Super Breakout #13: Final: Restauração Completa
O processo de restauração do arcade Super Breakout, da Atari, foi relativamente fácil. Com o monitor e a placa-mãe funcionando, o trabalho foi mais de recuperação estética, com meros detalhes de eletrônica.
Este é um arcade game pelo qual tenho muito carinho, em especial pela história envolvendo o colecionismo de Atari 2600, conforme pode ser visto no terceiro capítulo desta série.
Toda restauração sempre é baseada em um processo de escolhas. Há aqueles que optam por valorizar a eletrônica e não investem na reforma do gabinete. Já outros tomam o máximo de cuidado com a parte externa, porém a parte eletrônica chega muitas vezes a dar vergonha: são placas queimadas, reparos malfeitos e oxidação para todo lado.
Frequentemente, as decisões tomadas durante um processo de restauração passam pelas habilidades da pessoa. Sem contar as dificuldades individuais para cada detalhe do processo, nem todos possuem, na região em que vivem, o apoio de bons profissionais para marcenaria ou banhos de zinco, por exemplo.
As escolhas que eu fiz de não mexer neste processo de restauração foram:
- Parte frontal do gabinete: acabamento diferente, seria difícil de replicar.
- Coin door: me pareceu complexa de desmontar, com a presença de rebites e peças com as quais não estou acostumado.
- Botões: apresentam desgaste, porém ainda não tenho o conhecimento para recuperá-los. Olhando para a foto acima, penso que poderia ter restaurado os parafusos, mas eu não cheguei a desmontar este painel.
O resultado foi um gabinete que apresenta suas marcas de vida, porém está em ótimo estado de conservação dados o tempo de vida e a relativa dificuldade de adquirir este jogo.
O próximo passo será concluir a restauração do arcade Breakout. Cronologicamente, ele vem antes do Super Breakout, porém, com defeito no monitor, sua restauração exigiu um maior esforço.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: A Dinastia dos Pongs, 01 – Um Achado e o Início de uma Amizade, 02 – Chegada: Mais um Gabinete Quebrado, 03 – Testes e Comparativo com o Atari 2600, 04 – Desmontagem do Gabinete: Parte 1, 05 – Desmontagem do Gabinete: Parte 2, 06 – Restauração e Limpeza do Gabinete, 07 – Flybacks Antigos e Vazamento de Alta Tensão, 08 – Remontagem 1: O Desafio de Reconstruir o Power Brick, 09 – Remontagem 2: Polimento do Marquee e Parte Elétrica, 10 – Remontagem 3: PCB e Cage, 11 – Remontagem 4: Monitor e Portas e 12 – Suporte do Painel e Volume Pot.