Warlords Cocktail #3: Revisão do Bloco de Força
Uma das revisões obrigatórias em qualquer arcade geralmente passa pelo conjunto de força, o par formado pelo bloco de força (ou power brick) e pela placa reguladora de áudio (ou Atari Audio Regulator A/R), não esquecendo também do cabo de força (power cord).
O power brick é mais crítico de forma geral, uma vez que é importante ter certeza de que o Big Blue está em bom estado de funcionamento e os fusíveis também. Este capacitor, apelidado dessa forma por sua cor original na década de 80, não é necessariamente azul. Neste Warlords, foi substituído por um de cor preta – na foto, está logo atrás da capa de papelão do conjunto de fusíveis.
Os gabinetes dos modelos Cocktail são, por natureza, espaços bem apertados. Para remover o power brick do Warlords, é preciso retirar o monitor para ter acesso pela parte superior.
Com a retirada do chassis completo do monitor, o que é bastante simples, o acesso fica livre para as manutenções e para a limpeza:
A desconexão e troca do cabo de força é a primeira providência, obrigatória, para ter de volta o aterramento do pino central:
Em seguida, o power brick. Analisando, esta chapa de metal seria uma bela candidata a um novo processo de zincagem. O que se vê nesta imagem não é sujeira, mas sim o resultado de um processo de oxidação. O fundo da placa, ao contrário, geralmente se encontra em excepcional estado de conservação, como mostra a segunda imagem.
Entretanto, considerando que o gabinete todo estava em bom estado de conservação, julguei que não valeria a pena desmontar todo o bloco para melhorar esse acabamento.
O processo de restauração de um arcade passa, muitas vezes, por decisões subjetivas. O restaurador tem, em suas mãos, a escolha de ser meticuloso e recuperar cada peça de uma máquina ou se dedicar aos itens principais e mais críticos enquanto outros são mantidos em seu estado original de conservação. Em um gabinete, a decisão pode ser por restaurar e zincar cada peça metálica enquanto, em outro, a preferência pode ser por deixar como se encontram.
Uma curiosidade, um tanto rara de se ver, é a utilização de fusíveis de cerâmica em 3 dos 5 slots do power brick. Estes fusíveis, geralmente mais resistentes, possuem a desvantagem de não permitir inspeção visual em caso de quebra. A única forma de testar um fusível de cerâmica é utilizando o multímetro. Eu optei por substituí-los por fusíveis slow blow de vidro.
Em seguida, implementei o procedimento que geralmente adoto em todos os conjuntos de força, que é desconectar todos os plugs e passar DeoxIT como medida para combater a corrosão e melhorar a condutividade e o encaixe. Isso é importante sobretudo em arcades que não passaram por um processo prévio de reparos. Plugs conectados por décadas (o que não era o caso destes) podem ser muito difíceis de desconectar, e a aplicação do DeoxIT melhora isso.
Com a parte de baixo desmontada, é o momento certo para realizar uma boa limpeza e remover toda a poeira acumulada:
Ao fixar novamente o power brick, eu aproveitei para consertar a anomalia da utilização de parafusos muito longos, que estavam transfixando a parte de baixo do gabinete. É uma pena que isso tenha acontecido – se este gabinete ficasse próximo do solo, a entrada de umidade poderia ser um problema e exigiria cobrir os buracos.
Finalmente, com relação à Atari Audio Regulator A/R board, foi uma das poucas vezes em que não precisei mexer. Conforme a foto abaixo, utilizada no anúncio do arcade, o antigo proprietário já havia substituído os capacitores e, ao que tudo indica, também o transistor 2N3055, uma manutenção crítica especialmente para arcades vetoriais.
Em um vector arcade, como fiz recentemente com o Asteroids Deluxe, eu obrigatoriamente substituiria o 2N3055 por um modelo de procedência comprovadamente legítima. Porém, esta é a vantagem de lidar com monitores raster ou tradicionais, como no caso do Warlords: ao contrário dos vectors, eles são bem menos sensíveis e não exigem tanto cuidado nos detalhes de componentes e ajustes finos de voltagem.
Após essa manutenção fácil e rápida, o Warlords estava de volta em perfeito estado de funcionamento:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Por que Warlords é um Arcade tão Desejado?, 01 – Uma Oportunidade de Compra Imperdível e 02 – Inspeção e Limpeza Inicial.
O próximo post é o 04 – High Score Save e Edge Connectors.