Tapper #07: Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 3

A montagem do conjunto de força do Tapper, arcade game da Bally Midway, estava na metade. Porém, a parte mais difícil viria justamente agora, em que seria necessário desmanchar todas as soldas, crimpar conectores e conectar corretamente inúmeros cabos.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore

Os capacitores, por exemplo, estavam com seus polos ligados a resistores, e o capacitor azul estava sem conectores, mas com soldas e extensões ligando seus componentes. Eu retirei o resistor e o crimpei a terminais de anel.

Além disso, desmanchei a solda nos fios e crimpei individualmente todos eles a terminais.

Fiz a mesma coisa com todos os cabos que estavam sem conectores.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore

Os capacitores de 50.000 e 51.000 uF do Tapper foram substituídos por novos modelos com o dobro da capacitância dos famosos Big Blue, ou seja, 56.000 uF cada, contra 27.000 uF dos tradicionais da Atari.

Enquanto eu tentava ligar todos os conectores aos capacitores, percebi que alguns dos terminais que eu havia utilizado possuíam o anel com passagem muito estreita, não permitindo a fixação com parafusos. Dessa forma, tive que abrir boa parte deles com um alicate de corte e, ainda, torcer e lixar a parte interna. Foi um trabalho enorme, e ficou o aprendizado de cuidar também desse detalhe ao comprar terminais elétricos.

Após horas de dedicação, o resultado ficou realmente lindo:

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore

Especialmente esta conexão da direita com 7 terminais exigiu muito esforço para ser finalizada. O correto talvez fosse unir alguns cabos no mesmo terminal, mas no fim das contas ficou desta forma:

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore

O antigo porta-fusíveis com pedaços improvisados foi descartado e substituído por um com tamanho adequado. Todos os fusíveis foram trocados por novos.

Antes de fechar o fundo do conjunto de força, utilizei um papel de assar, que resiste a altas temperaturas, para isolar a chapa metálica e evitar contato com os componentes. Recolei a etiqueta na parte de cima e parafusei novamente as alças.

O resultado: uma obra de arte.

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore

Assistir ao vídeo abaixo é inacreditável – difícil dizer que estamos falando do mesmo conjunto de força. Porém, com tudo renovado, foi a este nível de qualidade que chegamos. Sem dúvida, um belo upgrade para nosso Tapper Willard.

Para completar o dia, até posicionei o conjunto dentro do gabinete para ver como ficaria:

Agora só faltava montar as peças no gabinete… e testar! 

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Tapper – A Tentativa de Fazer um Arcade Game para Bebedores de Cerveja, 01 – O Último Gabinete de Jeff Willard Jr., 02 – Severamente Danificado no Transporte, 03 – O Desafio: Como Aperfeiçoar um Willard?, 04 – Gabinete Recuperado e Pronto para Montagem, 05 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 1 e 06 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 2.

O próximo post é o 08 – Montagem do Gabinete – Parte 1 – Força e Chicote.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Tapper da Bally Midway através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *