Circus #01: Uma Oportunidade com Bezel Perfeito

Circus, da Exidy, é um video arcade que raramente aparece para venda. Porém, eu dei sorte de conseguir negociar um exemplar excepcional em um lote de 3 arcades que incluíam também o color vector Star Trek e o Tank II, da Kee Games, ambos já restaurados e documentados aqui no blog.

O principal fator que me levou a aproveitar o Circus, além de ser fã do jogo, foi a imaculada condição do bezel, o acrílico frontal:

Circus by Exidy – Arcade Game Ad

bezel do Circus tem um design diferenciado, acima da média, e possui formas convexas em relevo que formam o nome do jogo. Para isso, ele foi fabricado a partir de um molde, e não existe reprodução para substituir um bezel gasto ou danificado.

Como exemplo dessa particularidade, cito o post do Dan Sullivan, um dos restauradores mais conhecidos e talvez até hoje o mais perfeccionista do mundo dos arcades. Dan é o tipo de pessoa que fabrica peças e tem acesso a uma infinidade de contatos para conseguir aquilo que não é possível fabricar, já tendo sido responsável por alguns projetos bastante famosos. E, mesmo assim, Dan conta que demorou para restaurar o Circus devido à dificuldade de conseguir um bom bezel:

Circus by Exidy – Dan Sullivan Restore

Em outras fotos do anúncio do Circus, foi possível perceber que o painel de controle, feito por pintura diretamente no metal, também estava em um bom estado de conservação. Este painel é quase impossível de restaurar, e, da mesma forma que arcades como Asteroids, cujo painel é feito com silk screen sobre o metal, quando a peça apresenta desgaste, a alternativa mais comum é lixar toda a tinta e colar um adesivo, o que tira bastante a originalidade do arcade (foi a solução adotada por Dan). 

Circus by Exidy – Arcade Game Ad

Com a coin door e o painel de controle em bom estado, indicando que não necessitariam de restauração, eu já considerava este gabinete de Circus uma compra obrigatória.

A foto a seguir mostra uma das laterais com certo desgaste na cor e amarelamento da parte branca, e também a parte interna com a eletrônica, que aparentava estar bastante limpa. De brinde, ainda havia o manual do jogo, solto na parte de baixo do gabinete.

Circus by Exidy – Arcade Game Ad

Sendo assim, negociei o pacote com Circus e os demais jogos de arcade.

Eu não levei muita sorte com o Star Trek, que foi o jogo que me deu o maior trabalho até hoje, e conto mais sobre isso nos posts que escrevi a respeito. Tank II foi outro arcade que exigiu bastante reparo, mas a restauração ficou impecável.

Com o Circus, o último dos três que restaurei, eu esperava ter menos trabalho.

Este post é parte de uma série. O capítulo anterior é o Post Introdutório: Circus Arcade Game – Uma Criativa Variação de Breakout?.

O próximo post é o 02 – Funcionando com um Defeito Peculiar.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Circus, da Exidy, através do índice dos capítulos.

1 Respostas para Circus #01: Uma Oportunidade com Bezel Perfeito

  1. Pingback: Circus #09: Detalhes Finais da Montagem - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *