Space Duel #1: Um Gabinete Quase Perfeito
Sendo Asteroids um dos meus jogos preferidos e considerando o Space Duel como o legítimo sucessor da linha, naturalmente este era um arcade que eu tinha uma curiosidade imensa de ter e experimentar com todas as suas variações de jogos.
Um belo dia, o time do Bob Cunningham, da página de Facebook As Found Arcade Machines, colocou um anúncio para este magnífico exemplar de gabinete:
Não é muito comum encontrar arcades com esse nível de conservação original sem passar por um processo de restauração. A impecável side art, a melhor que eu já havia visto nesse arcade, foi o que me motivou a adquirir mais esse jogo para a minha coleção.
Muitos meses se passaram até que recebi esta máquina no Brasil, cuidadosamente embalada:
Havia chegado o momento de se unir aos seus novos colegas dentro do cantinho vetorial que estava se formando no meu apartamento:
O início da inspeção indicava que deveria estar tudo bem – em um pedaço de fita, a sinalização de que os testes estavam bons; em outra, o meu nome vinculado ao armazém no estado do Kentucky (KY), nos Estados Unidos, local de armazenagem da máquina.
Esta máquina era mais uma que estava instalada com a chave universal dos arcades:
Se você achou que a chave universal era aquela no meio da porta, se enganou. Olhe de novo – ela está no canto direito. É aquela utilizada por 90% dos colecionadores de arcades (rs).
Ao abrir o gabinete, levei um susto: a placa-mãe (PCB), uma das peças mais valiosas do jogo, estava simplesmente caída. Foi um milagre não ter se danificado – o conector edge bem preso certamente contribuiu para segurá-la no local.
Ela foi recolocada imediatamente na posição correta, e logo notei a falha: ao preparar o arcade para exportação, ninguém percebeu que estava faltando o parafuso que fixa a PCB ao encaixe de madeira. É possível também que tenha se soltado durante o transporte, e esse é o drama do frete internacional de equipamentos com mais de 40 anos de vida – infelizmente, é muito comum que peças se danifiquem, como no exemplo do meu Track & Field.
Com relação ao restante da eletrônica: o conjunto de força formado pelo power brick e pela placa Atari Audio Regulator A/R estava em excelente estado.
O chicote (harness), todo original, também se encontrava em excelentes condições.
Por fim, a placa defletora do monitor vetorial Wells-Gardner WG6100 é uma das peças mais importantes e aparentava estar perfeita. Infelizmente, a placa auxiliar de baixa voltagem conhecida como LV2000, ou LV-2K, não havia sido instalada, o que fatalmente me obrigaria a fazer esse retrofit que serve para prolongar a vida útil do conjunto.
Curiosamente, esta deflection board é de uma versão que possui uma placa auxiliar na parte de trás, chamada de Input Protection Circuit (IPC). Esta daughter board foi criada na intenção de proteger o circuito, porém, devido a uma implementação ruim, com pernas acima da placa defletora, já se sabe que com o tempo costuma apresentar falhas na solda, podendo causar danos a outros componentes do monitor.
Em versões mais novas da placa defletora do WG6100, o frágil mecanismo de IPC na placa auxiliar foi transferido para dentro da placa principal, ficando completamente integrado. Embora sua real utilidade seja discutida, pelo menos dessa forma evita-se os problemas decorrentes da má implementação nos modelos anteriores.
Veja nesta imagem o comparativo entre uma placa sem o IPC (à esquerda) e uma com o IPC:
Este post é parte de uma série. O capítulo anterior é: Post Introdutório: Space Duel = Asteroids 3?.
O próximo post é o 02 – Monitor Wells-Gardner com Problemas de Voltagem.
Pingback: Space Duel #5: Regulagem do Monitor e Desmagnetização do Tubo - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com
Pingback: Space Duel - Atari Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com