Breakout #04: Retirada da Placa-Mãe para Reparos
Enquanto o chassis do monitor TEC TM-600 seguia para reparo nos Estados Unidos, eu retirava a PCB do arcade Breakout, da Atari, que estava com marcas de queimado na entrada de força.

A placa foi enviada para o Daniel, técnico que mora no interior de São Paulo e já me ajudou a resolver outros problemas de placas-mãe em arcades como Track & Field e Black Widow.
Enquanto isso, aproveitei o tempo para reparar o case do conector de borda, ou edge connector, que liga o chicote de máquina à PCB. Como o proprietário anterior havia feito um bypass, ele interrompeu a conexão dos 3 cabos ligados à alimentação de energia, instalando um conector Mate-N-Lok de 3 vias no lugar.

A missão seria repinar (repin) todos os terminais em um novo case para conexão com a borda da placa-mãe. Inicialmente, procuro retirar os plugs antigos com um extrator (nem todos saem) para que se perca o mínimo da fiação original do chicote. Utilizo um alicate de corte posicionado o mais rente possível do antigo terminal.


Aos poucos, com um alicate de crimpagem específico para terminais de borda, é feito o trabalho de pinagem. Na foto a seguir, o chicote vai sendo transferido do case antigo (à direita) para o novo (à esquerda).

Se você tiver interesse em conhecer detalhes desse processo, sugiro que leia o post sobre a repinagem dos conectores do arcade Missile Command.
Trabalho concluído: todos os fios, inclusive aqueles de energia, foram instalados no novo case de borda, desse modo eliminando completamente o plug Mate-N-Lok.

É possível perceber que até mesmo nas casas vazias são inseridos pinos. Essa técnica tem como objetivo melhorar e uniformizar a pressão do case sobre a borda da placa a fim de obter um contato melhor.

O Antes e Depois da Placa-Mãe
O técnico Daniel fez um excelente trabalho na reconstrução das partes danificadas da placa. O trabalho ficou tão bom que é até difícil acreditar que se trata da mesma PCB – atenção ao conector de borda, completamente restituído:


É possível perceber facilmente, nesta imagem da placa toda, que o capacitor defeituoso do conector de borda foi substituído por um modelo axial, mais adequado. Os diodos que apresentavam marcas de queimado também foram trocados.


Uma Placa-Mãe Sobressalente
Enquanto tudo isso acontecia, tive a oportunidade de adquirir uma PCB adicional. Não é má ideia ter uma placa-mãe extra, especialmente se estiver funcionando, para qualquer arcade, sobretudo para os mais raros.
Essa lição foi especialmente importante para o arcade Breakout, conforme poderá ser visto nos capítulos seguintes.
A placa extra também apresentava os mesmos sinais tão comuns de queima, embora em menor intensidade:



Esta segunda placa foi enviada para o famoso Sean Dotson, do canal de YouTube Classic Arcade Repairs. Sean tem uma fila de espera de meses para reparar qualquer placa. Não é incomum que leve cerca de um ano para entregar um serviço.
No entanto, Sean costuma gravar os reparos que faz, o que é muito ilustrativo. E, no caso desta placa adicional, ficou claro que eu fui enganado e me venderam uma placa utilizada como fonte de peças, pois havia uma série de componentes faltando:
No fim das contas, Sean fez um excelente trabalho, como de costume, e eu recebi a placa completamente reparada e testada.
Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são 01 – A Eletrônica Parecia OK, mas Havia Surpresas, 02 – Testes com o Monitor do Super Breakout e 03 – Retirada do Monitor para Reparos no Exterior.
O próximo post é o 05 – Desmontagem do Gabinete para Limpeza.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Breakout da Atari, através do índice dos capítulos.
Pingback: Breakout #08: Segundo Reparo no Monitor - AntonioBorba.com