Tank II #10: Placa-Mãe Recuperada à Originalidade
Enquanto eu aguardava a devolução do monitor XM 501 da Motorola do arcade Tank II, da Kee Games, enviei a placa-mãe para reparos e a recebi no mesmo período em que estava montando o gabinete:

O técnico Daniel, do interior de São Paulo, foi o responsável por revisar e instalar os devidos componentes na placa-mãe, sobretudo os capacitores axiais nas posições corretas. Ele já havia trabalhado na PCB do Breakout, no reparo na placa auxiliar no Track & Field e no conserto da placa lógica do Black Widow.
A placa-mãe do Tank II, na verdade, é formada por 2 placas conectadas por um flat cable bastante rígido. Dentro dele, há fios de cobre grossos, que não permitem muito movimento.


Nestas imagens, é possível perceber a diferença da troca dos capacitores eletrolíticos radiais por axiais (na cor laranja):


Ao olhar de perto, a diferença é gritante. Além da troca dos capacitores por modelos corretos, foi feita a limpeza dos restos de cola próximos dos conectores de borda e as soldas foram refeitas. O bypass de energia, igual ao feito no arcade Breakout, também foi eliminado:



Enfim, placa instalada e conectores de borda ligados:


O teste foi… positivo:
Agora seria o momento de fixar a PCB de forma a evitar ao máximo forçar os flat cables, que a empurravam para fora do suporte:

Improvisei um suporte para a segunda placa lógica utilizando alguns pedaços de borracha. Apliquei cola quente e as fixei logo atrás do topo da placa:



Neste momento, aproveitei para cortar o cabo do chicote utilizado anteriormente para o bypass de energia e apliquei DeoxIT nos edge connectors:


Ao fixar a segunda placa, o parafuso foi mantido afastado do fim do curso, com a borracha de suporte fazendo seu papel de acomodar a placa com certa distância do gabinete.


Já na parte inferior, ambas as placas foram devidamente inseridas na cavidade original do suporte:

A instalação final ficou desta forma:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: Tank II, da Kee Games – O Precursor do Combat, do Atari 2600, 01 – Um Gabinete Necessitando de Reforma Completa, 02 – Monitor Motorola Preto e Branco com Defeito, 03 – Desmontagem Completa do Gabinete, 04 – Restauração Completa do Gabinete, 05 – Restauração Completa da Coin Door, 06 – Restauração e Montagem do Conjunto de Força, 07 – Harness (Chicote), Alto-Falantes e Back Door, 08 – Monitor Consertado nos Estados Unidos e 09 – Tentativa de Restauração dos Controles.
O próximo post é o 11 – Instalação dos Pezinhos.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Tank da Kee Games através do índice dos capítulos.