Circus #04: Gabinete Restaurado e Nova Side Art
O trabalho de marcenaria realizado no gabinete do arcade Circus, da Exidy, foi completo. Basicamente, todas as lâminas de madeira e adesivos foram eliminados para que a nova arte fosse aplicada. As bordas que apresentavam falhas foram retocadas com uma massa composta por serragem e cola.


A marcenaria responsável por esse trabalho foi a JR&N, de Curitiba. Para quem tiver interesse, o contato é com o Neno, pelo telefone (41) 98818-7557.
O gabinete, após restaurado e limpo, fica bastante diferente. É realmente muito bom remontar um arcade game após uma reforma estrutural.

Internamente, as principais mudanças foram o conserto do quadro da PCB, que estava caído, e o envernizamentode todas as faces de aglomerado, contribuindo para evitar a deterioração que geralmente ocorre nesse tipo de madeira.


Com o gabinete devidamente reformado, havia chegado a hora de aplicar a nova side art adquirida no This Old Game.
Até então, eu nunca havia restaurado a arte lateral de um arcade. O máximo havia sido a aplicação de novo overlay no painel de controle do Asteroids Deluxe.
Porém, contei com a ajuda de um profissional qualificado, para compensar a minha absoluta falta de capacidade para colar adesivos. A pessoa em questão é o Cleverson, especializado em um trabalho ainda mais difícil, a adesivação de carretas. Seu contato é o (41) 99930-4668.
Como primeiro passo, retiramos todo o T-Molding (ou T-Moulding, na grafia britânica), que é a moldura de borracha em “T” que contorna a parte frontal e superior do gabinete. Em seguida, foi aplicado um produto para tirar qualquer resquício de contaminação na lâmina de madeira.


Como é possível perceber, para quem entende da coisa, o processo parece muito fácil:

Ao longo da aplicação, fomos conferindo as medidas tiradas do adesivo original, para ter certeza de que estávamos mantendo a nova arte reta e no local certo do gabinete.



O uso do soprador térmico é essencial para a qualidade do acabamento nas bordas do gabinete:
Concluída a aplicação, o corte do excesso deve ser feito em cima da ranhura que irá receber o T-Molding.
E assim trabalhamos o segundo lado do gabinete, com o mesmo cuidado e atenção aos detalhes.



Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: Circus Arcade Game – Uma Criativa Variação de Breakout?, 01 – Uma Oportunidade com Bezel Perfeito, 02 – Funcionando com um Defeito Peculiar e 03 – Escolhas de Restauração e Desmontagem Completa.
O próximo post é o 05 – T-Molding: Brincando de Marceneiro.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Circus, da Exidy, através do índice dos capítulos.