Categorias: Atari

Passado e Presente – Atari e Guitar Hero em Perspectiva


Neste dia 25/09, a ÓTV – Canal 11 da Net Curitiba, veiculou no programa Passado e Presente, com o apresentador Fernando Parracho, um debate interessantíssimo envolvendo, conforme o nome do programa, o passado, presente e futuro dos videogames.

Como maior colecionador de Atari do Brasil mas sentindo o peso da idade, fui obrigado a representar o passado :), em companhia do jornalista Sérgio Tavares Filho, Coordenador do G1 Paraná. Enquanto isso, o garoto Raylan Cross, campeão brasileiro de Guitar Hero, representou o presente. Todos deram suas pinceladas sobre o futuro.

Confira abaixo os 2 blocos do programa (descrição logo abaixo dos vídeos):

No bloco 1, falei sobre as origens do Atari e dos conceitos primordiais dos primeiros games criados. Sabemos que todos os games modernos, de alguma forma, têm uma raiz naqueles primeiros conceitos desenvolvidos na época, sejam shooters, side scrollers ou outros gêneros. Outro papo curioso foi sobre a configuração gráfica e capacidade de processamento do console Atari.

Sérgio Tavares falou sobre o Star Games Clube, sua própria criação para reunir colecionadores de videogames. Raylan Cross demonstrou suas habilidades e participou da discussão, contando um pouco da sua rotina nos campeonatos.

No bloco 2, pregamos uma peça no Raylan e colocamos o garoto para jogar Atari, quando ele demonstrou que precisava primeiro aprender como segurar o joystick. Como vingança, ele me fez jogar Guitar Hero e, após enfatizar umas 10 vezes que eu iria jogar no nível médio, o resultado foi que mesmo assim demorei para pegar o ritmo e fui interrompido pelo Parracho justamente quando comecei a tocar direito 🙂

Na sequência, trocamos impressões sobre o que os videogames representaram e o que esperávamos do futuro dos videogames. Sérgio enfatizou muito bem a relação das mulheres nos games, porém como principais consumidoras dos jogos sociais.

Este excelente programa trouxe um ótimo debate e conseguiu estabelecer de forma breve um panorama de mudanças rápidas que acontecem nos videogames e na tecnologia de forma geral.

5 comentários em Passado e Presente – Atari e Guitar Hero em Perspectiva

Outros Posts:

14/01/2015

Atari 7800: Coleção Completa

O Atari 7800 foi o 3º console na linha sucessória iniciada no fim da década de 70 com o lançamento do videogame doméstico Atari. Enquanto no Brasil somente o primeiro modelo da linha - lançado em 1977 com nome completo de Atari 2600 VCS (Video Computer System) - ficou conhecido, nos Estados ...

Saiba Mais

29/07/2011

Information Junk Food – O Perigo dos Filtros Sociais

O Google e o Facebook estão lhe escondendo informações. Surpreso? Parece sensacionalismo? Mas é a mais pura verdade. Uma tendência que se consolidou nos últimos anos em diversos mecanismos de busca, sejam eles sites como o Google ou redes sociais como o Facebook, é a personalização da bu ...

Saiba Mais

5 Respostas para Passado e Presente – Atari e Guitar Hero em Perspectiva

  1. Pingback: Os 10 Melhores Jogos de Atari - Top Ten | Antonio Borba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*