Toyshop Trouble – Homebrew Viciante para o Atari 2600
Homebrews é como chamamos os jogos modernos desenvolvidos para o Atari 2600. Para muitas pessoas pode ser uma surpresa descobrir que hoje, quase 40 anos depois da fabricação do primeiro videogame Atari, existam pessoas que se dedicam a desenvolver novos jogos para a plataforma. Entretando, há dezenas de entusiastas que se dedicam a isso – não como principal atividade, mas como hobby e por amor aos videogames. E ainda é possível ser pago por isso – através da loja da AtariAge, comunidade dedicada a Atari e videogames clássicos, pode-se perceber que existem pelo menos 80 homebrews à venda, somente para o Atari 2600.
Com os recursos atuais disponíveis aos programadores, é possível desenvolver jogos ainda melhores do que aqueles que existiam nos anos 80. Mesmo assim, é muito difícil superar a jogabilidade dos velhos clássicos. Embora eu não conheça todos os homebrews, nenhum havia despertado minha atenção até o momento. Por acaso comprei de segunda mão os homebrews das edições natalinas da AtariAge de 2005 e 2006 – Raindeer Rescue e Toyshop Trouble, respectivamente:
Uma grata surpresa se seguiu – Toyshop Trouble é, de fato, um dos melhores jogos disponíveis para o Atari 2600. Lembrando em muito a jogabilidade do Pressure Cooker, um dos meus jogos preferidos que exige a montagem de hambúrgueres em determinada ordem, Toyshop é completamente original e, assim como Pressure Cooker, exige um raciocínio apurado em fases que nunca se repetem – pois há sempre um fator aleatório na composição de cada uma.
O game consiste na seguinte premissa: você é um ajudante de Papai Noel que tem a incumbência de salvar o Natal, para isso devendo pintar os brinquedos com a cor certa. Isso pode exigir uma ou duas cores, que podem inclusive demandar a pintura em determinada ordem! Na prática, as fases crescem em dificuldade enquanto o número de brinquedos aumenta e exige que você decore as cores de cada um, devendo aproveitar cada vez que se desloca para pegar determinada cor de tinta para pintar o maior número de itens daquela cor, do contrário o tempo pode se esgotar:
As 8 cores de tinta e inúmeros brinquedos oferecem desafio mais do que suficiente para mantê-lo ocupado por muitas horas. Há um desafio adicional que exige certa dose de coordenação para conseguir cumprir as tarefas no tempo previsto: é necessário correr (segurar o botão do joystick). Ocorre que, propositalmente, o botão é utilizado para dar uma camada de tinta nos brinquedos. Portanto, ao correr e passar por cima dos itens, você estará pintando-os automaticamente.
Acompanhe o vídeo que gravei demonstrando as fases 14 e 15 para entender o funcionamento do game (e desculpe pela tela torta):
http://www.youtube.com/watch?v=5lpzynrPwhY
Interessou? O Toyshop Trouble está disponível para compra através da AtariAge.
Bom dia Antônio,tenho um cartucho cce label color com o jogo Enduro mas o label do cartucho é o Mission só que colado invertido,tudo original nunca mexido,você tem conhecimento de outro deste?abraços
Olá Ricardo, como vai? Confesso que não entendi, muito bem. Mas, o que deve ter acontecido, única explicação, é que alguém abriu o cartucho e trocou o chip do jogo!
Legal Antônio. Vc saberia dizer onde poderia aprender a fazer isso? Um abraço
Gustavo, eu nunca fui atrás dos equipamentos necessários para fazer isso, não sei dizer.
Olá Antônio, tudo bem?
Estou curioso e gostaria de saber como é possível uma pessoa fabricar jogos de cartuchos antigos. O enduro, por exemplo. Estou vendo uma pessoa vender esse cartucho, não original, novinho em folha.
Um abraço
Olá Gustavo. Gravador de EPROM, é possível fazer reproduções. Abraço