Space Duel = Asteroids 3?

O superclássico Asteroids, de 1979, representou um marco na indústria dos video arcades, sendo o segundo megassucesso de mercado depois do precursor Space Invaders, da Taito. A repercussão do Asteroids foi tão intensa que os operadores de arcades atingiram o breakeven no primeiro mês de operação.

E, assim, o primeiro arcade vetorial a alcançar as massas foi o grande acerto da Atari, com dezenas de milhares de gabinetes fabricados, e um dos grandes responsáveis por fazer a transição entre a Bronze Age e a Golden Age dos arcades. Mais a respeito da história desse video arcade pode ser visto neste vídeo do canal PatmanQC:

Com a crescente demanda dos operadores por algum novo hit seguindo a mesma linha, e o desejo da Atari de continuar surfando a onda, em 1981 foi lançado o fantástico gabinete do Asteroids Deluxe, que seria o “Asteroids 2”, ou “Asteroids 1.5”, como algumas pessoas preferem — afinal, o jogo é basicamente um aperfeiçoamento do Asteroids original, utilizando o mesmo setup de controles e ainda se mantendo como um vetorial preto e branco, embora com overlay e efeitos 3D obtidos através de truque de espelhos.

Logo em seguida, em 1982, o jogo finalmente se tornou colorido, preservando a característica de vetores e sendo o legítimo sucessor da dinastia, tendo tudo para se chamar “Asteroids 3”. No entanto, desta vez, recebeu o sugestivo nome de Space Duel. O jogo justifica seu nome, afinal foi o único arcade vetorial da Atari a permitir o modo cooperativo multiplayer, no qual até 2 jogadores competem entre si por pontos ou se ajudam para conquistar novas fases.

evolução dos gráficos vetoriais é notável ao posicionar as 3 máquinas lado a lado: o brilhante e puro vetorial monocromático do Asteroids contrasta com a enigmática profundidade do vector mono com overlay do Asteroids Deluxe, rompendo completamente a barreira ao chegar na tecnologia color vector do Space Duel:

O grande responsável por permitir que 2 jogadores participem simultaneamente é o bem projetado painel de controle do Space Duel:

Space Duel Arcade Upright by Atari - Control Panel

O jogo permite, ainda, a jogabilidade em 4 formatos distintos:

Space Duel Arcade Upright by Atari - Menu
  • 1 jogador em modo normal;
  • 1 jogador em modo “space station”;
  • 2 jogadores em modo normal;
  • 2 jogadores em modo “space station”.

No entanto, mais do que oferecer diferentes modos de jogo, o Space Duel revolucionou os gráficos vetoriais coloridos, tornando muito clara a evolução tecnológica alcançada na programação. Enquanto o Black Widow, meu primeiro vector color, faz um bom uso das cores, o Space Duel esbanja e vai muito além ao fazer diversas combinações para obter tons intermediários e utilizar efeitos Rainbow, em que os objetos mudam de cor constantemente conforme se movimentam.

Uma das coisas que me impressionaram ao jogar minha primeira partida de Space Duel foi justamente a facilidade que os programadores, aparentemente, tiveram para manter o ciclo de mudança permanente de cores bem executado em inúmeros objetos ao mesmo tempo. Acompanhe a gravação de uma partida que joguei (1 jogador) em modo “space station” e, então, avalie se esse incrível jogo merece ou não ser considerado o terceiro da série Asteroids.

Este post é parte de uma série.

O próximo post é o 01 – Um Gabinete Quase Perfeito.

Conheça o passo a passo da restauração do Space Duel Arcade Upright by Atari, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *