Star Trek #11: O Desafio da Remontagem 3 – Monitor e Segunda Tentativa
Finalmente, após concluir com sucesso no arcade Star Trek, da Sega, a montagem do conjunto de força e ainda da cage com o boardset completo, era chegada a hora, pela segunda vez, de montar o monitor vetorial G08-003 da Electrohome, que também havia recebido do Matt Janeczek, da Vector Vault Arcade Repair, após uma segunda rodada de reparos.
Desta vez, com mais prática, eu montei mais rapidamente todo o chassis com a Deflection Board e o EHT Power Supply, haja vista que o Transistor Heat Sink havia ficado no lugar.
Ainda assim, após a montagem, eu costumo fazer um registro fotográfico de todas as principais conexões. Dessa forma, caso algo dê errado, é possível conferir se algum plug ficou desencaixado ou algum erro foi cometido:
Por fim, antes de ligar as placas ao monitor, é necessário fazer o primeiro teste com um osciloscópio. Esta medida é preventiva e extremamente útil, pois o scope possui uma enorme flexibilidade de parâmetros, enquanto o monitor vetorial pode facilmente queimar se uma placa lógica enviar sinais errados.
O primeiro teste foi realizado na terminação final do cabo que conecta a cage ao monitor, e o resultado foi bastante estranho:
Esta imagem completamente anômala não era um bom sinal. Apesar de a placa lógica estar ligando e enviando o som de voz corretamente ao ligar, aparentemente havia algum problema mais grave na saída de vídeo ou geração do sinal vetorial.
Então, para eliminar possíveis problemas de conexão, eu fiz novamente o teste conectando diretamente o osciloscópio à X-Y Timing Board. O resultado, como diria Matt, foi esta imagem que lembra um mastro de barbearia, mais conhecido como barber’s pole.
Com isso, pude perceber que a XY Rotation Board, responsável pela inversão dos sinais horizontal e vertical para o jogo Tac/Scan, não estava muito bem encaixada:
Neste vídeo, é possível perceber que o encaixe realmente não é dos melhores, em parte devido aos componentes, como um capacitor que fica proeminente na Timing Board:
Após ajuste e nova inserção das placas, obtive um bom sinal do jogo:
Neste momento eu descobri que o aterramento que deve ficar em um dos conectores centrais da Rotation Board estava trocado pelo pino vizinho, que em teoria não é utilizado no conector do jogo. Dessa forma, eu fiz uma conexão direta estilo jumper com uma haste metálica, com teste de continuidade positivo:
Infelizmente, o novo teste no scope se mostrou negativo, retornando ao sinal anômalo apresentado no início:
Mesmo assim, em conversa com o Matt, procedemos ao teste da alta tensão do módulo EHT Supply. Primeiro, uma verificação de conexões:
Em seguida, um teste revelou um comportamento no mínimo estranho: a voltagem estava demorando muito para subir. Em qualquer monitor vetorial que eu já tenha testado até hoje, a tensão entre 19.000V a 20.000V sobe quase instantaneamente na medição com sonda. Porém, nesta gaiola de alta tensão, a corrente estava se iniciando em 15.000V e subindo de forma muito lenta até a medida esperada:
Com a gaiola conectada ao monitor, novos testes se seguiram, como a medição de corrente contínua nos sinais XY que chegam até a Input Clamp Board, bem como testes nas cores:
Em seguida, foi testada, também, a saída 12V da placa de força que se conecta ao switching power supply:
Com a placa conferida e OK, em seguida foram realizados testes de voltagem no conector da X-Y Control Board, que foi ligada sozinha na cage:
Finalmente, Matt pediu para testar a voltagem nos diodos Zener responsáveis pelas cores na X-Y Control Board, a qual, nesta nova montagem do boardset, foi invertida novamente. Na imagem abaixo, é possível perceber que agora a X-Y Control Board fica na frente da à X-Y Timing Board, tal como estava no boardset original.
E, por fim, um novo teste foi realizado pegando o sinal vetorial diretamente na X-Y Timing Board, com resultado positivo:
O teste de jogo resultaria, finalmente, em uma imagem desta vez?
Infelizmente, como é possível perceber pelo vídeo, o teste foi negativo, gerando mais uma imensa frustração após dois dias de intenso trabalho envolvido na remontagem das placas e do monitor. Esse foi um dos finais de semana mais decepcionantes, com muito trabalho perdido – exceto, é claro, pela experiência adquirida no troubleshooting de máquinas vetoriais.
Para completar o ciclo de frustrações, ao remover as placas, a nova Multisound Board, a mais cara delas, teve um componente arrancado, justamente devido ao apertado espaço de respiro disponível dentro da cage.
Componentes do tipo SMD (Surface Mount Device) são menores e montados diretamente na superfície da placa sem o uso de solda, tornando o reparo mais difícil. Embora seja possível soldar um componente SMD, o trabalho é muito mais especializado.
A Dura Decisão de Desmontar Tudo Novamente
Após toda as frustrações do fim de semana, e dadas as irregularidades apresentadas pelos testes, crescia a suspeitade que poderíamos estar diante de uma cage com o bus defeituoso. “Bus” é o nome que se dá ao sistema de conectores aos quais são encaixadas as placas.
Em conversa com Matt, decidi desmontar e enviar a cage completa para análise, separando todos os conectores cuidadosamente:
Outra dura decisão foi a escolha por desconverter o kit multigame. Baseado nas tarefas do fim de semana, eu pude perceber como o kit é frágil e requer inúmeros cuidados na instalação, com componentes que possuem pouco espaço de respiro e estão sujeitos a quebras mesmo tomando-se bastante cuidado.
Para piorar, o fabricante do kit, o qual prefiro nem mencionar neste post, revelou-se completamente irresponsivoquando eu precisei de orientação e suporte. Após pesquisas nos fóruns especializados, descobri que essa queixa era comum e outros usuários reclamavam da falta de suporte do fabricante. Este foi outro elemento que me fez desistir do projeto de ter uma máquina color vector multigame da Sega, que estava nos meus planos desde a aquisição deste arcade.
Dessa forma, eu também retirei a placa multigame dos controles, substituindo-a novamente pela original:
Por fim, separei também a EPROM e a Speech PCBs, bem como velhas peças que foram substituídas quando da instalação do kit.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Star Trek em um Gabinete de Asteroids?, 01 – Chegada: Um Bicho Completamente Novo, 02 – Diagnosticando Problemas no Monitor Electrohome G08-003, 03 – Revisão e Regulagem do Power Brick, 04 – Monitor G08 – Desmontando e Entendendo o Demônio, 05 – Monitor G08 – Primeira Tentativa de Reparo, 06 – Desmontagem do Monitor e da Boardset para Multigame, 07 – Desmontagem do Gabinete, 08 – Restauração Completa do Gabinete, 09 – O Desafio da Remontagem 1 Conjunto de Força e 10 – O Desafio da Remontagem 2: Cage + Boardset + Multigame.
O próximo post é o 12 – Desconversão do Multigame e Terceira Tentativa.