Tank II #12: Uma Brincadeira com Warlords

Warlords é um dos arcades superclássicos que restaurei, sendo um daqueles preferidos que nunca vão abandonar minha coleção. Além da versão Upright, eu também tenho a versão Cocktail do Warlords.

Em determinado momento das minhas restaurações, resolvi estudar a fundo a pinagem e o funcionamento das conexões dos monitores em preto e branco, ocasião na qual eu utilizei o Tank II para conectar ao monitor do Breakout e vice-versa, conforme documentado neste post.

Com o Warlords e o Tank II, resolvi fazer o mesmo. Inicialmente, a imagem veio fora de sincronia:

Playing Warlords on a Tank II Monitor - Antonio Borba

Após mexer nas regulagens do monitor, consegui produzir a imagem correta do Warlords no monitor do Tank II(depois, eu teria que refazer o ajuste para a PCB original funcionar).

Playing Warlords on a Tank II Monitor - Antonio Borba

Um detalhe interessante é que, como o Tank II não possui o espelhamento de gabinete do Warlords, a tela acaba ficando invertida no sentido horizontal:

Playing Warlords on a Tank II Monitor - Antonio Borba

Para jogar, fica bastante difícil, pois, com o espelhamento, o sentido de giro do knob também muda – é preciso girar para a esquerda para que o personagem se mova para a direita e girar para a direita para que o personagem se mova para a esquerda. Acompanhe:

Este foi um post curto apenas para mostrar essa curiosidade, que acabou revelando também como o Warlords fica sem graça e até mais difícil de jogar sem o overlay que simula as cores. Isso mostra que os géis, ou overlays, não são somente decorativos, mas também possuem um papel importante na jogabilidade.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: Tank II, da Kee Games – O Precursor do Combat, do Atari 2600, 01 – Um Gabinete Necessitando de Reforma Completa, 02 – Monitor Motorola Preto e Branco com Defeito, 03 – Desmontagem Completa do Gabinete, 04 – Restauração Completa do Gabinete, 05 – Restauração Completa da Coin Door, 06 – Restauração e Montagem do Conjunto de Força, 07 – Harness (Chicote), Alto-Falantes e Back Door, 08 – Monitor Consertado nos Estados Unidos, 09 – Tentativa de Restauração dos Controles, 10 – Placa-Mãe Recuperada à Originalidade e 11 – Instalação dos Pezinhos.

O próximo post é o 13 – Final: Restauração Completa.

Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Tank da Kee Games através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *