Tapper #05: Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 1

Com o gabinete do Tapper – arcade game da Bally Midway – consertado e recuperado, chegava o momento de iniciar a restauração e, ao mesmo tempo, encarar o desafio de melhorar ainda mais o excelente trabalho de Jeff Willard Jr.

O primeiro aperfeiçoamento que decidi fazer era uma escolha lógica: a restauração do conjunto de força – power supply ou power brick –, que estava em péssimo estado de conservação. Conforme explicado anteriormente, foi uma escolha consciente do Jeff apenas preservar a fonte analógica original como forma de ligar o monitor, enquanto a alimentação mais delicada, necessária para as placas lógicas, era feita por uma fonte chaveada moderna, ou switching power supply.

conjunto de força do Tapper foi o mais robusto com o qual me deparei. Ele é tão pesado que possui 2 alças para retirá-lo do fundo do gabinete – e, acredite, é preciso realmente usá-las. Uma verdadeira besta alimentada por 2 grandes capacitores com impedância ao redor de 50.000 uF (maiores que o Big Blue, da Atari), um capacitor a óleo que até então eu não tinha visto em fontes, sem contar com a presença de nada menos do que 2 transformadores.

Uma vez na bancada, o primeiro passo foi desmontar as alças para ter acesso aos componentes:

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore

Ao abrir o fundo do conjunto de força para ter acesso a esses componentes, me deparei com uma enorme complexidade: um emaranhado de cabos que se revezavam, ora passando para um lado da fonte, ora para outro, além de placas extensoras para divisão, agrupamento ou continuidade de energia, sem contar outros componentes estranhos dos quais eu ainda não sabia a finalidade.

Bem, agora era tarde para voltar atrás: eu estava disposto a seguir na recuperação deste monstro, e me apoiei em farta documentação fotográfica para poder colocar tudo de volta nos seus devidos lugares.

Algumas dificuldades começaram a surgir já neste início: a presença de fios soldados antes mesmo de serem inseridos nos conectores bananinha, além da ligação de componentes com solda diretamente nos capacitores – sem dúvida, uma péssima prática.

Os capacitores monstros começaram a sair:

Este componente estranho também apresentava solda, acrescentando mais um obstáculo ao trabalho:

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore

Esta parte era uma das mais complexas com relação à ligação e às conexões de extensão dos cabos, por isso me preocupei em documentar muito bem:

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore

E assim os diversos componentes foram sendo retirados.

Até que chegamos a este resultado:

Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore
Tapper Arcade Game by Bally Midway - Power Supply Restore

Por fim, terminei retirando as etiquetas originais com o devido cuidado para fixá-las novamente após a restauração do conjunto de força:

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Post Introdutório: Tapper – A Tentativa de Fazer um Arcade Game para Bebedores de Cerveja, 01 – O Último Gabinete de Jeff Willard Jr., 02 – Severamente Danificado no Transporte, 03 – O Desafio: Como Aperfeiçoar um Willard? e 04 – Gabinete Recuperado e Pronto para Montagem.

O próximo post é o 06 – Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 2.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Tapper da Bally Midway através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *