Joust Cocktail #6: Rebuild das Placas Principais – Parte 2
Em continuação ao post anterior, no qual expliquei o vídeo de Brad Raedel diagnosticando defeitos e melhorias no boardset do meu arcade Joust Cocktail, agora vou explicar o passo a passo de todo o meticuloso trabalho deste brilhante especialista.
Esta é a minha placa principal, a CPU Board, do jeito em que se encontrava quando a enviei para Brad.
Indutores e Headers: neste antes e depois, é possível perceber o capricho que Brad teve para a instalação dos novos indutores. Ao contrário dos antigos, que ficavam soltos, o novos foram instalados “deitados” na placa, sem dúvida um setup bem mais caprichado e cuidadoso, digno de um retrofit.
Os headers, nos quais se conectam os cabos do chicote do arcade, foram substituídos. No antes e depois, é possível perceber a troca da antiga peça, com pinos arredondados, pelos modelos modernos, de pinos quadrados, preferidos de muitos restauradores – que consideram que os modelos quadrados proporcionam um melhor contato.
Outro importante retrofit foi a substituição das baterias pastilha modelo CR2032 pelas potentes CR2450, o que é uma ideia excepcional.
A CR2032 é uma bateria bastante conhecida e utilizada em diversos equipamentos eletrônicos. Ela gera 3V de carga e possui cerca de 200 mAh de capacidade. A CR2450 gera a mesma carga, porém possui capacidade de 500 a 600 mAh, conforme o fabricante. Ou seja, ela pode ter até o tripo da capacidade da anterior.
Como o tamanho da CR2450 é ligeiramente maior, o upgrade exige a substituição do estojo. O tamanho da bateria pode ser entendido através do seu código. No caso da CR2450, o diâmetro é 24mm e a espessura é 5mm.
Outro retrofit que Brad fez, ao executar o battery mod, foi eliminar o cabo preto que estava presente na foto anterior. A função deste cabo é conectar o lado negativo da bateria ao neutro da placa, o que é exigido para esta adaptação. Porém Brad utiliza o lado de trás da placa, inteligentemente conectando o neutro à borda, por onde corre o ground. É uma maneira muito discreta e elegante de executar o mod.
Esta foto mostra a retirada de um conector de flat cable que estava com uma das pontas de fixação quebradas. Ele funcionava da mesma forma, porém Brad estava no caminho para deixar a placa perfeita. O mais notável é a meticulosa limpeza que ele promove ao retirar cada componente, sem deixar restos de solda e, o mais importante, sem danificar a superfície da placa, o que é muito fácil de fazer ao lidar com a alta temperatura da solda.
Por fim, o reparo mais importante, naturalmente, foi a substituição do multiplexador 74166, com defeito – originalmente fabricado em El Salvador – por um CI produzido em Portugal.
Estes são os componentes que Brad substituiu na placa principal. É possível ver claramente o canto quebrado no conector do flat cable.
Notável também é o cuidado com a ROM Board. O procedimento cuidadoso para retirar e recolocar todas as ROMs foi de uma eficácia notável, melhorando os contatos. Isto é chamado de reassentamento ou reseat (não confundir com reset). Além disso, foram substituídos os headers, por modelos de pino quadrado.
Por fim, ambas as placas foram lavadas com Simple Green. Definitivamente, este é um procedimento que todos os restauradores com alto nível técnico adotam.
Finalização do Rebuild
Após todos os meticulosos reparos e cuidados preventivos realizados por Brad, temos, finalmente, a PCB limpa e completa, com o rebuild concluído:
E também a ROM Board:
Com relação à I/O Board, um dos reparos foi a substituição dos conectores em “L” por um modelo de header próximo ao original, voltado para cima. Além disso, foi trocado o capacitor eletrolítico e retirado um soquete em que estava apoiando o CI 4049 superior, fixando-o diretamente à placa:
Assista agora ao vídeo completo em que Brad repassa rapidamente tudo o que foi feito e, mais uma vez, mostra a sua excelência técnica através de sua bela bancada, que facilita muito os testes e diagnósticos:
Esse vídeo é impressionante, até então eu nunca havia visto nada parecido.
Placas no Brasil
A etapa seguinte, “cheia de adrenalina”, faz parte do risco Brasil: esperar cerca de um mês com os dedos cruzados desejando boa sorte para que as placas não extraviem nem estraguem no transporte, e rezando para a alfândega brasileira não taxar excessivamente os componentes.
O procedimento de montagem do boardset é bastante simples:
E, por fim, a alegria de estar com o arcade novamente em perfeito estado de funcionamento, com suas placas originais:
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Joust Cocktail – Beleza, Inovação e Cooperative Play, 01 – Restauração Estética nos Estados Unidos, 02 – Chegada ao Brasil – Uma Joia Rara, 03 – Ventoinha e Primeiras Partidas, 04 – Rebuild da Placa de Som e 05 – Rebuild das Placas Principais – Parte 1.
O próximo post é o 07 – Final: Restauração Eletrônica Completa.
Pingback: Space Duel #7: Limpeza do Gabinete - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com
Pingback: Joust Cocktail by Williams – Arcade Restoration (Índice) - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com
Pingback: Track & Field Cocktail #3: Hyper Sports Rearranged – A PCB Definitiva - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com