Tapper #01: O Último Gabinete de Jeff Willard Jr.

Tapper, da Bally Midway, não estava necessariamente na lista de arcades que eu escolheria para montar meu Game Room, apesar de eu sempre ter gostado de jogá-lo no MSX, plataforma em que conheci esse jogo.

Tapper Arcade Game by Bally Midway

Porém, ao me aprofundar no mundo do colecionismo de arcades, comecei a admirar os gabinetes de Tapper que apareciam para venda, pois eles se destacam de qualquer outro. O que mais chama a atenção nesses gabinetes são os acabamentos dourados, mas a própria arte lateral é muito marcante, e é impossível não reparar nos controles em formato de alça de torneira de chope.

Tapper Arcade Game by Bally Midway

Além do próprio Tapper, dentro desse “submundo” de arcade games da Bally Midway – que pertencem à categoria de MCR Games, devido ao sistema específico em que rodam – estão outros gabinetes chamativos, como TronTimber,Spy Junter e Wacko, apenas para nomear alguns.

Já entre os gabinetes de Tapper que apareciam eventualmente à venda, os que mais me atraíram sempre foram aqueles restaurados por Jeff Willard Jr., do Ozark Mountain Arcade.

Quem É Jeff Willard Jr. e Por Que Seus “Tappers” São Especiais?

Jeff Willard Jr. é um restaurador de gabinetes de arcade bastante conhecido na comunidade americana de colecionismo. Ele já me ajudou com dicas em diferentes aspectos de restauração, por exemplo, na limpeza das laterais de gabinetes como o do Space Duel. Também entrevistei Jeff quando eu estava avaliando como restaurar o painel de controle do arcade Asteroids.

Entre as inúmeras restaurações de Jeff, incluindo dezenas de arcade games de diferentes fabricantes, Tapper se tornou uma de suas especialidades, quase que sua marca registrada, junto com Timber. São os dois arcades em que Jeff trabalhou com maior quantidade de gabinetes.

Perguntado sobre o motivo desta preferência, Jeff conta que Tapper foi o primeiro arcade que ele “desconverteu”. Esse termo é utilizado para indicar o trabalho de devolver à originalidade um gabinete convertido para outro jogo. A conversão era uma prática comum em operação comercial de arcades, porém, é considerada um verdadeiro contrassenso hoje, em que se valoriza muito mais a preservação da originalidade de arcades clássicos. O exemplo abaixo é a desconversão que Jeff fez de Combatribes para Tapper:

Jeff Willard Combatribes Deconversion to Tapper

Jeff também pegou o jeito de como restaurar este gabinete com um excelente nível de cuidado em relação aos detalhes, o que é possível confirmar através da publicação do Ozark Mountain Arcade da rara variação Root Beer Tapper. Na época, esta adaptação do Tapper foi produzida com o objetivo de evitar o tema alcoólico e permitir que fosse jogado por pessoas de todas as idades:

Jeff Willard Root Beer Tapper Restored

A empresa 417 Arcades, citada no post acima, se especializou na fabricação de gabinetes aprimorados para arcades clássicos. Eles obedecem aos mesmos formatos e tamanhos dos jogos originais de época, pois são feitos para substituição de gabinetes antigos, deteriorados ou danificados, mas mantendo por dentro os componentes originais. A isso chamamos um “new build”.

417 Bare Cabinets - New Builds

Alguns colecionadores não gostam de new builds, que consideram réplicas. O tema é polêmico, pois geralmente toda a eletrônica é mantida original, com a substituição somente de itens de estética, como adesivos, marquees, vidros ou acrílicos frontais e overlays de painel.

Em arcades mais clássicos e antigos, por exemplo Asteroids e Black Widow, ou ainda Bronze Age Arcades, como BreakoutSuper Breakout ou Warlords, acho fundamental manter o gabinete original sempre que possível.

Já em alguns arcade games ligeiramente mais modernos, principalmente de 1983 em diante, me parece plenamente aceitável a substituição do gabinete.

E assim, geralmente a partir de gabinetes novos, Jeff seguiu restaurando seus exemplares de Tapper, dentro de um conceito que o consagrou.

Jeff Willard's Tapper Arcade Game by Bally Midway Nº 12

Isso se deu até Jeff chegar ao seu Tapper de número 12, sua última restauração. Por ser especial, o jogo recebeu um upgrade que permite selecionar entre os personagens originais da Bally Midway ou os personagens dos Simpsons, que, aliás, combinam perfeitamente com o tema do jogo!

Além disso, este é o único gabinete da série que veio autografado!

Jeff Willard's Tapper Arcade Game by Bally Midway Nº 12

Tudo isso se devia a um motivo: Jeff se sentia esgotado de tanto restaurar gabinetes de arcade, e eu compreendo perfeitamente o que se passava com ele (rs)! Dessa forma, ele avisou à comunidade que estava entregando os últimos gabinetes e pararia de restaurar arcades para se dedicar a outras atividades (o que inclui, certamente, sua família)!

E foi naquele momento que resolvi aproveitar a ocasião para comprar o último gabinete de Jeff Willard Jr.

Reactor: Minha Primeira Venda de um Arcade Game

Quem leu a série de posts sobre meu arcade game Warlords Upright sabe da história de um grande golpe financeiro na comunidade de colecionadores, envolvendo centenas de milhares de dólares e muitos arcade games que não foram entregues. Após muitos meses de briga, consegui recuperar meu investimento através do gabinete de Warlords mais um raro Reactor no lugar do Warlords Cocktail que eu havia comprado.

Reactor, embora extremamente desejável por colecionadores pelos motivos que explico no post linkado acima, é um jogo muito difícil de ser jogado, e o meu exemplar ainda estava com um defeito no som, que exigiria um reparo.

O fato é que as ocasiões coincidiram, e quando Jeff anunciou seu Tapper número 12, resolvi vender o Reactor como forma de levantar capital para a compra do Tapper. Para minha surpresa, meu amigo Bob Cunningham, que armazena meus arcades nos Estados Unidos, vendeu o Reactor em menos de um dia, comprovando sua raridade e desejo entre a comunidade de colecionadores de arcade:

Gottlieb's Reactor Arcade Game Sale

E foi assim que um golpe financeiro se transformou em um gabinete de Warlords + um Reactor, e um Reactor, que nem mesmo veio ao Brasil, resultou em um Tapper.

Este post é parte de uma série. O capítulo anterior é: Post Introdutório: Tapper – A Tentativa de Fazer um Arcade Game para Bebedores de Cerveja.

O próximo post é o 02 – Severamente Danificado no Transporte.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Tapper da Bally Midway através do índice dos capítulos.

1 Respostas para Tapper #01: O Último Gabinete de Jeff Willard Jr.

  1. Pingback: Tapper #06: Restauração do Complexo Conjunto de Força – Parte 2 - AntonioBorba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *