Categorias: Borba's Bar

Cocktails para Natal: Cosmopolitan, Merry Xmas e Harper Cranberry

Um dos meus hobbies é fazer cocktails. Aproveitando o Natal, resolvi postar receitas para 3 cocktails que irão agradar a todos os gostos, seja Natal ou qualquer outra ocasião. Conheça o clássico Cosmopolitan, drink símbolo de NY, Merry Xmas, uma receita minha e Harper Cranberry, uma simples e excelente fórmula japonesa.

Cosmopolitan: Sex and The City

A origem do Cosmopolitan é desconhecida. Ninguém sabe ao certo quem criou este fantástico drink, que virou quase sinônimo de New York/Manhattan e ficou ainda mais famoso com o filme Sex and The City. Esta é um cocktail que agrada a bastante gente por não ser excessivamente doce, tem um gosto que tende ao frutado e existem várias versões do mesmo. Pessoalmente, experimentei algumas em New York e outros lugares por onde viajei, e testei inúmeras receitas no meu bar. A minha preferida, a qual credito que se aproxima muito do espírito de NY, foi tirada do livro “New Classic Cocktails“, de Gary Regan e Mardee Haidin Ragan:

Ingredientes do cocktail Cosmopolitan

Cosmopolitan

2 doses Absolut Citron

1 dose Cointreau

1 dose Suco de  Cranberry

1/2 dose suco de limão

1/2 dose Simple Syrup*

Este drink pode ser misturado em um mixing glass ou batido na coqueteleira. De qualquer forma, deve ser coado e servido em um copo de cocktail/Martini previamente gelado.

Dica: para gelar previamente um copo, basta deixar gelo dentro dele por alguns minutos, e/ou colocá-lo na geladeira. O ato de coar o drink significa  que deve-se servi-lo sem gelo, para que não fique aguado. Por isso a importância do copo gelado.

* Simple Syrup: esta é forma de adicionar açúcar aos cocktails e obter uma mistura homogênea. Nenhuma receita de cocktail leva diretamente açúcar, mas sempre o Simple Syrup, que na verdade é uma “calda bordalesa”: água fervida com açúcar na proporção meio a meio (a proporção pode variar conforme gosto de cada barman) que dilui perfeitamente em qualquer bebida. Claro, após pronto seu Simple Syrup, guarde na geladeira, dura semanas.

Vale dizer que a quantidade de Simple Syrup presente no cocktail pode variar. O doce sempre deve ser dosado de acordo com o “gosto do freguês”, ou seja, quem vai tomar. O “Cosmo”, como também é chamado, pode ser preparado sem Simple Syrup ou com metade da dose recomendada nesta receita.

Cosmopolitan - versão com e sem essência

Essência: em 90% dos bares, por questões de praticidade, os bartenders adicionam essência de cranberry ou até mesmo de morango, tornando o cocktail mais bonito, como no copo da esquerda na foto acima. Agora, o Cosmo legítimo leva Suco de Cranberry, o que pode ocasionar em uma coloração “menos comercial”, como mostrado à direita. Certamente, o Cosmo natural é muito mais saboroso. Se o objetivo for equilibrar sabor com cor, pode-se também adicionar um pouco de essência de cranberry ou de morango misturada com o Suco de Cranberry.

Merry Xmas: o “Stick” líquido

Stikadinho Morango NeugebauerEsta é uma receita de minha autoria recomendada para aqueles que gostam de drinks doces. Para mim, tem gosto de infância.

Alguém lembra daquele chocolate que se chamava “Stick“ou algo parecido? Foi o precursor do Sensação, uma barrinha de chocholate recheada com morango, acredito que seja este produto hoje comercializado pela Neugebauer com o nome de “Stikadinho“.

Enfim, eu persegui esta receita por algum tempo e cheguei em uma fórmula que tem tudo a ver com o Natal: chocolate, morango e nostalgia. Confira abaixo:

Cocktail Merry Xmas - IngredientesMerry Xmas

 1 dose Chocolat Royal

1/2 dose Essência de Morango

1/4 dose Bardinet Coconut

3/4 dose Leite Condensado

Bater na coqueteleira com gelo e coar para copo de coquetel previamente gelado.

Observe na foto que eu utilizei uma Essência de Morango que comprei na Varanda, em São Paulo. Você pode usar qualquer essência de morango no lugar desta ou até mesmo licor de morango, porém o sabor poderá variar principalmente no caso do licor.

Dos ingredientes utilizados, o mais difícil de achar é o Coconut da Bardinet. Outros licores de côco não são iguais, este é de cor esbranquiçada e gosto muito suave, discreto. Uma alternativa é substituí-lo por leite de côco, mas o gosto ficará mais “queimado”. O Chocolat Royal é um licor da renomada marca Marie Brizard e também não é dos mais fáceis de encontrar. Seu gosto é de um cacau bem forte, encorpado e adocicado.

O resultado, após o preparo, deve ser mais ou menos assim:

Cocktail Merry Xmas

Harper Cranberry: para quem aprecia uísque

É sabido que os japoneses são grandes apreciadores de uísque, sobretudo Bourbon. Embora Bourbon no Brasil seja sinônimo de Jack Daniels, a receita original deste drink, idealizada pelo bartender Kenki Tachihara, pede pela marca I. W. Harper. Como eu não tenho esta marca no meu bar, utilizo o bom e velho Jack mesmo, ou ainda, o Canadian Whisky Crown Royal, que ao meu ver, fica perfeito nesta simples e efetiva combinação:

Mixing GlassHarper Cranberry

2 doses Bourbon

3 doses Suco de Cranberry

Pode ser servido diretamente no copo de uísque ou misturado previamente em um mixing glass.

O mixing glass, retratado nesta imagem, nada mais é do que um copo, geralmente afunilado, que pode ser utilizado para misturar drinks onde não seja desejável ou não seja necessário bater na coqueteleira. Geralmente, o gelo utilizado no mixing glass não é servido com a bebida. O ideal é coar a bebida sobre outro copo com gelo ou previamente gelado, conforme a receita.

Atenção: não use um coador para coar um drink. Você pode segurar as pedras com a própria colher bailarina (foto), apoiada na beira do copo.

Feliz Natal! Se você preparou alguma das receitas acima, compartilhe sua opinião!

6 comentários em Cocktails para Natal: Cosmopolitan, Merry Xmas e Harper Cranberry

Outros Posts:

09/04/2013

Recorde de Atari 2013 – Entrevista para o SBT Brasil e Tribuna

A minha coleção de Atari já foi divulgada em várias reportagens, entre elas do Jornal SBT, Revista RPC (Globo), Passado e Presente (ÓTV), Paraná no AR (RIC) e até mesmo foi parte de um documentário sobre colecionismo. Recentemente, o recorde foi dividido em dois, e recertificado em 201 ...

Saiba Mais

19/04/2011

Debates sobre Redes Sociais na CNB e na 91 Rock

Redes sociais: um dos assuntos mais debatidos nos meios de comunicação nos últimos tempos. A mudança de comportamento induzida pelo intenso uso das redes em nosso cotidiano nos mostra novos panoramas da realidade. Surgem dúvidas e discussões sobre o presente e o futuro das nossas relações co ...

Saiba Mais

6 Respostas para Cocktails para Natal: Cosmopolitan, Merry Xmas e Harper Cranberry

  1. José Santos disse:

    Antonio, O “Harper Cranberry” pode ser feito com uísque normal, ao invés de Bourbon? Eu não tenho Bourbon na minha casa. O suco de cranberry eu encontro em qualquer supermercado?

    • Antonio Borba disse:

      Olá José, ele até pode, mas tenha em mente que o uísque tradicional é menos “marcante” que o Bourbon. Portanto, o cocktail ficará mais suave. Recomendo que tente fazer com Jack Daniels. O suco de cranberry está bem mais fácil de encontrar de uns tempos para cá e veja só, em mais de uma marca. Você pode usar tanto o suco normal quanto o light, nas minhas experiências, o light ficou até melhor, vai entender. Sempre acho no Festval, mas também já localizei em redes de conveniência, como a AM/PM. Abraços!

  2. Selma disse:

    Antonio, como toda mulher, eu sou fã do filme Sex and the City, e gostei muito de achar o cocktail cosmopolitan em seu blog! Eu consegui fazer a receita, achei fantástica, parabéns, realmente ficou muito boa! E o meu marido adorou a receita do harper cranberry. Só tenho uma dúvida… em receitas que vi em sites americanos, eles falam muito de “lime” – eles querem dizer lima? Porque percebi que você usa limão. Obrigada, abraços

    • Antonio Borba disse:

      Olá Selma! Que bom que você gostou e ainda conseguiu fazer a receita. Uma pra você, outra pro seu marido, muito bom mesmo! Olha, a questão da “lime” engana mesmo, na verdade esta palavra significa limão Taiti – o verdinho, tradicional (jamais “lima”). Quando o americano, fala “lemon” ele quer dizer limão siciliano. Lima-da-Pérsia, por exemplo, é “sweet lime”. Confusão né? Bem, você já me deu idéia para outro post – rsrs. Abraços.

  3. Debora B.O. disse:

    O que mais me deu vontade de experiementar foi Merry Xmas: o “Stick” líquido, mesmo sedo o mais doce dos três, eu prefiro.E o melhor de tudo que sou viciada neste stikadinho e chego a comprar a caixa fechada. Portanto vou tentar fazer este hoje ou amanhã depois conto……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*