Categorias: Cotidiano

Reportagem: Metas Cumpridas em 2011 e Dicas de Planejamento para 2012

Metas Cumpridas em 2011 e Dicas de Planejamento para 2012 - AntonioBorba.comNo início de 2011, aceitei um desafio do programa Globo Comunidade (RPC TV) para compartilhar minhas metas e acompanhar a evolução (veja o post 2011: A Importância de Estabelecer Metas). Ao final do ano, conforme combinado, a RPC me procurou para conferir os resultados.

O programa foi gravado no meu novo apartamento, ainda em fase de decoração, onde conversei com Adriana Milczevsky sobre as conquistas do ano e motivos que me levaram a escolher aquele local.

Confira o vídeo do programa, que foi ao ar no dia 31 de Dezembro, nas últimas horas de 2011 – minha entrevista a partir de 4m45s:

Naturalmente, preparei também minhas metas para 2012. Algumas pessoas, que já haviam assistido ao primeiro programa do Globo Comunidade, me perguntaram sobre qual a melhor forma para organizar as metas. Recebi alguns questionamentos a respeito da necessidade de sempre planejar tudo que vai acontecer ao longo de um ano. Afinal, algumas conquistas levam mais tempo para serem alcançadas.

As formas de dividir as metas em categorias já foram discutidas no post de 2011, clique para reler. Entretanto, no artigo, eu apenas mencionei sobre as metas a longo prazo, sem dar maiores detalhes de como prepará-las. Algumas das metas mais difíceis de serem alcançadas, e almejadas pelo brasileiro de forma geral, costumam estar associadas à casa própria ou a uma ascensão profissional de sucesso. Portanto, creio que vale dar dois exemplos desse tipo de conquista.

Planejando a longo prazo – Casa própria

Metas 2012 - Casa Própria - AntonioBorba.comO Brasil é um país fértil em opções para financiar um imóvel, porém muitas pessoas desejam fugir das altas taxas de juros. Por isso, o planejamento para a compra de um imóvel pode obedecer a outros critérios. A primeira dica, que considero bastante viável, é o investimento em um consórcio de imóveis. Além do custo financeiro reduzido, o consórcio permite que, através do sorteio, você possa adquirir seu bem em curto prazo, sendo esse um fator ligado à sorte.

O mercado de imóveis tem valorizado absurdamente no Brasil. Portanto, uma opção interessante pode ser considerar um processo em etapas. Uma carta de crédito com menor valor e prazo mais curto, por exemplo, pode oferecer uma solução temporária para que você consiga adquirir um imóvel provisório, iniciar outra carta de crédito e considerar um bem de maior valor.

É importante alertar que pelas leis brasileiras não é possível alienar um bem a mais de um financiamento (exemplo: carta de crédito + financiamento bancário), portanto há duas alternativas interessantes para resolver esse problema: estando o primeiro imóvel quitado, ele pode ser vendido para ajudar a adquirir o segundo, somando-se à carta, ou o primeiro imóvel pode ser dado em garantia para a carta de crédito se os valores forem compatíveis. Assim, será possível transformar a carta em um cheque nominal à construtora, deixando o restante do valor do novo imóvel livre para ser financiado. E o financiamento poderá ser pago com o aluguel do primeiro imóvel, uma vez que ele estará alienado e não poderá ser vendido.

Outra dica frequentemente ignorada é que as pessoas costumam planejar em cima do que são e não com base em seu potencial. Sonhar e gastar mais do que se ganha pode ser perigoso. Entretanto, uma aquisição material pode ser postergada para investir primeiro em uma qualificação, que aumente sua capacidade de ganhar mais dinheiro, o que pode simplificar muito seus planos futuros. Para isso, o mais importante talvez comece com um verbo: acreditar. Veja a seguir.

Planejando a longo prazo – Carreira

Metas 2012 - Sua Carreira - AntonioBorba.comAté agora falamos de dicas financeiras, que são por natureza objetivas. Porém, o que mais me espanta no meu dia a dia como empresário, é a falta de controle que as pessoas têm sobre as suas carreiras. Poucas querem crescer de verdade, algumas se dão por satisfeitas com a posição que ocupam. E, daquelas que querem crescer, poucas têm alguma compreensão de como se planejar para isso. Aqui, as dicas são muito mais sutis e subjetivas.

Como Diretor Executivo da Rede Magic, estou envolvido em alguns núcleos de negócios. Talvez algumas pessoas pensem que o lado mais difícil do empreendedorismo envolva complicados conhecimentos. Mas a minha opinião, compartilhada por muitos empresários, é que um dos fatores que mais atrasam o crescimento de uma empresa é a falta de mão de obra qualificada. Não entenda-se por isso apenas a capacidade técnica, mas também as habilidades em gerenciar e lidar com pessoas, a vontade de crescer profissionalmente e a intenção genuína de representar a empresa e fazer ela crescer.

O empresário que não possui pessoas capacitadas e de confiança em postos chave não tem a tranquilidade de se libertar para alçar outros voos. Assim, se você trabalha  para uma pessoa com real capacidade de empreender, ela nunca vai impedir seu crescimento. Ao contrário, o empreendedor genuíno sempre busca pessoas capazes de assumir cargos importantes com competência, pois assim ele mesmo poderá se dedicar a novas atividades, e a empresa crescerá como um todo.

É impressionante como, dentro de uma equipe, há pessoas que não buscam novos conhecimentos, não querem melhorar nem evoluir, não refletem se o seu trabalho está sendo bem realizado e o que poderiam fazer de melhor. E, quando não recebem aumento de salário, questionam. É compreensível que alguns cargos não possuam grandes oportunidades de evolução, porém sempre haverá lugar para uma pessoa competente na hierarquia. Questione-se constantemente e converse com seu superior sobre o que ele espera de você e quais habilidades são necessárias na organização.

Outra percepção importante, ainda que você não tenha acesso a números, é saber se o seu trabalho está sendo lucrativo. O seu tempo é produtivo? Se você gerencia uma equipe, ela é produtiva? Seu departamento traz lucro para a empresa ou é uma despesa incômoda? Como melhorar isso? Colocar-se no lugar dos clientes da empresa, buscar novas tecnologias, novos produtos ou serviços e sugerir formas de atender melhor os clientes devem ser iniciativas bem aceitas, desde que você saiba como implantá-las (ou como se qualificar para isso) e considerando que seu superior não atingiu seu nível de incompetência.

Finalmente, o planejamento de uma carreira deve ser pensado a longo prazo, dentro do qual você também precisará analisar quais conhecimentos deverá adquirir no meio do caminho. Na sociedade em que vivemos, quem não evolui está morto. Entretanto, nem sempre a educação formal, como pós-graduações e MBAs, representa a melhor escolha. Fluência em outros idiomas, cursos rápidos de especialização, leitura de livros e aquisição informal de conhecimentos podem representar uma forma mais rápida e mais barata de ascensão profissional. Para isso, não custa alinhar as necessidades da empresa ou do mercado com seus objetivos.

Pense nisso e planeje-se vislumbrando o futuro. Estabeleça metas para 3 ou 5 anos. Anote e reavalie seu sucesso anualmente ou semestralmente. Se necessário, ajuste suas metas.

2 comentários em Reportagem: Metas Cumpridas em 2011 e Dicas de Planejamento para 2012

Outros Posts:

04/06/2011

Microespecialização é Disfarce para Incompetência?

Microespecialização é uma palavra pouquíssimo utilizada, creio que boa parte das pessoas nunca ouviu falar dela, a julgar pelos resultados que apresenta no Google. Afinal, qualquer palavra que exista e apresente apenas algumas dezenas de resultados no Deus Google, pode ser considerada relativame ...

Saiba Mais

21/03/2015

VENDIDOS: Dois Ataris – Applevision e CCE

UPDATE: estes itens foram vendidos. Confira outros lotes de videogames à venda ou entre em contato em caso de interesse. Ótima oportunidade para quem deseja reviver a nostalgia de jogar em um Atari de verdade gastando pouco, os dois lotes que separei para venda são modelos de Atari 2600 nac ...

Saiba Mais

2 Respostas para Reportagem: Metas Cumpridas em 2011 e Dicas de Planejamento para 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*