Inca #07: Chegada dos Boardsets ao Brasil

Cerca de 2 anos após ter adquirido o gabinete de arcade Inca, da PMC Electronics, finalmente pude ver de perto os boardsets com as placas lógicas, que, até então, estavam nos Estados Unidos para reparo. Importados com sucesso, estes raros exemplares da melhor tecnologia disponível no início da década de 70 são realmente impressionantes!

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Boardsets

Além dos boardsets (abaixo, o original do gabinete), eu também recebi o extensor de bus utilizado por Sean Dotson e Mike Kessler para os reparos e o manual original do arcade, único no mundo e fundamental para a perfeita operação dos jogos.

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Boardsets

O manual, em 1974, era batido à máquina e replicado em fotocopiadoras. Os diagramas eram desenhados à mão.

Observando os boardsets em detalhes, é possível ter uma noção do esforço e do capricho que a PMC Electronics colocou em cima deste projeto do Inca:

Na foto a seguir, é possível comparar os 2 boardsets do Inca, sendo o da esquerda o primeiro que adquiri, novo, e o da direita, o sobressalente, encontrado no gabinete deteriorado de Inca. É possível perceber a presença de marcas de oxidação na base de zinco do segundo boardset.

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Boardsets

Há sutis diferenças entre os boardsets. Por exemplo, o primeiro possui trimpots brancos, enquanto o sobressalente possui trimpots azuis.

Olhando a parte de baixo, é possível perceber pequenas marcas de oxidação no segundo boardset. Porém, de forma geral, ambos estão em ótimas condições!

Inca Arcade Cabinet by PMC Electronics - Boardsets

Para inserir o boardset no gabinete, é preciso utilizar a porta lateral de serviço e correr por trilhos de madeira.

No vídeo a seguir, o boardset encosta no papelão divisor do espaço da coin box, que precisa ser afastado. Essa proteção é para evitar o contato metálico, que pode produzir algum curto nas placas lógicas – afinal, estamos falando de um gabinete bastante apertado!

Finalmente, é preciso conectar o edge connector, e então o boardset está ligado ao chicote dos jogos.

Este post é parte de uma série. Os capítulos anteriores são: Inca ou Inca Boss – A História do Único Exemplar do Arcade no Mundo, Boss e Blue Line – Os Arcade Games do Inca, A Complexa Eletrônica do Inca, da PMC, 01 – Um Arcade Game NOVO Guardado por 50 Anos, 02 – Importação do Gabinete sem a Parte Lógica, 03 – Limpeza: Voltando ao Estado de Novo, 04 – Monitor: Novo, mas Precisando de Reparos, 05 – A Longa Jornada de Reparo dos Boardsets e 06 – Um Segundo Gabinete de Inca?.

O próximo post é o 08 – Coin Box: Nova Zincagem.

Conheça o passo a passo da restauração do gabinete Inca, da PMC Electronics, através do índice dos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *