de diversão. Além da variação básica da foto, possuía versões com obstáculos, tanques invisíveis, tiros teleguiados, tiros que ricocheteavam nas paredes, combate entre aviões e outros. Para a imaginação infantil, representava desafio e diversão garantidos.

Análise final

Obviamente, não podemos comparar o “multiplayer” do Atari com a definição mais atual dessa palavra. Com a popularização dos computadores, multiplayer passou a significar jogos em rede, exigindo que os gamers instalassem placas LAN, aprendessem sobre IPX e transportassem seus micros para a casa de amigos, jogando os bugados cabos coaxiais por cima dos móveis. Atualmente, multiplayer é simplesmente jogar via Internet, possivelmente utilizando Wi-Fi.

Na Era Atari, multiplayer era simplesmente a dança dos controles passando de mão em mão (“hot seat“) ou, com sorte, jogar em simultâneo com cartuchos que permitiam essa opção. Mas é garantido que a competição nos games muda completamente o cenário: a diversão é outra. Jogar e competir podem ser considerados, sob esse aspecto, praticamente sinônimos.

1 comentário em Atari Top 7 Multiplayer Games

Outros Posts:

20/12/2011

Você Viveria Bem em um Mundo Perfeito?

O fim do ano se aproxima e para muitas pessoas é uma época para rever o período, planejar metas e desejar um ano melhor. Melhor? Sim, pois quase sempre queremos algo a mais do que temos. Faz parte do impulso do ser humano e pode ser bom. Entretanto, percebo uma divisão nítida no perfil de pesso ...

Saiba Mais

25/05/2011

Video on Demand Muda o Panorama da Web

Até pouco tempo atrás, Video on Demand (VoD) parecia uma promessa vaga para um futuro longínquo. O termo representa nada mais que a comodidade de escolher um filme e assistí-lo a qualquer momento, sem precisar ir até uma locadora. As TVs a cabo oferecem o Pay-per-view (PPV), que apesar de pa ...

Saiba Mais

Uma resposta para Atari Top 7 Multiplayer Games

  1. Heitor Maciel disse:

    ê saudade. outros multiplayers que eu curtia muito eram Outlaw e Boxe.

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*