Categorias: Atari

Entrevista Sobre Atari no Boa da Pan


No dia 04/02/13, fui convidado pelo Rafael Cardoso para um bate-papo no programa Boa da Pan. Participei ao vivo direto do estúdio da RIC/Jovem Pan em Curitiba.

Boa da Pan - Entrevista Sobre Atari - AntonioBorba.com

A entrevista foi muito interessante, pois, apesar de já ter falado muito sobre Atari, foram discutidos alguns tópicos diferentes, fugindo um pouco do lugar-comum. Perguntas inteligentes, feitas por pessoas inteligentes. Meus agradecimentos ao Johnny, Rafael, Zico e Kéfera.

Disponibilizei no YouTube o áudio do programa, já editado nos pontos-chave da entrevista. Confira a seguir, com a descrição dos principais assuntos logo abaixo, com a minutagem:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oHo876JNh5g[/youtube]

  • 1’27”: O jogo Pitfall! (não, eu não estava fantasiado. rs).
  • 3’00”: O sucesso do Atari na época. Menção ao Telejogo. Conceito das famílias se reunindo para jogar videogame, jogos para até quatro pessoas com paddle, pongs.
  • 5’27”: O início da coleção e o perfil dos colecionadores. A história resgatada pelo colecionismo e a falta de memória das empresas da época. Pirataria e lei de direitos autorais da época. Clones piratas e variedades nacionais de labels. Os jogos mais conhecidos.
  • 9’20”: Valor do Atari e alguns dos cartuchos e consoles mais raros (e caros). Jogos pornôs.
  • 12’40”: Tod Frye, Pac-Man e as festas Rave.
  • 13’20”: Videogames atuais: PS3.
  • 14’50”: Comparação dos jogos antigos com os atuais. Multiplayer e troféus.
  • 17’27”: City Building, gênero em extinção.
  • 19’30”: Videogames e relação com profissão. Indústria dos games.
  • 20’50”: Sucessor do Atari: Nintendo.
2 comentários em Entrevista Sobre Atari no Boa da Pan

Outros Posts:

04/06/2011

Microespecialização é Disfarce para Incompetência?

Microespecialização é uma palavra pouquíssimo utilizada, creio que boa parte das pessoas nunca ouviu falar dela, a julgar pelos resultados que apresenta no Google. Afinal, qualquer palavra que exista e apresente apenas algumas dezenas de resultados no Deus Google, pode ser considerada relativame ...

Saiba Mais

13/07/2016

A New Marauder: Sensacional Homebrew para o Atari

A New Marauder é um jogo novo desenvolvido para o Atari 2600, um console que está prestes a completar 4 décadas. E, o mais impressionante, o primeiro lançado no Brasil, ainda por cima em padrão superior aos "homebrews" geralmente encontrados no mercado norte-americano. Apesar da sua long ...

Saiba Mais

2 Respostas para Entrevista Sobre Atari no Boa da Pan

  1. Carlos Morevi disse:

    Legal a entrevista, ‘for heavy user’. Sobre city building, nunca tive muita paciência pra esse tipo de jogo, mas tive uma epifania sobre eles assistindo o filme Inception. Na trama, os arquitetos nos sonhos tem essa mesma habilidade, projetar cidades imaginárias do nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*