O Melhor Whisky Sour do Mundo
Vou compartilhar aqui uma receita que considero a melhor combinação possível para preparar um Whisky Sour extremamente saboroso.
A origem do drink
Uísque Sour, Whisky Sour ou Whiskey Sour são nomes corretos para designar uma bebida que se constitui, na forma original, em:
- Uísque (geralmente Bourbon, como Jim Bean ou Jack Daniels)
- Suco de limão (originalmente, o limão siciliano)
- Açúcar
- Clara de ovo
A clara de ovo dá uma consistência espumosa e uma textura diferente à bebida. Não é significativa a diferença de sabor, embora, ao olfato, seja perceptível e nem sempre agradável.
Em minha receita, abandonei o uso da clara. Um opcional que pode ser utilizado é preparar a borda do copo açucarada. É interessante, porém, mais evidente na escola antiga de mixologia.
Em busca do açúcar perfeito
Nem todo açúcar é igual. O que conhecemos, originário da cana, geralmente é utilizado em sua versão refinada, ou seja, aquele açúcar branquinho do dia a dia. Essa é base para a maior parte dos cocktails, porém há como pensar em algo especial.
Primeiramente, quando preparamos açúcar para cocktails, raramente o utilizamos diretamente, na forma cristalizada. A maneira correta de aplicar o açúcar é preparar uma calda – conhecida pelas mamães e vovós como “calda bordalesa“, mas, pelos bartenders, como sugar syrup (xarope de açúcar) ou simple syrup. Ao preparar a calda, que deve ficar na geladeira, temos um preparado eficiente, que não deixa a bebida turva e, principalmente, dilui-se imediatamente na mistura. Esse é o caminho profissional para adoçar uma bebida.
Dale DeGroff (“The King of Cocktails”) é considerado por muitos o oráculo do bartending, o mestre de toda a mixologia. Durante muitos anos, fez fama internacional no comando do Bar Promenade no Rainbow Room, em NY. Ao ler um de seus livros, fiquei muito curioso quando ele mencionou sua preferência por Demerara Sugar. Originário das Guianas, é um açúcar menos processado, com a forma de cristais. O Demerara preserva notas de caramelo, baunilha e, de forma mais pronunciada, melado.
Eu achava que nunca encontraria esse açúcar no Brasil, de forma que sequer tentei procurá-lo. Para minha grata surpresa, me deparei com esta embalagem em um supermercado. Comprei imediatamente e minha experiência com bebidas mudou drasticamente.
A forma recomendada para preparar uma calda de açúcar é a diluição 1 por 1. A cada medida de açúcar, uma medida de água filtrada; deve-se cozinhar a mistura lentamente em uma panela somente até que o açúcar se dissolva e misture à calda. Não deixe ferver demais, do contrário a proporção irá se alterar. A calda resultante da mistura 1:1 é pouco densa.
Antigamente, a proporção indicada era 2 partes de açúcar para 1 parte de água, tornando a calda mais densa e, consequentemente, mais doce. A proporção 1:1 é mais recomendada para drinks modernos, geralmente maiores. O resultado final do açúcar Demerara em forma de calda é este: um líquido marrom cor de melado, com aroma muito característico.
A recomendação de uso desse açúcar é em cocktails de frutas cítricas de forma geral, ou frutas tropicais, como abacaxi e manga, além de drinks com rum e, ocasionalmente, uísque. Não é recomendado utilizá-lo para misturas com vodca ou gim – nesses casos, prefira o açúcar tradicional, para não haver conflito de aromas.
A escolha do uísque
O legítimo Whisky Sour demanda o sabor acentuado de um Bourbon. Jack Daniels é a opção clássica para nós brasileiros, entretanto, Jim Beam ou, se possível, Jim Beam Black são ótimas opções com preço geralmente melhor ou equivalente.
Preparar esse cocktail com uísque blended também é admissível, conforme o gosto pessoal.
Entretanto, a grande descoberta que considero parte fundamental para preparar o melhor Whisky Sour do mundo é o uísque canadense Crown Royal. Este pitoresco destilado, apesar de ser um blended, tem gosto similar ao Bourbon e pode enganar a maior parte das pessoas. Possivelmente essa confusão seja devido ao diferencial do Canadian Whisky, que de forma geral é produzido a partir do milho (antigamente era feito com centeio).
Portanto, na dúvida entre o blended e o Bourbon, escolha o Crown Royal e você terá em suas mãos uma bebida excepcional para todos os momentos.
Finalmente, a receita
Enfim, toda essa introdução foi para chegar, com conhecimento de causa, à construção de uma receita simples porém com escolha criteriosa de cada ingrediente. Eis, o melhor do mundo…
Whisky Sour
1 1/2 dose Crown Royal (se possível Black)
1 dose Demerara Syrup
3/4 dose suco de limão
Eu preparo simplesmente misturando os ingredientes diretamente no copo de uísque com gelo. Tenha certeza de utilizar o syrup na proporção 1:1 para não ficar tão doce – nesse caso utilize uma dose sem medo, lembrando que variações pessoais são admissíveis. O limão deve ser o Tahiti, verdinho, tradicional.
O resultado final deverá ser parecido com este da foto. Simples, perfeito, magnífico.