Track & Field Cocktail #4: Finalização da Restauração nos Estados Unidos

Após fazer as restaurações principais (control panel e coin door) do arcade Track & Field Cocktail, John foi discutindo comigo os detalhes acerca da restauração: isto é, que partes manter para preservar a originalidade e que partes trocar.

A seguir, descrevo um pequeno resumo de todos os pontos que foram repassados:

Monitor

Neste vídeo, é possível perceber que o estado geral de funcionamento do monitor estava excelente. Com base nisso, optamos por não fazer o recap ou rebuild:

T-Molding

A borracha que contorna os gabinetes é chamada de T-Molding, ou T-Moulding. Embora John tenha sugerido a manutenção do original (que, como podemos ver no vídeo, tem aspecto brilhante), preferi a troca da moldura, devido às condições que podem ser vistas no vídeo anterior do monitor. Aqui o resultado:

No vídeo, John alerta para a questão da largura da moldura. Este é um desafio em alguns gabinetes: as borrachas atuais não costumam apresentar exatamente a mesma largura daquelas utilizadas na época. A solução é usar uma moldura um pouco maior e deixar a borda saliente para os lados, o que até ajuda a proteger melhor a madeira.

O resultado foi uma moldura com aspecto fosco, porém muito mais bonita que a anterior. A troca do T-Molding é um procedimento que, na minha opinião, melhora muito o aspecto geral do gabinete. É uma das áreas em que a preservação do original não costuma, necessariamente, ser a melhor escolha.

Polimento

A decisão de restaurar o laminado do gabinete é sempre difícil. Por exemplo, no caso do meu arcade Joust Cocktail, foi realizada a completa substituição e o resultado ficou excelente. Há casos de danos em que a única alternativa é realmente a troca, e aí cabe buscar no mercado um laminado que se aproxime ao máximo do original.

Porém, na medida do possível, a intenção é preservar o acabamento de época do arcade, aspecto que conta muito para a preservação da originalidade. E foi esta a decisão tomada com relação ao gabinete do Track & Field. Para isso, John realizou um excelente trabalho de polimento que deu vida ao laminado original:

Arcade Track & Field Cocktail Restore - Polishing

Back Door e Schematics

Com relação à porta traseira, foi feita uma repintura, e o diagrama esquemático original, que estava bastante sujo, foi substituído por uma reprodução:

Chave

Pode parecer curioso, mas muitos restauradores dão especial atenção à escolha da chave utilizada na fechadura da porta traseira, de acesso ao arcade. John utilizou uma reprodução da marca Fort Lock, a chave mais comum nos arcades da década de 80:

Vidro

A opção de John para o vidro foi manter o original, retirando os restos de cola e resina da borda. Porém, mais tarde eu optei por trocá-lo, como veremos nos posts seguintes.

Fonte de Alimentação

A famosa Switching Power Supply, cujo nome formal é Switched-Mode Power Supply (SMPS), ou Fonte de Alimentação Chaveada, é o método moderno utilizado até hoje para alimentar diversos equipamentos eletrônicos, e a Konami já adotava esse padrão no gabinete do Track & Field.

Existe uma polêmica a respeito do uso desse tipo de fonte em máquinas mais antigas, como aquelas da Atari, cujo padrão ainda é a utilização das fontes analógicas ou lineares (Linear Power Supply), que funcionam muito bem. Porém, quando o projeto do arcade já prevê a utilização de uma alimentação mais moderna, a única escolha é preservar ou substituir a fonte por uma nova. Geralmente, a troca é indicada para evitar problemas que possam causar danos aos demais componentes, e foi esta a opção de John:

Pés de Apoio

A base do gabinete desta máquina se encontrava sem os pés originais e com uma das madeiras de sustentação quebrada. Embora seja possível utilizar o gabinete sem os pés, apoiado diretamente sobre a moldura de borracha, em conversa com John decidimos comprar novos pés e reconstruir a base de madeira:

Fim da Restauração Americana

Após todos esses detalhes, o arcade Track & Field Cocktail estava restaurado e pronto para uso. Então, John me passou um vídeo final a partir do qual concluímos oficialmente o processo de restauração inicial, em solo norte-americano:

Da forma em que se encontrava, este arcade já tinha qualidade superior a todos os outros que eu tinha visto à venda. Porém, quem poderia imaginar que, ao receber o arcade no Brasil, eu iria aperfeiçoar o processo de restauração?

Confira nos próximos capítulos!

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Hyper Olympic e a Febre das Olimpíadas, 01 – A Busca por um Track & Field Perfeito, 02 – O Longo Processo de Restauração Estética e 03 – Hyper Sports Rearranged: A PCB Definitiva.

O próximo post é o 05 – Danos Causados pelo Transporte.

Conheça o passo a passo da restauração do Track & Field Cocktail, arcade da Konami e da Centuri, através do índice dos capítulos.

2 Respostas para Track & Field Cocktail #4: Finalização da Restauração nos Estados Unidos

  1. Pingback: Track & Field Cocktail #5: Danos Causados pelo Transporte - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

  2. Pingback: Track & Field Cocktail #3: Hyper Sports Rearranged – A PCB Definitiva - AntonioBorba.com - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *