Circus #06: Monitor Consertado e Início da Montagem
Após reforma, colocação da nova side art e T-Molding completo, o gabinete do arcade Circus, da Exidy, estava desta maneira:

A primeira coisa que fiz antes da montagem foi conferir a limpeza do gabinete. Utilizei um aspirador portátil da Dyson que, com os acessórios corretos, facilita muito esse processo:

Eu também já estava com o monitor em preto e branco Motorola M5000 em mãos, após o reparo realizado pela Chip Notebooks, uma empresa especializada em conserto de computadores, localizada em Curitiba.
No teste, o monitor estava funcionando perfeitamente, sem apresentar o defeito no circuito horizontal. A ausência da imagem é devido à incompatibilidade de modo de resolução entre os jogos:


E aqui está o grande responsável por essa mudança recente na minha rotina de reparo de arcade games: o Eduardo, da Chip Notebooks. Seguindo a tradição de seu pai, ele tem se especializado em um valioso conhecimento sobre o conserto de monitores de tubo – que, possivelmente, só vai utilizar comigo (rs).

Iniciei a montagem do Circus pela coin door e pelos alto-falantes, pois o acesso fica bem mais fácil sem o painel de controle e o monitor.

Porém, após a reforma do gabinete, com a troca do laminado frontal, foi necessário abrir novamente os furos dos alto-falantes:


Lá fui eu mais uma vez para o meu cosplay de marceneiro. Essa é uma etapa da qual não gosto muito, pois meu receio é estragar um belo trabalho com minha falta de habilidade. Então, com muito cuidado, comecei a furar de dentro para fora.



Utilizei para isso a microrretífica da Dremel, que quebra um bom galho para várias tarefas, mas que uso principalmente para furos que exigem cuidado e baixa potência. Foi necessário aumentar um pouco a bitola inicial para permitir a entrada dos parafusos do tipo french screws ou carriage bolts, já que, por não serem pontiagudos, precisam que o buraco já esteja na medida correta.
Primeira parte concluída com sucesso, alto-falantes instalados:


Em seguida, em relação à coin door, removi o restante de solda do chicote, para substituição por conectores – algo que, invariavelmente, tenho que fazer em todos os arcades. Também troquei a aleta da fechadura, pois a original estava torta, causando folga no fechamento da porta.




Depois, a parte fácil: instalar os carriage bolts – e serviço concluído.



Aproveitando o trabalho na fechadura da coin door, também deixei a back door pronta:



Continuando a restauração, um trabalho que ficou excepcional foi a recuperação do painel de controle (control panel), com a eliminação da oxidação realizada pelo Paulo, da Magic Hologram, que costuma me apoiar em várias etapas do processo.
Olha só este antes e depois!


Limpei os botões e o spinner do painel de controle o máximo que consegui:



Por algum motivo relacionado ao encaixe no gabinete, este painel estava ligeiramente abaulado, entrando com dificuldade, mas ainda assim permitindo a colocação.


O objetivo desta primeira etapa era apenas fechar completamente o gabinete para evitar a entrada de pó.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: Circus Arcade Game – Uma Criativa Variação de Breakout?, 01 – Uma Oportunidade com Bezel Perfeito, 02 – Funcionando com um Defeito Peculiar, 03 – Escolhas de Restauração e Desmontagem Completa, 04 – Gabinete Restaurado e Nova Side Art e 05 – T-Molding: Brincando de Marceneiro.
O próximo post é o 07 – Uso Criativo das Flasher Lamps no Marquee.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Circus, da Exidy, através do índice dos capítulos.
Pingback: Circus #08: Montagem do Painel e do Monitor - AntonioBorba.com