Track & Field Cocktail #2: O Longo Processo de Restauração Estética
Ao final do post anterior, expliquei a dificuldade de achar à venda um arcade Track & Field, modelo Cocktail, com uma restauração impecável.
A partir disso, publiquei um post em um fórum especializado, relatando que eu gostaria de comprar um gabinete restaurado ou encomendar uma restauração sob medida.
Foi então que conheci John Wirtz, que me mandou esta foto:
John disse: “Eu acabo de buscar esta máquina e posso restaurá-la para você”. Parecia bom demais para ser verdade, então passei a investigar um pouco melhor quem era aquela pessoa e o que fazia.
Quem é John Wirtz
John Wirtz foi um atleta olímpico especializado em arremesso de disco, e atualmente é colecionador e restaurador de arcades, além de um grande conhecedor, em especial, do Track & Field. Quando soube disso, achei muito interessante. Afinal, eu jamais esperaria comprar uma máquina restaurada por um atleta olímpico do atletismo.
E, para aumentar a coincidência, John já esteve no Brasil para competir na categoria Masters de atletismo, no campeonato que aconteceu em 2013 em Porto Alegre:
John mostrou o modelo Cocktail que ele possuía em sua coleção, com vídeos de seu filho jogando com amigos, e demonstrou bastante conhecimento a respeito das particularidades desse modelo de arcade. Eu disse o que gostaria de ver em uma restauração, combinamos um valor e assim a nossa parceria se iniciou.
A Restauração do Painel de Controle
A principal parte do arcade Track & Field Cocktail que precisa ser restaurada (e salta aos olhos) é o painel de controle. Mais especificamente, o overlay, o qual chamamos de CPO (Control Panel Overlay).
Não há como esperar de uma máquina antiga, largada em um depósito qualquer, que seu painel esteja bem conservado. E assim foi o caso, como é possível ver no lado principal, o que controla o início de jogo e os players 1 e 2:
Felizmente, existe uma reprodução perfeita do overlay original, de excepcional qualidade. O problema dessa máquina não é conseguir a reprodução, mas sim a árdua tarefa de retirar o adesivo antigo.
Com o passar de décadas, o overlay original basicamente se desintegra, saindo em pequenos pedaços. Segundo John, essa tarefa é tão extenuante que, a cada vez que ele faz isso, promete a si mesmo que jamais vai restaurar outra máquina. O processo precisa ser feito manualmente e acaba com as unhas e dedos da pessoa. As fotos dão uma ideia.
Tinha até chicletes!
Após retirar todo o overlay antigo, é preciso lixar o painel criteriosamente para remover qualquer resíduo de cola. O metal dever ficar liso para receber uma pintura que muda completamente o acabamento da peça.
O resultado é incrível! Vale a pena conferir o antes e depois:
O mesmo processo é feito com o segundo painel de controle, que fica disponível para os players 3 e 4:
A Restauração da Coin Door
Com o passar do tempo, a gente aprende alguns elementos importantes de uma restauração. E este é um aspecto para o qual nunca liguei muito, mas que percebi que os restauradores valorizam em escala máxima: a porta de moedas, ou coin door.
Os motivos não são tão óbvios para quem não está familiarizado com o cenário de arcades. Porém, é realmente desagradável olhar para um gabinete em que a porta está descascada, sem a chave ou em péssimo estado de conservação. É um detalhe que estraga o conjunto. Veja como John encontrou a porta do Track & Field que estava restaurando:
A estética não é tudo: frequentemente, a porta de moedas está associada à autenticidade do gabinete de época, e revela até mesmo o valor da moeda. A maior parte das portas de moeda existentes nos gabinetes da minha coleção trazem botões para inserção de moedas de 50 cents, entretanto, portas muito antigas contêm entradas para 25 cents, enquanto outras mais recentes chegam a ter de 1 dólar.
Outra característica importantíssima e motivo de disputas entre restauradores é o emblema original do fabricante ou distribuidor de determinado arcade. Conseguir um é uma questão de honra: John orgulhosamente demonstra a placa da Centuri enquanto faz a restauração e toma uma cerveja.
Nos Estados Unidos, existem mais recursos para a restauração das portas de arcade, em especial algumas tintas spray de excepcional qualidade que emulam o acabamento da pintura eletrostática feita na época. Algumas dessas tintas possuem verniz fosco ou textura.
O resultado está aí: uma bela coin door, que segundo John ficou muito melhor que a porta do arcade dele. Nas fotos acima, falta apenas a colocação da placa da Centuri.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Hyper Olympic e a Febre das Olimpíadas e 01 – A Busca por um Track & Field Perfeito.
O próximo post é o 03 – Hyper Sports Rearranged: A PCB Definitiva.
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