Breakout #09: Reprodução dos Botões de 1 e 2 Players
As máquinas da Atari da Era de Bronze dos Arcades tinham basicamente dois tipos de botão. O primeiro deles era o volcano button (em versões com e sem LED), que continuou sendo utilizado durante a Era de Ouro dos Arcades, porém apenas como botão auxiliar com objetivo de iniciar a partida para 1 ou 2 players, como no Asteroids Deluxe.
O segundo tipo de botão, que foi utilizado somente durante a Era de Bronze dos Arcades, era o Double Light Switch Assembly, ou simplesmente 1 and 2-Player Start Buttons.

Estes exóticos componentes também eram empregados como os botões principais em jogos como o Steeplechase, da subsidiária da Atari, a Kee Games. Por trás, seu mecanismo é razoavelmente complicado. Na primeira vez que tentei desmontá-los, não sabia por onde começar.



Quando restaurei o Super Breakout, senti falta de poder trocar os desgastados botões, mas não os encontrei para comprar. Embora os do arcade Breakout, da Atari, estivessem em bom estado de conservação, resolvi dedicar um tempo pra tentar reproduzi-los.
E, assim, com a ajuda do Paulo, da Magic Hologram, iniciamos vários testes com impressão 3D, aplicação de tinta em relevos positivo e negativo e até mesmo a fabricação de novas molas para um acionamento mais suave do mecanismo.


No primeiro teste, percebi que havia um erro na fonte utilizada, mais perceptível nas letras “A” e “T”. Por um golpe de sorte, quando montei o painel sem os botões para observar a iluminação, percebi que uma das lâmpadas estava queimada.


Este tipo de lâmpada se revelou extremamente difícil de encontrar. Consegui localizar o modelo exato em uma loja que vende peças para aeronáutica.



Botões Repro: Quase Perfeitos
O Paulo fez um excepcional trabalho na reprodução destes botões. Os modelos finais são quase idênticos aos originais. Nas fotos a seguir, a ordem é sempre o botão original à esquerda e o repro à direita:



A mola é um pouco mais alta que a original, porém mais suave, de forma que se encaixa perfeitamente no mecanismo do botão.

Para efeito de comparação, montei o painel de controle com ambos os botões de 1-player, o que possibilita notar uma leve diferença com relação à altura. O botão repro ficou ligeiramente mais baixo.


Ao acender o painel, é possível ver que o botão original ilumina de forma mais homogênea do centro para as extremidades, enquanto o botão repro tem a iluminação mais forte na região central, porém é realmente um detalhe minucioso.



Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são 01 – A Eletrônica Parecia OK, mas Havia Surpresas, 02 – Testes com o Monitor do Super Breakout, 03 – Retirada do Monitor para Reparos no Exterior, 04 – Retirada da Placa-Mãe para Reparos, 05 – Desmontagem do Gabinete para Limpeza, 06 – Montagem do Gabinete e Novos Testes, 07 – Conhecendo Monitores em Preto e Branco e 08 – Segundo Reparo no Monitor.
O próximo post é o 10 – Sempre Faltam Alguns Detalhes.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.