Warlords Cocktail #1: Uma Oportunidade de Compra Imperdível
Os colecionadores americanos de arcade que viveram a década de 80 têm presenciado um mercado em que é constante o aumento dos valores de arcade games, e muitos não aceitam bem a nova dinâmica de escassez que se impõe normalmente a itens antigos (fenômeno que experimentei durante a construção da minha coleção de Atari).
De forma geral, a evolução de preços dos video arcades passou pelos seguintes momentos:
- Década de 90/pós-crash dos videogames: quaisquer USD 100 compravam um gabinete de arcade (muitas vezes, até menos)
- Anos 2000: o colecionismo ainda não estava em alta e as máquinas custavam cerca de 10% dos valores atuais
- Passado recente: os arcades eram vendidos a pouco mais da metade dos valores de hoje
O Warlords, em sua versão Cocktail, além de vender muito rápido, geralmente alcança bons valores de mercado, informação que eu já tenho balizada por acompanhar inúmeros anúncios e leilões nos últimos anos. Na maioria das vezes, demorar algumas horas para tomar uma decisão significa perder a oportunidade de comprar a máquina.
Eis que, determinado dia, eu estava checando meus e-mails quando recebi um aviso de um Warlords posto à vendaem um fórum que acompanho. Automaticamente cliquei no link e quase não acreditei: estava listado 40% abaixo do valor de mercado. Neste momento, fiz uma leitura dinâmica do anúncio, em que o vendedor indicava ter restaurado quase todas as peças estéticas do gabinete, além de a placa-mãe e o monitor serem originais (condição fundamental para a compra de um arcade para colecionismo).
Em questão de minutos após a postagem do anúncio, coloquei um reply no thread indicando que eu estava interessado e mandei uma mensagem privada ao vendedor confirmando a compra. Cerca de uma hora depois da minha mensagem, outra pessoa escreveu: “I’ll take it if the other guy doesn’t”, ou seja, já havia um segundo comprador na fila.
A lista de reparos fornecida pelo vendedor era bastante completa:
- Recap da placa reguladora
- Recap do monitor
- Power supply desmontada e limpa
- Novo capacitor Big Blue
- Todos os chicotes desmontados e limpos
- Todos os parafusos e porcas recuperados com produto específico ou repintados
- Novas fechaduras
- Nova pintura eletrostática nas pernas de metal
- Nova borracha de moldura (T-Molding)
- Novo overlay de painel de controle (CPO) da Phoenix Arcade – um dos melhores fornecedores
- Novo vidro da Phoenix Arcade
Especialmente no Warlords, a troca do vidro por uma nova reprodução é um toque de classe que eleva o nível da restauração imediatamente. É o melhor upgrade que um modelo Cocktail pode receber. A maior dificuldade é pelo fato de que não se trata de um vidro qualquer – a peça recebe serigrafia na parte de trás e é instalada cuidadosamente entre um pedaço de madeira e uma moldura de metal com formatos específicos.
A Phoenix Arcade, loja famosa por ter sido a única a fornecer esse vidro pronto, fez um trabalho excepcional, porém as poucas dezenas de peças que fabricou se esgotaram. Tudo indica que, apesar da raridade desse arcade, o lote produzido não foi suficiente para atender à demanda de restauração em um mercado que é relativamente aquecido, dada a sua obscuridade.
Dessa forma, comprar um Warlords já restaurado com a substituição do vidro pode ter sido a última oportunidade de conseguir um gabinete Cocktail em perfeito estado, já que esta é uma peça que, se estivesse em sua condição natural com 40 a 50 anos de uso, possivelmente estaria riscada e com processo de degradação na serigrafia.
E, assim, meu amigo Bob Cunningham coletou e transportou este gabinete da Califórnia até a Flórida:
Devido à raridade deste gabinete, eu optei por importá-lo por transporte aéreo, separado dos demais:
Este post é parte de uma série. O capítulo anterior é: Post Introdutório: Por que Warlords é um Arcade tão Desejado?.
O próximo post é o 02 – Inspeção e Limpeza Inicial.
Pingback: Warlords Cocktail #5: Substituição de um Potenciômetro - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com