Tank II #09: Tentativa de Restauração dos Controles
Após fixar o chassis e testar o monitor Motorola XM 501 no arcade Tank II, da Kee Games, antes mesmo de conectar a PCB, ou placa lógica do jogo, iniciei os procedimentos de revisão e instalação do painel de controle, ou control panel (CP).

As duas chapas de alumínio em “L” que são fixadas nos cantos do gabinete sustentam o painel. Elas foram removidas e lixadas para retirar toda a oxidação e sujeira. Confira o antes e depois:




A primeira coisa que eu tentei fazer no CP foi a eliminação destas manchas brancas ao redor dos joysticks:

Infelizmente, os produtos de limpeza que utilizei não resolveram o problema. Como este painel tem 50 anos de idade, não é indicado tentar aplicar produtos que possam danificar a tinta.
No fim das contas, a condição geral do painel é muito boa: é possível perceber a falta de um anel plástico no último joystick da direita, que está levemente trincado; já os botões estão corretos, pois eles existem apenas no controle direito de cada conjunto; e o diagrama do centro do painel, o mais importante, está em perfeita condição de conservação.

O maior incômodo, que eu tentaria resolver, era mesmo a condição de jogabilidade dos joysticks. Neste vídeo, é possível entender os sintomas – um certo enrijecimento do mecanismo de acionamento.
Iniciando a desmontagem, primeiro documentei muito bem a ligação dos conectores:

Depois, consegui retirar o joystick e desmontar e separar o manche do mecanismo de acionamento:


A partir daí, não foi possível prosseguir com o reparo – esta peça, que contém o mecanismo de acionamento, é completamente selada. É aí dentro que estão os componentes que determinam a rigidez do movimento, mas eles simplesmente não estão acessíveis. Portanto, salvo se algum dia houver defeito de funcionamento, não compensa romper esta peça e arriscar estragar em definitivo o conjunto.

O que me restou foi remontar todo o conjunto e fazer a melhor limpeza possível com o Simple Green, que é altamente indicado para retirar o aspecto grudento (“goo”) e a sujeira dos controles.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são Post Introdutório: Tank II, da Kee Games – O Precursor do Combat, do Atari 2600, 01 – Um Gabinete Necessitando de Reforma Completa, 02 – Monitor Motorola Preto e Branco com Defeito, 03 – Desmontagem Completa do Gabinete, 04 – Restauração Completa do Gabinete, 05 – Restauração Completa da Coin Door, 06 – Restauração e Montagem do Conjunto de Força, 07 – Harness (Chicote), Alto-Falantes e Back Door e 08 – Monitor Consertado nos Estados Unidos.
O próximo post é o 10 – Placa-Mãe Recuperada à Originalidade.
Conheça o passo a passo da restauração do Arcade Tank da Kee Games através do índice dos capítulos.